Fluxo vaginal

Corrimento rosado antes da menstruação é normal?

Corrimento rosado antes da menstruação é normal?

Sim. Pode ser nidação, que indica gravidez, sangramento de escape e algumas outras possibilidades. Cada mulher possui o seu próprio fluxo menstrual com suas particularidades individuais. Contudo, quando percebemos algo de atípico no ciclo, é possível que o corpo esteja mandando um sinal de que alguma coisa está acontecendo e que precisa ser observada. Às vezes, o comportamento atípico da menstruação não significa motivo para preocupação, uma vez que o corpo não funciona pontualmente e regularmente como um relógio. Outras vezes, sinais na menstruação, como sua consistência, aspecto, cor e duração podem indicar alguma doença, gravidez ou até mesmo aborto.Para te ajudar a ficar atenta sobre o tema, umCOMO reuniu informações para responder à pergunta: Corrimento rosado antes da menstruação é normal?

Também lhe pode interessar: Como tratar corrimento esverdeado

Índice

  1. Corrimento rosado e cólica
  2. Corrimento rosa logo após a relação
  3. Corrimento rosa claro tomando anticoncepcional
  4. Corrimento rosado e menstruação

Corrimento rosado e cólica

Se o seu corrimento está com aspecto rosa, acompanhado de cólicas e apareceu poucos dias antes da menstruação chegar, pode ser apenas um sinal de aproximação do ciclo ou um sinal de nidação (quando o óvulo fecundado é implantado no útero).

Dentre as várias respostas para a pergunta "Corrimento rosa claro - o que pode ser?", a mais comum é a gravidez. Caso você tenha tido relações sexuais sem proteção durante seu período fértil, o aparecimento de cólicas junto ao corrimento rosado pode indicar gravidez. Nesse caso, o corrimento aparece de 4 a 15 dias após o período fértil.

Uma vez confirmada a gravidez, esteja atenta às possíveis mudanças na cor do corrimento. Corrimento de tom vermelho mais vivo, tal como sangue mesmo, pode indicar diversas complicações, dentre elas descolamento de placenta, gravidez ectópica ou até mesmo aborto espontâneo.

Para ajudar você a calcular seu período fértil, siga as dicas de umCOMO no artigo sobre Como calcular o período fértil.

Corrimento rosa logo após a relação

Se o corrimento rosa deu as caras logo após uma relação sexual, você provavelmente não precisa se preocupar. Uma das possíveis razões para a coloração rosa do corrimento pode ser a ruptura de pequenos vasos sanguíneos na vagina. Um sinal de preocupação maior pode ser caso o corrimento também venha acompanhado de dores na região.

Mesmo que você esteja grávida, o corrimento rosa após relação não significa perigo algum para o bebê. Na época de gestação, é comum que os vasos sanguíneos da vagina estejam mais irrigados e mais suscetíveis a serem rompidos mesmo com o menor esforço. Caso esse seja o seu caso, fique tranquila e trate de observar se o corrimento desaparecerá sozinho. Se ele continuar, talvez seja o caso de consultar um especialista.

Corrimento rosa claro tomando anticoncepcional

Se você faz uso de algum tipo de anticoncepcional e apresentou corrimento rosa claro, é possível que se trate de apenas um sangramento de escape. Esse sangramento, no entanto, pode apresentar diversas colorações, indo dos tons de rosa ao marrom.

Os sangramentos de escape podem aparecer em qualquer época do ciclo menstrual com duração de até 7 dias. Não necessitam de preocupação ou alarde pois esses sangramentos são efeitos colaterais comuns dos anticoncepcionais, sendo especialmente mais fáceis de ocorrer durante as primeiras cartelas do remédio, pois o organismo ainda está se adaptando com as novas doses hormonais. Se os escapes continuarem acontecendo ao longo dos meses, consulte seu ginecologista.

Outras razões que ligam o aparecimento do corrimento rosa e o uso de anticoncepcionais pode ser o esquecimento de uma pílula. Nesse caso, os escapes podem ser resultantes do desequilíbrio hormonal causado ou até mesmo por uma gravidez que pode ter surgido justamente pela falta de uma pílula.

Corrimento rosado e menstruação

Corrimento rosado antes da menstruação pode ser gravidez?

Conforme exposto anteriormente, o corrimento com sangue antes da menstruação pode indicar nidação (início de uma gestação) ou apenas uma alteração hormonal, às vezes do próprio corpo ou talvez causada pelo uso de anticoncepcionais.

A melhor atitude a se tomar, nesses casos, é fazer um teste de gravidez para saber se é possível descartar essa possibilidade.

Corrimento rosado após a menstruação

Se você, após a menstruação, se deparou com sangue rosa claro no papel higiênico, e se o corrimento não vem acompanhado de mais nenhum outro sintoma, pode ser simplesmente o corpo expelindo sangue residual presente no útero após o sangramento. Se você já teve relação sexual após o fim de seu período, as suspeitas recaem novamente para uma possível gravidez.

Caso a sua dúvida esteja relacionada com a vinda de uma menstruação cor de rosa, recomendamos que você leia nosso outro artigo "Menstruação rosa claro, o que pode ser?.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Corrimento rosado antes da menstruação é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Dhay
Entao, eu não tomo nenhum medicamento e tenho relações sem preservativos . Minha menstruação veio dia 15 de janeiro e foi embora dia 19 de janeiro até aí tudo ok. Já no mês seguinte mês tive sagramento do dia 09 de fevereiro à 11 rosado, cólicas leves pela manhã e parava. Qnd foi dia 12 de fevereiro veio sangramento vermelho pouquinho e parou. Após 13 de fevereiro à 14 veio como se estivesse indo embora a menstruação e parou. Já fiz 4 testes de urina todos negativo, apos fiz o exame betabeta hcg de sangue qualitativa deu negativo e sensibilidade de 25m UI/mL. Ou seja aguardando opróximo dia da menstruação que está previsto para o dia 12 de março. Mas ontem dia 09 de março tive sangramento rosado, marrom e colica leve e parou. E hoje dia 10 de março sagramento marrom pouquinho como se estivesse indo embora a menstruação e cólica fraquinha. Alguém pode me ajudar a tirar minhas dúvidas? Obrigada!
A sua avaliação:
Isabella
Olá me ajudem alguém já passou por isso?
Tive sangramento rosa aguado 3 dias antes da menstruação e durou esses três dias no quarto desceu pra mim ficou 5 dias mas veio uma quantidade moderada já se passaram umas 2 semanas e estou com enjoo tontura e dor de cabeça
A sua avaliação:
Adriana Correa da Silva
Fiquei menstruada dia 05'02'219,fas uma semana que tô com cólicas menstruais muito forte fas quatro dias que veio um sangue no papel bm rosa oq seria
angelica
ola bom dia mês passado tomei anticosepcional mas foi so por uma semana e esse mês tive um corrimento marrom mais logo depois tive um corrimento rosado e uma pouco de sangue mais bem clarinho o que pode ser?
Cecilia
Tive um corrimento rosa claro faltando 8 dias pra m.sera que estou grávida
Jenicleide
Oi eu estou tentando engravidar e desde da última menstruação que foi no mês passado que não tomo anticoncepcional e esse mês observei um corrimento rosado que apareceu somente durante um dia , posso considerar uma gravidez?
Editor umComo.com.br
Oi, Jenicleide. Para confirmar você precisa fazer um teste de gravidez. Sugerimos também que você preste atenção em outros sinais. Este artigo sobre os 10 primeiros sintomas de gravidez pode te ajudar: https://saude.umcomo.com.br/artigo/10-primeiros-sintomas-de-gravidez-17818.html
A sua avaliação:
Soraia
Excelente matéria, me ajudou a saber o que é corrimento rosado antes da menstruação.
Corrimento rosado antes da menstruação é normal?