Partilhar

Como fazer xarope de guaraná caseiro

Por Márcio Menino. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer xarope de guaraná caseiro

O xarope de guaraná é conhecido pelas suas propriedades energéticas por causa da quantidade de cafeína presente no fruto. Consumido diariamente ele vai atuar principalmente como tônico, e também estimular a atividade cerebral, com um aumento significativo de memória e capacidade de concentração. Evitando de igual forma os casos de sonolência. Além disso ele também serve como afrodisíaco. Nesse artigo do umComo vamos explicar como fazer xarope de guaraná caseiro e conservá-lo.

4 convidados Entre 15 e 30 minutos Dificuldade baixa
Ingredientes:
Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer xarope de guaco caseiro
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Numa panela de 5 litros colocamos os nossos 2,5 litros de água e deixamos ferver. Adicionamos os três quilos de açúcar e mexemos o conteúdo da panela, até o açúcar ficar bem dissolvido. Deve demorar uns 10 minutos. Assim que estiver bem dissolvido desligue o fogo.

2

O sache de base de xarope de guaraná tem duas partes, uma em pó, e outra líquida. Agora vamos pegar na parte líquida e colocar na panela. Mexer bem até ficar bem homogêneo. Com o auxílio de uma concha retiramos algum líquido da nossa mistura para dentro do liquidificador, meio do copo deste deve chegar.

Como fazer xarope de guaraná caseiro - Passo 2
3

Vamos bater esse líquido no liquidificador e aos poucos vamos adicionando o sache em pó. Tenha atenção à viscosidade do produto. Assim que tiver viscoso pode parar o liquidificador e adicionar essa mistura ao que ficou na panela. Termine o xarope de guaraná caseiro misturando bem até ficar homogêneo, se fizer espuma não tem problema, isso é um processo normal.

Como fazer xarope de guaraná caseiro - Passo 3
4

Agora que temos o nosso xarope de guaraná, dentro da panela tampada a uma temperatura ambiente ele terá de ser consumido em 3 dias, no entanto se colocar na geladeira esse período aumenta para um mês. No entanto é possível aumentar a vida do nosso xarope de guaraná caseiro se ele for guardado numa bombona ainda quente. Aí é capaz de durar uns 6 meses sem precisar de refrigeração. Se preferir, pode deixar ele esfriar e guardar em garrafas para colocar na geladeira. Caso o problema seja tosse, também pode experimentar o xarope de abacaxi.

Como fazer xarope de guaraná caseiro - Passo 4

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer xarope de guaraná caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como fazer xarope de guaraná caseiro

O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
celia
Boa tarde, trabalho na produção de açaí, e gostaria de fazer meu próprio xarope de guaraná , como faço pra conseguir uma amostra desse sache de base para xarope de guaraná?
A sua avaliação:
Poliana
Onde encontro esse sache de base para xarope de guaraná?

Como fazer xarope de guaraná caseiro
1 de 4
Como fazer xarope de guaraná caseiro

Voltar ao topo da página