A doença de Crohn

Como comer se tenho a doença de Crohn

Como comer se tenho a doença de Crohn
Imagem: dolor-de.com

A doença de Crohn é uma condição de origem desconhecida que afeta os intestinos, gerando inflamação e diversas complicações. Esta patologia de autoimunidade conta com sintomas que podem ser muito incômodos para o paciente, mas depois de diagnosticada, algumas mudanças nos hábitos e na rotina são de grande ajuda para garantir uma melhora. Neste aspecto a dieta é fundamental, por isso em umComo.com.br explicamos a você como comer se estiver com a doença de Crohn.

Também lhe pode interessar: Como tratar a doença de Crohn naturalmente

Passos a seguir:

1

Ter uma alimentação equilibrada é fundamental para evitar as complicações derivadas da doença de Crohn. Esta condição costuma produzir má absorção intestinal, por isso muitas vezes os nutrientes não conseguem ser absorvidos da forma adequada, por isso é fundamental cuidar da dieta.

É conveniente incluir uma variedade de alimentos sem esquecer das frutas e verduras, assim como das proteínas e carboidratos.

2

Um dos aspectos mais importantes a considerar na hora de comer, se tiver a doença de Crohn, é comer em pequenas quantidades, evitando as refeições muito exageradas. Recomenda-se tomar 5 porções diárias ao invés de três, desta forma os alimentos podem ser administrados melhor.

3

Se sofre de doença de Crohn é importante lembrar que alguns alimentos podem aumentar a inflamação intestinal e desatar os sintomas, por isso é recomendável evitar:

  • Os produtos lácteos se o seu estômago tiver dificuldades para digerir a lactose. Neste caso é conveniente suprimir o leite e os derivados lácteos. Podem ser consumidas pequenas porções de queijos pobres em lactose, como o Cheddar, o queijo Suíço e os queijos maduros no geral.
  • Os alimentos gordurosos e as frituras. Produtos como embutidos, confeitos, comidas fritas e carnes muito gordurosas, como as de porco ou cordeiro, devem ser praticamente eliminadas, pois dificultam a digestão aumentando as incomodidades.
  • Os alimentos ricos em fibra insolúvel, pois aumentam o tamanho e a frequência das evacuações. Por isso é conveniente reduzir a ingestão de legumes, farelo de trigo, frutos secos, sementes ou pipoca de milho.
  • É recomendável também diminuir o consumo de alimentos que produzem flatulências, pois aumentam os gases e a sensação de mal-estar.
  • As frutas com grande conteúdo de frutose ou açúcar, como os figos, o melão, as uvas ou damasco não são recomendáveis em grandes quantidades, pois o açúcar não é bem tolerado pelos pacientes com doença de Crohn.
  • As bebidas alcoólicas e os alimentos estimulantes como o chocolate e o café podem gerar incômodos, variando em função da tolerância de cada um. O mesmo acontece com as especiarias e os temperos picantes.
4

Se sofre de doença de Crohn, além de cuidar da sua dieta será necessário beber líquido em abundância, pois melhora a saúde intestinal. Recomenda-se beber pelo menos dois litros de água por dia.

5

Os pacientes com doença de Crohn costumam ter reações diversas a diferentes alimentos, o que causa dores em um pode não afetar ao outro, por isso é importante experimentar os alimentos em pequenas quantidades para se certificar da sua tolerância. Diante de qualquer dúvida consulte sempre seu gastroenterologista.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como comer se tenho a doença de Crohn, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
luisa nascimento
eu tenho a doença a mais de 11 anos a minha medica não mandou fazer qualquer dieta mas sim ter cuidado com picantes e coisas acidas queria a vossa ajuda
maria
Boa noite,meu Nome maria,doente crohn ha anos,mad so agora detectado e confirmado,elite e dervados Nada,frutos secos,integrais,fibras,Nada,tudo me fazmal,ate leite semi lactose,estou tratamento.forca a todos doentes
Elida Correa
Que devo evitar de comer se tenho a doença do crohn.E que devo comer?
nubia santos
gostei muito da matéria, sou intolerante a lactose mas mesmo sem o leite ainda sinto incômodos e com esse conteúdo vou voltar em meu médico. obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Nubia, muito obrigada por comentar :) Continue a acompanhar-nos!
Imagem: dolor-de.com
Como comer se tenho a doença de Crohn