A esquizofrenia

Como detectar a esquizofrenia

Como detectar a esquizofrenia

A esquizofrenia é uma das doenças mentais mais graves que provoca uma modificação profunda e duradoura na personalidade da pessoa. Implica uma série de disfunções cognitivas e emocionais que influenciam na percepção, linguagem, comunicação e afetividade, entre outras. As pessoas com esquizofrenia costumam experimentar sintomas positivos, que implicam a perda das funções normais, e sintomas negativos, que têm a ver com distorções de pensamento, percepção, linguagem e comportamento. Apresentamos de seguida, como detectar a esquizofrenia.

Também lhe pode interessar: Como detectar a disgnosia
Passos a seguir:
1

Perda ou redução das funções normais (sintomas negativos). Por exemplo, pobreza na linguagem verbal, sendo ela reduzida e sem sentido. Também é comum a falta de motivação e iniciativa para realizar atividades.

2

Apatia e distanciamento emocional (Sintomas negativos). As pessoas com esquizofrenia, costumam ter uma expressão corporal e facial reduzida. Elas parecem não expressar suas emoções. Costumam falar com um tom de voz monótono e evitar o contato com as pessoas.

3

Ideias delirantes (sintomas positivos). Consistem em crenças errôneas e irracionais, geralmente relacionadas com uma interpretação errada dos fatos que se mantêm ainda que a evidência prove o contrário. Muitas pessoas esquizofrênicas podem achar que alguém quer envenená-las, que elas têm poderes sobrenaturais, que são perseguidas por alguém, que são famosas, etc.

4

Alucinações (sintomas positivos). Podem acontecer relacionadas com qualquer um dos sentidos: paladar, olfato, audição, visão, tato. De qualquer forma, as mais frequentes são as alucinações auditivas. Os esquizofrênicos costumam dizer que escutam vozes (de pessoas conhecidas ou não) que dão ordens.

5

Pensamento desorganizado (sintomas positivos). É comum que a pessoa não consiga manter o fio da conversa, e pule de um tema para outro. Os pensamentos aparecem e desparecem sem que isso as afete.

6

Comportamento desorganizado (sintomas positivos). Tem a ver com a dificuldade de realizar qualquer ação com um objetivo, dificultando suas ações no dia a dia. Por exemplo, podem se vestir de forma inadequada ou ter um comportamento inapropriado.

7

Comportamentos motores catatônicos. Podem manter uma postura corporal rígida, durante a qual permanecem bastante tempo sem responder às ordens de se mexer.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como detectar a esquizofrenia, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Consulte com um profissional de saúde para um tratamento adequado. Na maioria dos casos é necessário o uso de medicamentos.
  • É uma doença crônica que dura a vida inteira, no entanto, pode ser controlada.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Francisca
Meu filho ficou internado durante três meses. Tenho duvida se tem esquizofrenia. não foi fechado diagnóstico
Micheli
Como posso identificar se estou com esquizofrenia?
Jasmin
A melhor forma de identificar é procurando uma ajuda profissional,apenas esta pode lhe oferecer o diagnóstico.
Como detectar a esquizofrenia