Medidores de insulina

Como diminuir a resistência à insulina

Como diminuir a resistência à insulina

Quando uma pessoa é diagnosticada com resistência à insulina, significa que o pâncreas produz insulina, mas o seu corpo não a está utilizando corretamente. Como resultado, as células dos músculos, a gordura e o fígado de uma pessoa não respondem à insulina da maneira adequada. A insulina é uma hormona que se produz no pâncreas. A insulina é o que ajuda o corpo a utilizar a glicose para obter energia. A resistência à insulina, também conhecida como pré-diabetes, é um problema muito sério. O desenvolvimento da diabetes pode se evitar por vezes com apenas algumas alterações simples no estilo de vida. As pessoas podem ajudar o seu organismo a utilizar a insulina de maneira mais eficiente ao serem fisicamente ativas, na correta eleição de alimentos e mantendo um peso saudável.

Também lhe pode interessar: Como aplicar insulina
Passos a seguir:
1

Eleger alimentos saudáveis para comer é fundamental na diminuição da resistência à insulina. Para começar, o corpo resistente à insulina não utiliza a insulina da maneira mais apropriada. Os alimentos devem ser escolhidos de modo a que não contribuam para o problema de aumento dos níveis da glicose no sangue. Evite comer hidratos de carbono, pois estes estimulam uma grande quantidade de secreções de insulina depois de comer. Incluídos nos hidratos de carbono estão os alimentos que contêm grãos refinados brancos e alimentos e bebidas açucaradas. A melhor maneira de evitar os hidratos de carbono é utilizar os alimentos naturais, alimentos não processados, como carnes, frutas, verduras e gorduras monoinsaturadas, como as nozes, manteiga de amendoim e o azeite ou o abacate.

2

Planeie pelo menos 30 minutos de atividade física diária para ajudar as suas células a aumentarem a sensibilidade à insulina. Isto pode ser qualquer tipo de exercício físico, como por exemplo caminhar, correr, exercícios aeróbicos e treino de força. Varie as rotinas de exercício para que todas as partes do corpo sejam beneficiadas. Em conjunto com o aumento da sensibilidade das células à insulina, também terá benefícios emocionais e físicos.

3

Mantenha o seu peso no intervalo normal para a sua estatura. As pessoas com excesso de peso devem perder peso de maneira segura. Uma redução de apenas 10 por cento pode melhorar significativamente a sensibilidade das células à insulina. Perder peso pode ser atingido de modo segura com uma redução de apenas 500 calorias por dia.

4

Se esforce por se manter o mais afastado possível de situações de estresse, pois o cortisol aumenta os níveis de insulina. Também se recomenda a prática de exercícios de relaxamento e que durma o suficiente, de modo a conseguir diminuir os níveis já elevados de insulina.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como diminuir a resistência à insulina, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Se estes conselhos não forem suficientes para diminuir a resistência à insulina, consulte o seu médico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
23 comentários
Ednaldo. Da. Silva. Paz
aminha. Diabete. Continuam. muito Alta com. que eu. mesmo. tornado remeido
AnaPaula De Oliveira
Minha filha tem 13 anos e tem resistência a insulina esta fazendo uso do glifage junto com a dieta e a
insulina não baixa fico com muito medo de ficar diabética!!
sonia
estou com resistencia a insulina usei victoza tres meses perdi 14 kgs nao posso fazer hidro que me dou muito bem pois adquiri umas dematite poucas na pele esta em investigaçao porque nao é alergia medicação que devo fazer
Rosimary
Boa noite Meu filho de 13 anos tem resistência insulínica, ele está fazendo natação duas vezes por semana e estou cuidando da alimentação dele, diminuindo a ingestão de carboidrato. Isso vai ajudar? Obrigada.
A sua avaliação:
renan
Pessoal,a unica maneira de combater a resistencia insulina é fazendo a dieta cetogênica,pesquisem sobre essa dieta,esse dieta intercala com jejum,o que faz aumentar a resistencia de insulina e altos niveis de açucar no sangue é o CARBOIDRATO,fujão do CARBOIDRATO, a dieta cetogenica é boa porque você não passa fome,não sou médico,mais aprendi com o melhor médico .Pesquisem sobre os videos do doutor LAIR RIBEIRO,espero ter ajudado .
Girdão
Escutei um papo de que essa dieta cetogênica pode te causar pedra no rins ou vesícula biliar, pois baixas calorias você cria corpos cetônicos que vão virando cristais e formam as pedras! Dizem ser perigoso!
GABRIELA MARTELLI
Rodrigo polesso Tb fala disso. Melhor remédio
ana Cristina navarro
Tenho resistência a insulina estou na luta para diminuir o peso e não estou conseguindo já tomo glifage xr há quase um ano.
noemi de oliveira fonseca tavares
qual o tratamento para diminuir aresistencia a insulina estou acima do peso e manchas escuras na pele
maria ferreira
boa tarde. fui a endocrinologista e sou resistente a insulina nao sou ainda diabetica acontece que eu de 3 em 3h tenho um mau estar e muita fome acontece que a medica me disse que eu sempre que tiver esses sintomas devo medir os açucares estou a tomar metformina. ja nao sei que pensar
Vilma Ribeiro
estou tomando glifage xr e fui orientada pelo endocrinologista a procurar uma nutricionista, já estou usando o medicamento e já estou providenciando a nutricionista.
luciana
Estou tentando engravidar já faz tempo e não consigo minha insulina está muito alta será que é isso mas já estou tomando glifagio.
Vilma Ribeiro
Adorei esse artigo espero receber mais, artigos sobre essa doença.
Luiz Lage
Observei a foto do rapaz aplicando a insulina e me deu vontade de acrescentar que se a pessoa estiver relativamente magra, o melhor é levantar a pele na barriga com uma mão e aplicar com a outra. Assim a insulina some sem erro e não provoca nenhum acumulo.
vilma
Acabei de descobrir que estou com resistência a insulina, como fazer com a alimentação?
renilda viana
ola bom dia , minhas taxas estava alterada, fui no endrocino e me passou glifagger pois minha glicose estava alta , fiz novamente os exames tudo perfeito , so que minha insulina está muito alta , estou com 69 kilos faço exercicios todos os dias , nao como nada que contem acucar , e dieta . o que faço .
Lucilene
muito boa a matéria acabei de ser diaginosticada de resistencia a insulina e estava ainda um pouco confusa e vcs mim esclareceu muitas coisas. Agora é ir a luta
Mirian Tereza Senra Fernandes
o que fazer para diminuir a resistÊncia a insulina tomo glifage e hoje façoexercícios
Thales Marciano
Eu tenho 16 anos tenho resistência a insulina desde os 10 (genética de diabetes na família) ainda não sou diabético mais tenho alto risco...porém pratico natação 3 vezes por semana e caminho 40 minutos 5 dias por semana...tomo glifage XR e orlistate...tenho pequenas veruguinhas na região do pescoço e também região escurecida na parte do pescoço queria saber se isso e sintoma da resistência? desde já obrigado
Sara Viega
Olá Luís! Obrigada pelo seu comentário e por partilhar conosco a sua experiência. O melhor é ir ao seu médico e explicar a situação, para ver se está fazendo algo de errado.
Luís Fernando
Comigo está ocorrendo algo diferente. Tenho intolerância à insulina há alguns anos, mas nunca tive problema com obesidade. Minha estatura é 1,78m e estava com 75Kg quando, há três meses atrás, deixei de ingerir glúten, laticínios industrializados, refrigerantes, milho e açúcar. Mudei a minha vida para melhor. O problema é que eu não paro de perder peso. Já estou com 63Kg, portanto, perdi 12kg em três meses e continuo emagrecendo. Meu café da manhã é chá, ovos, tapioca ou mandioca ou inhame ou batata doce, e uma fruta. Meu almoço é feijão, arroz, carne (ou peixe ou peito de frango) e salada. Meu lanche da tarde é ovos com tapioca e chá e meu jantar alguma proteína com salada, arroz e ou macarrão de arroz, ou sopa. Depois que eu parei de ingerir o glúten, não sinto tanta fome e todas as minhas taxas ficam normais e olhe que fiz mais de quarenta exames, incluindo hormônios, proteína c-reativa, dhea, glicemia em jejum (86), etc. Não confio mais em médicos, pois eles prescreveram Glifage, mas só melhorei minha glicose (de 116 para 86) quando suspendi o remédio e passei a caminhar. E quanto a esse meu emagrecimento contínuo? O que devo fazer?
cintia maria
a resistência insulina dificuldade para engravida?
Como diminuir a resistência à insulina