Respiração artificial

Como fazer o método de Holger Nielsen - respiração artificial

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 dezembro 2019
Como fazer o método de Holger Nielsen - respiração artificial

O método de respiração artificial de Holger Nielsen é usado quando as lesões faciais impedem a prática da respiração boca a boca e quando é possível colocar a vítima de bruços. É importante se certificar de que a boca não está obstruída antes de iniciar a respiração artificial. O método de Holger Nielsen não pode ser aplicado em crianças lactentes ou muito pequenas, nem em acidentados com lesões importantes no tórax ou nos braços.

Passos a seguir:

1

Comprove que o acidentado realmente parou de respirar, escutando perto da boca e do nariz e observando se existem movimentos do tórax. Coloque a vítima deitada de bruços sobre o chão. Vire a cabeça da vítima para um lado. Dobre os braços da vítima sob sua cabeça, apoiando sua testa em ambas as mãos.

Como fazer o método de Holger Nielsen - respiração artificial - Passo 1
2

Ajoelhe-se ao lado da cabeça da vítima com um joelho levantado. Incline-se para a frente. Coloque ambas as mãos, com as palmas para baixo e os dedos esticados, nas escápulas da vítima. Mantenha os braços retos e faça com seu corpo um movimento de balanço.

Como fazer o método de Holger Nielsen - respiração artificial - Passo 2
3

Balance-se para a frente, sobre a cabeça da vítima. Seus braços devem permanecer retos. O peso de seu corpo comprimirá o peito da vítima e fará o ar sair dos pulmões. Você deve pressionar sobre as costas da vítima durante um segundo, aproximadamente.

Como fazer o método de Holger Nielsen - respiração artificial - Passo 3
4

Deixe de fazer pressão nas costas da vítima. Deslize suas mãos desde as escápulas da pessoa até aos braços, e através deles, até aos cotovelos. Segure firme os cotovelos da vítima. Jogue seu peso para trás como passo prévio para levantar os cotovelos do chão.

5

Continue segurando os cotovelos da vítima. Incline-se para trás. Continue para trás até que os cotovelos da vítima estejam a uma altura de 15 a 20 centímetros do chão. Este movimento expande o peito da vítima permitindo a entrada do ar nos pulmões.

6

Volte a apoiar os cotovelos do acidentado sobre o chão. Leve de novo as suas mãos às escápulas da pessoa, assim que os cotovelos tenham tocado o chão. Com este passo você acaba a série de movimentos de respiração artificial de Holger Nielsen. Uma sequência completa demora uns 5 segundos.

7

Quando a respiração espontânea for recuperada, deve-se colocar a vítima em posição de recuperação. As vias respiratórias têm de se manter livres se a vítima apresentar vômitos. A cabeça da vítima deve ser virada para um lado. Dobram-se os braços e as pernas para esse mesmo lado. As outras extremidades permanecem esticadas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o método de Holger Nielsen - respiração artificial, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Não use o método de Holger Nielsen quando a boca e o nariz não sofreram lesões e pode ser feita a respiração boca a boca. Se existirem lesões importantes no tórax e braços, mantenha-se tranquilo e procure assistência médica.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como fazer o método de Holger Nielsen - respiração artificial