Vários distúrbios mentais

Como saber se o meu filho tem um atraso mental

Como saber se o meu filho tem um atraso mental

O atraso mental implica várias coisas, não é apenas o funcionamento intelectual que se encontra abaixo da média. A criança que tem um atraso mental também apresenta um défice significativo da capacidade adaptativa, como por exemplo, na comunicação, nos cuidados próprios, habilidade acadêmica, habilidade social, etc. Mas além das deficiências, estas crianças têm muitas virtudes. Aprender a desenvolver e estimular as capacidades dos nossos filhos é um passo muito importante que fomentará o seu desenvolvimento pessoal. A seguir apresentamos-lhe como saber se o meu filho tem atraso mental.

Também lhe pode interessar: Como a psicose se apresenta na infância

Passos a seguir:

1

Se sentar, gatinhar ou caminhar mais tarde que as outras crianças.

2

Dificuldade para aprender a falar ou começar a falar mais tarde que o normal.

3

Dificuldade de aprendizagem. Apresenta dificuldades no raciocínio lógico e na resolução de problemas. Estas características ficam mais evidentes quando entra para a escola.

4

Dificuldade em se adaptar às regras sociais. Mantem um comportamento infantil permanente e não responde perante as ordens.

5

Dificuldade para se lembrar de coisas. Se lhe ensinar algo novo, rapidamente o esquecem e têm dificuldade em reter a informação.

6

Não são conscientes das consequências das suas ações. Não compreendem a gravidade de fazerem certas coisas.

7

Falta de curiosidade perante situações desconhecidas.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu filho tem um atraso mental, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos

  • Se suspeita que o seu filho pode ter um atraso mental, consulte um médico especialista para um diagnóstico adequado.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
Marcia
Gostaria de ter uma orientação para saber se a minha filha de 6 anos tem algum distúrbio, porque as vezes ela está brincando com outra criança, e é muito agressiva.
Agostinho Cossa
A minha filha tem os seus 3 anos e8 meses mas nao gantinha,nao fala,nao conseguem comer utilizando maos dela que doenca e essa e sera que se cura?
A sua avaliação:
sonia
eu queria saber se o meu filho tem algum atraso mental ele tem 14 anos o pensar dele nao é normal tem dificuldades na escola
Viviane Rozendo
Tenho um filho de 5 anos, que na escola não está conseguindo fazer as atividades e tem dificuldades em se adptar e ainda não reconhece as cores e nem escreve seu nome ou qualquer letra, isso é um atraso mental me ajude por favor.
MarinaValverde da Cunha
Meu filho hoje tem 20 anos sempre diagnosticado como imperativo de ft de atenção... e agora retardo mental leve não aprendeu quase nada na escola com 3 completo não conhece dinheiro e não escreve bem e le com dificuldade ..de um tempo pra CA o sexo esta aflorado mostra suas partes sexuais na rua para meninas ...toma lítio ..fluoxetina.e agora.umpscotropico que faco pois choro ..ele e meu filho tenho 4 ele e o mais novo ..oobrigado por me ouvir esqueci de dizer ..ele esta enorme de gordo...não era..
sebastiana faustino ibiapina
gostaria de saber se tem como saber se meu filho tem um problema na cabeça dele , ele é muito impossível é muito zangado ele come comida escondido não posso deixar nada em casa ele come tudo coloca os pratos debaixo da cama dentro do guarda roupa ele tem 16 anos, não quer estudar já ficou reprovado três vezes a gente fala no outro dia ele faz a mesma coisa, a gente fala com ele das coisas errada que ele faz no outro dia ele faz a mesma coisa, não respeita ninguém, tudo dele é pro lado do mal, sofro muito com ele as vezes acho que ele tem um problema na cabeça, gostaria de saber se existi exames para dectar qualquer problema.
Silas Silvério
Querida eu sugirio que venha a fazer uma tomografia computatorizada ,seu filho pode ter tais comportamentos por conta de questões piscológicas por conta do ambiente em que vive ou ter nascido com algum transtorno mental que se manifestou na adolescência,alíás esta e uma fase muito complexa para as pessoas que tem algum transtorno mental , ele pode ser tratado com remédios ,mas antes de exames de ordem física leve-o a um piscólogo que pode lhe orientar melhor
Joseane Rodrigues
Qual a diferenca entre retardo mental e atraso mental, tenho um filho ele tem uma destas deficiencias ele tem13 anos, fala igual uma crianca de dois anos nao para usa fralda, nao tem uma boa cordenacao motora.
Silas SIlvério
Isto é algo de ordem mental é um transtorno psquíco tenho quase toda certeza, trate-o como ele se sente mais confortável e perceba sua idade mental ,se ele gostar de ser tratad ocomo criança faça-o ,se gostar de ser tratado como adolescente faça-o se gostar de ser tratado como adulto faça-o
Como saber se o meu filho tem um atraso mental