Como tratar a disidrose

A disidrose é uma condição de pele que se carateriza pelo aparecimento de erupções cutâneas frequentes. Estas erupções costumam aparecer normalmente na palma das mãos e na sola dos pés e o seu conteúdo é líquido. As causas desta condição ainda são desconhecidas, mas acredita-se que esteja relacionada com períodos de estresse ou ansiedade. Além disso, também é mais frequente no verão, período em que há uma maior produção de suor o que causa irritação na pele. Para saber mais sobre esta condição de pele e como tratar a disidrose, continue lendo este artigo de umComo.

Imagem: mercadotododia.com.br

Também lhe pode interessar: Como tratar a sarna
Whatsapp 2 Twitter 1 Google +
Instruções
  1. Antes de mais, vamos explicar para você os sinais e sintomas da disidrose para saber identificar esta condição de pele. A disidrose causa o aparecimento de bolhas pequenas com menos de 1 milímetro de diâmetro, normalmente na ponta dos dedos (das mãos e pés) ou na sola dos pés ou na palma das mãos. Estas bolhas possuem líquido no seu interior e, em alguns casos podem se unir para formar uma bolha grande. Elas podem causar coceira e vir acompanhadas de dor ou não.

  2. Perante o aparecimento destas erupções, deverá dirigir-se ao seu médico ou dermatologista para que este faça um diagnóstico adequado. É importante que o tratamento da disidrose seja sempre orientado pelo seu médico que, por norma costuma ser à base de cremes com corticoides e pomadas imunossupressoras. Os cremes vão ajudar a secar as bolhas, enquanto que as pomadas evitam o aparecimento destas bolhas na pele.

  3. Para além do tratamento farmacológico, também existem alguns remédios naturais que poderão ajudar a tratar a disidrose. Um deles trata-se da planta de aloe vera, já conhecida pelos múltiplos benefícios que trás para a nossa saúde. Para a utilizar, deverá aplicar o gel de aloe na zona afetada, pois ajudará a reduzir a inflamação, a prevenir infeções bacterianas e a acelerar a regeneração da pele.

  4. Outro bom remédio caseiro para tratar a disidrose é aplicar uma solução de vinagre branco na zona afetada. O vinagre irá ajudar a mudar o equilíbrio de pH da pele, o que faz com que o crescimento fúngico na zona pare.

  5. Para diminuir a dor e coceira geradas pela disidrose, pode aplicar leite de aveia na área afetada. Pode aplicar o leite de aveia com algodão ou fazer uma compressa ou gaze com o leite de aveia.

  6. O abacate também é bastante benéfico para o tratamento da disidrose, pode tomá-lo em forma de vitaminas e infusões. Outra forma de utilizar o abacate para a disidrose é aplicando a polpa da fruta diretamente na parte afetada.

  7. Para além do tratamento indicado pelo seu médico e destes remédios caseiros, é importante que o paciente também siga algumas recomendações para combater a disidrose e evitar o seu reaparecimento:

    • Deve manter as mãos e os pés sempre muito bem limpos e secos.
    • Use sempre luvas para realizar as tarefas domésticas e manusear produtos de limpeza.
    • Evite calçado de materiais sintéticos.
    • Aplique um creme hidratante todos os dias nas mãos, para que estas não fiquem secas.
  8. O estresse é considerado um fator desencadeador da disidrose. Em umComo damos-lhe algumas sugestões de atividades para combater o estresse e de formas naturais de reduzir o estresse.

  9. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a como tratar a disidrose, recomendamos que entre na nossa categoria de Sinais na pele.

Conselhos
  • O tratamento da disidrose costuma ser frustrante, não deve gerar falsas expectativas.
  • O tratamento deve ser indicado por um médico.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como tratar a disidrose:


30 comentários


23-05-2016 Kel disse:
Gente mandem seu número que foi criado um zap para nós trocamos idéia sobre essa doença
01-04-2016 Bento José disse:
Bom dia. Na verdade, não há tratamento para a disidrose. O que temos que melhorar ou diminuir é a nossa ANSIEDADE, estresse. Falo isso porque sou muito ansioso, mesmo quando não há um motivo que justifique tal condição. É por isso que há períodos em que não aparece os sintomas e há outros que ela vem com tudo. Infelizmente é muito chato conviver com essa condição de saúde. Abraços
29-03-2016 joanne qing yue disse:
olà !!tenho 11 anos . e acho que estou com esse negocio , por que cheguei de um ceminàrio ,e a tres dias esta cosando muito o meu pè . Aparece umas bolhas transparente bem pequenininhas , gente serà que è ? me respondam por favor . Aradeço muito quem puder me dar respostas. OBRIGADA!!!!!
29-03-2016 Laisa disse:
Li todos os comentários e achei bem interessante os tratamentos naturais. Tenho disidrose há alguns anos e sempre usei uma pomada de Dipironato de betametasona + sulfato de gentamicina. Swmpre que as bolinhas estouram em minnhas mãos ou pés, lavo e seco bem o local, aplico a pomada 2 x ao dia e em dois dias já está seco. Espero que sirva para vcs :)
11-02-2016 Andrea disse:
Já sofro com disidrose nos pés há onze anos, só que agora está muito pior. Descobri que tenho alergia a alguns produtos como pomadas e cremes hidratantes que eu considerava bons por aliviar um pouco os sintomas. Agora pesquisando vou tentar os remédios caseiros. Boa sorte a todos.
04-02-2016 Deise disse:
Gente, tente usar a planta Babosa (aloe Vera), ela alivia a sensação de dor, queimaçao e coceira quase instantaneamente. Hidrata e desinflama. Muito melhor que várias pomadas. Quando começar a crise, abraça babosa empregue o gel dentro dela e coloque sobre a parte lesionada. Faça isso 3 vezes ao dia. Plante a babosa na sua casa e tenha uma farmácia de graça. Ela é conhecida como o "santo remédio", de fato é.
22-01-2016 Sandra Maria Araujo disse:
Sofro de disidrose há mais ou menos 4 anos. Já estive em vários dermatologistas, usei halogênio, não ajudou, estou usando diprogenta, que ajuda um pouco mas não resolve e resolvi, por minha conta fazer uso de diprospan injetável, na primeira vez foi ótimo, durante uns 30 dias não tive nada, maravilhoso ter minhas mãos e pés de volta, infelizmente após o efeito começou tudo de novo. Resolvi tomar mais uma dose de diprospan mas dessa vez o efeito passou mais rápido, menos de 20 dias e eu já estou com as mãos e pés cheios de bolhas, coceira, dor e vermelhidão, não sei o que fazer, estou na fase do desespero. Vou tentar os medicamentos caseiros para ver se tenho algum alívio.
05-04-2016 Renê disse:
Eu tenho isso há mais de vinte anos em ciclos alternados, as vezes passam anos sem se manisfestar. Tentei várias alternativas, mas a única que funcionou para mim foi o uso do Pinho Sol com um pouco de água, eu coloco as mãos de molho por uns dez minutos e depois enxugo. O ruim é só o cheiro de pinho sol nas mãos, mas em dois dias já fica seca
13-12-2015 antonia de fatima disse:
eu já consultei vários médicos cada um diz uma coisa dois me disseram que e pseurise mas não posso tomar mais corticoides pois já tomei um ano já não sei oque fazer peço ajuda já gastei oque tinha
09-11-2015 Marcelina disse:
Para quem precisa mexer com química, por exemplo, limpar casa com produtos de limpeza, como é o meu caso, uma boa saída é comprar luvas especiais para alérgicos, de nitrila. É um material que não é latex e o conforto que ela traz é muito grande, fora que dura muito. Eu compro no SOS alergia e pago 14,90 cada mais o frete. Lá no site deles tem a lista das cidades que têm as lojas, mas aqui na minha cidade está fechada para reforma e acabei comprando pelo site mesmo. Nos pés eu não tenho, mas quando vou mexer com água sempre coloco meias e botinhas sete léguas (aquelas de borracha e caninho curto). Quanto ao tratamento em si, estou lutando como todos aqui mas ainda não encontrei nenhum produto que me aliviasse. Boa sorte a todos.
14-10-2015 Gabriella disse:
Bom dia! Acredito que eu esteja com disidrose na mão (nas laterais dos dedos), mas estão praticamente imperceptíveis.. O que devo fazer? O que devo usar? Quem procurar? Me ajudem... Obrigada.
25-09-2015 Jaqueline disse:
Eu tive Disidrose, uma crise bem feia, utilizei algumas pomadas que não surtiram efeito, também Iodo que só serviu para manchar a minha pele. O que realmente ajudou muito foi mergulhar meu pé na água quente com sal grosso, fiquei esfoliando o pé com o sal grosso dentro água todos os dias, e cicatrizou tudo, parou de coçar no primeiro dia, e depois foi cicatrizando. Durante o dia pra trabalhar, passava creme nos pés e em seguida uma pomada corticóide pra não irritar com o sapato. E sarou!! Fica a dica...
22-09-2015 Rosangela Costa disse:
Como faço pra acabar com a disidrose a minha mãos ficar horrível não posso fazer nada ..
25-09-2015 Jaqueline disse:
Tive Disidrose no pé, depois de passar várias pomadas e ter muita coceira, só resolveu com água quente e sal grosso, todos os dias deixava meu pé de molho e ficava massageando com o sal grosso no fundo. E durante o dia pra trabalhar hidratava com creme e depois passava a pomada Hidrocortisona. Fica a dica!
29-05-2015 Mariah disse:
Bom dia! pessoal eu percebi que passar gelo durante uns 15 minutos seca e alivia a coceira,não colocar o gelo direto na pele envolva em um pano limpo....no meu caso resolveu espero que com vcs tbm resolva.
02-06-2015 Sara Viega disse:
Oi Mariah, obrigada por partilhar essa dica, valeu!
14-05-2015 Nadine Ronaldo disse:
Boa tarde tenho eczema desidrose á 10 anos, ja tentei tudo, pomadas, corticoides oral, aloe vere muito creme gordo para hidratar, todos os anos assim que começa o calor é escusado. Tenho comichao por vezes até gretas enormes tenho nos pés.Isto é horrivel e nada resolve.
03-03-2015 Tania disse:
Permeganato de sódio santo remédio para alivar as coceiras, 4 litros e um comprimido dissolve em água morna e deixa os pés e mãos de molho, por 10 minutos, se puder entre numa banheira,alivia muito a coceira
17-09-2014 everlin disse:
isso fuciona ?
30-08-2014 João Batista disse:
Olá pessoal ! Tenho disidrose nas costas das mãos, Usei pomada Halobex. É boa mas não pode usar por mais de 5 dias. Comecei a passar vinagre branco 2 ou 3 vezes ao dia, com um cotonete esfregando várias vezes em cima das partes afetadas, que vão ficando mais secas e diminuindo o tamanho e coloração das mesmas. Não cura,mas ajuda a diminuir o desconforto nas mãos e a coceira. Ps; Na garrafa do Vinagre está escrito " Fermentado acético de álcool e vinho " Boa sorte p/ todos.
02-09-2014 Sara Viega disse:
Olá João, muito obrigada pelo comentário e pelas dicas :)
02-10-2014 jack disse:
olá , mas porq não se pode usar halobex por mais de 5 dias ??
02-10-2014 João Batista disse:
O médico me disse que a pomada contém corticóides, e isso restringe o uso . Mas na prática, percebi que forma uma crosta grossa e escura na pele pelo uso da pomada. Vez em quando passo ( 3 ou 4) gotas de azeite de oliva estra- virgem massageio bastante, retiro o excesso com papel toalha, uma leve lavada com sabonete, a pele fica bem hidratada, e me parece que o azeite tem propriedades curativas. Boa sorte !
03-10-2014 Sara Viega disse:
Olá João, obrigada pelo seu comentário e pela dica valeu :) Continue acompanhando nossas novidades ;)
11-01-2015 maria jose disse:
tenha essa disidrose já nao sei quantas pomadas já passei remédio tomei alivia um pouco mas depois vouta tudo vou tente a babosa que é muito poderasa
25-08-2014 Lúcia disse:
Boa Tarde! Há uns dois anos que me apercebo que aparecem umas pequenas borbulhas com bolha na planta do pé, recentemente o problema agravou-se e de pequenas borbulhas passaram a enormes borbulhas. Fiz algumas pesquisas na internet e associei a esta doença. Da informação que encontrei verifiquei que o problema pode ser causado por excesso de stress e realmente coincide. Como de momento não estou com uma situação financeira favorável optei por usar o mesmo método que uso para outros problemas de pele. Então quando me apercebi do problema comecei a lavar a parte afectada do pé com sabão azul e branco, lavo todos os dias de manhã, quando chego a casa (com o calor e transpiração torna-se ainda mais desconfortável) e antes de me deitar. Esfrego bem o local até fazer bastante espuma e lavo sempre com água fria, em casa tento sempre andar com chinelos de dedo para apanhar ar no pé. Tenho noção que provavelmente só resulta em casos mais ligeiros, as minhas secaram em apenas 3/4 dias. Não custa tentar. Desejo boa sorte e as melhoras para todos.
26-08-2014 Sara Viega disse:
Olá Lúcia, muito obrigada pelo seu depoimento! Continue a acompanhar-nos! ;)
25-08-2014 marco antonio disse:
Bem, passando aki pra dizer que meus problemas com a desidrose foram resolvidos ( sei que momentaneamente), mas fiquei sem o problema em seis dias após o inicio do tratamento, espero que os demais tenham sorte tb!
26-08-2014 Sara Viega disse:
Olá Marco, ainda bem que deu certo com você! Obrigada por comentar e continue a acompanhar-nos! ;)
15-07-2014 marco antonio disse:
Queridos amigos, depois de muito pesquisar e verificar tratamentos, estou fazendo um que em três dias já vi grandes resultados, pois não aparecem mais bolhas e a pele do meu pé esta voltando ao normal, espero que dê certo para vcs tb. Um comprimido de predinisona de 20mg a cada 12 horas. Estourei as bolhas que existiam e as abri, e começei a tratar passando por três vezes ao dia Diprosalic solução: Coloco o diprosalic, espero uns cinco minutos, ai retiro parte da casca que fica amolecida, após, passo novamente o diprosalic, espero por mais cinco minutos e passo a pomada halobex, passo bastante e esfrego bastante. Faço esse procedimento por tres vezes ao dia, Acho que daqui há uns oito dias, nao vou ter mais sinais das bolinhas, vai ser quando eu vou parar de tomar os comprimidos. Outra coisa para se passar nos pés é a pomada minancora. Pra mim esta dando tudo super certo.
04-08-2015 geiza gomes disse:
ola marcos esse tratamento foi indicado pelo medico ?me responda estou sofrendo muito com isso !
05-07-2014 Lays disse:
boa noite ...eu estou com a doença mais ou menos um ano..mais a 3 meses piorou e nao consigo controlar ..minhas mãos estao em carne viva..nao estou indo nem trabalhar..por favor tem mais algum tratamento fora esses que voces deram ..pois ja usei todos.
15-07-2014 marco disse:
Queridos amigos, depois de muito pesquisar e verificar tratamentos, estou fazendo um que em três dias já vi grandes resultados, pois não aparecem mais bolhas e a pele do meu pé esta voltando ao normal, espero que dê certo para vcs tb. Um comprimido de predinisona de 20mg a cada 12 horas. Estourei as bolhas que existiam e as abri, e começei a tratar passando por três vezes ao dia Diprosalic solução: Coloco o diprosalic, espero uns cinco minutos, ai retiro parte da casca que fica amolecida, após, passo novamente o diprosalic, espero por mais cinco minutos e passo a pomada halobex, passo bastante e esfrego bastante. Faço esse procedimento por tres vezes ao dia, Acho que daqui há uns oito dias, nao vou ter mais sinais das bolinhas, vai ser quando eu vou parar de tomar os comprimidos. Outra coisa para se passar nos pés é a pomada minancora. Pra mim esta dando tudo super certo. Continuar lendo: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-disidrose-1123.html#ixzz37YE5NJ1g
15-07-2014 Sara Viega disse:
Olá Marco, muito obrigada pelo seu testemunho e pela sua visita :)
20-06-2014 Cintia disse:
Puxa vida, recebi esse diagnostico a quase dois meses. Tomei Itraconazol por 30 dias e foi como tomar água. Voltei na Dermatologista com a pele das maos em carne viva, muito vermelha e saindo um tipo de gelzinho cor salmão e ela ficou assustada pelo remedio nao ter feito nenhum efeito. Agora estou fazendo um tratamento de 3 meses com outro remedio combinado com Cortizona, fiquei arrasada em tomar cortizona mas fazer o que né? Já vou entrar no 2º mes e nao vi melhora :(.... Nao sei mais o que fazer. A coceira é INCRÍVEL quase impossível de resistir principalmente no banho qd cai agua quente, é tão boa que da vontade de vomitar. Espero dicas de pessoas que passam pelo mesmo e que acharam uma solução para aliviar essa coceira e feridas. Obrigada a todos!
25-08-2014 Paulo disse:
Cintia, A mistura caseira que tenho usado me ajuda bastante. Verifique se para você também terá o mesmo efeito.
11-01-2015 maria jose disse:
cntia é melhor ir faser receita caseira como a babosa tire a casca da babosa vai ficar um tipo gel passa em cima da aréa afetada depois limpo e seco pace um creme como luva de silicone ok
13-01-2015 Sara Viega disse:
Olá Maria, muito obrigada por partilhar conosco essa dica valeu :) Continue seguindo as nossas novidades!
08-02-2015 Luciana Karla disse:
ola Cintia outro dia no banho concentrei a agua quente no meu pe e esfreguei com bucha vegetal , mas piorou e muito , porque a agua quente tira a proteçao da pele , agora estou tentando evitar aqgua quente para ver o que vai acontecer , eu nao sei nada sobre o tratamento eu usei pomada de corticoide , melhorou , mas quando parei voltou novamente , estou tentado ser menos ansiosa essa questao da desidrose ficou mais intensa quando meu pai nao estava bem de saude e por fim ele veio a falecer , bem entao acredito que tensoes pode ser um motivo bem plausivel para essa doença , agora vou tentar Aloe Vera , agua fria no pe na hora do banho , ficar mais tranquila e passar mais oleos essenciais a base de ervas , semente de uva , girassol que hidrata a pele , Pois Desi drose acho que pode significar falta de Hidrataçao tambem ... bem to chegando aqui nessa pagina para saber das pessoas que tem o mesmo problema que eu , pra gente ir trocando ideias para combater mais , o meu pe ta repleto de bolinhas coçantes ...
25-05-2014 Paulo disse:
Encontrei um remedio para se livrar da tal de disidrose: 100ML de agua oxgenada Volume 10, mais 100ML de glicerina e 10 comprimidos de melhoral. Colocar os tres juntos em um frasco,tampar o mesmo e esperar até o dia seguinte. Agitar antes de usar, e é só aplicar nas partes afetadas. Depois que eu comecei a usar, não tive mais problemas com isso. Atenciosamente, Paulo Roberto Rodrigues da Silva.
23-07-2014 Leonice disse:
Bom Dia! Paulo, meu filho sofre com a disidrose a mais ou menos uns 4 anos. Fomos em vários dermatologistas e ninguém resolve.Nunca usamos nenhuma formula caseira. A formula que você citou acima continua resolvendo seu problema?
25-08-2014 Paulo disse:
Oi Leonice, Não posso dizer que está 100% resolvido, mas pelo menos 80% com certeza. Antes eu já estava sem as digitais, de tanto que estava afetado, e agora essa situação já melhorou muito. Minhas digitais já voltaram a aparecer como antes. Faço o uso da mistura duas vezes ao dia, antes de ir para o trabalho e antes de dormir. tem me ajudado muito.
26-08-2014 Sara Viega disse:
Olá Paulo, obrigada pelos comentários e por partilhar conosco a sua experiência :) Continue a acompanhar-nos! ;)
11-01-2015 maria jose disse:
olá paulo esses que vc comentou da certo ja fis
14-02-2015 Marli disse:
Oi Paulo li a sua receita e vou fazer pois estou precisando muito. Obrigada
11-03-2016 Ivana disse:
Boa noite!! Passem tapioca, alivia bastante as coceiras... Comigo resolve..
11-04-2014 Sara disse:
Olá Rosana, obrigada pelo seu comentário. Siga as recomendações do seu dermatologista e também estes remédios caseiros e esperamos que melhore rápido!
07-04-2014 rosana disse:
Boa tarde!!! Eu fui ao dermatologista, e ele falou que estou com disidrose, geralmente da nos pés,uma bolha. sempre juntas as vezes no dedo que é pior.
10-11-2015 luciene de Paula disse:
Oi ,fui ao dermatologista a alguns meses,tbm fui diagnosticada com disidrose,tenho usado isoconazol como prescrito ,porem alivia mas sempre volta, hj tava terrível ,coça arde queima vem as bolhas nos pés , o que me alivia mesmo e o gelo... Sou de BH tenho 36 a, sofrro com isto a dois anos , acho q foi emocional ,perdi minha irma , câncer no intestino ela sofreu muito, acho que minha angustia se resultou nesta ... lu. de Paula
28-03-2014 Sara disse:
Olá Clara, muito obrigada pelo seu comentário e por partilhar conosco a sua experiência.
27-03-2014 Clara disse:
Resisti ate admitir que a desidrose era meu diagnostico. Tento proteger as mãos dos produtos de limpeza com luvas de plástico. Fiz uma serie de testes antialergicos. Tento também me afastar de produtos q me causam alergia tópica quando estou em crise. Hoje estou utilizando corticoide oral receitado por uma dermatologista e uso também bepantol derma para hidratar as mãos. Estou bem agora. Mantenho minha analise e tento resolver minhas questões internas.... O que devo ressaltar e que no momento da crise tente nao ceder a coceira. Segure firme, nao dilacere sua pele, pois fica pior depois. Durante a noite chegava a me levantar e colocar as mãos embaixo da torneira de água fria ate passar a coceira. E melhor assim. A coceira rasga a pele e o risco de infecção e muito alto. Forca e cuide-se!
11-03-2014 Sara disse:
Clara muito obrigada pelo comentário, esperamos que supere essa condição!
11-03-2014 clara disse:
Foi dificil reconhecer que sou capaz de causar inconscientemente um dano a minha pele, como a desidrose. Tenho enfrentado isto com muita paciência. Tenho tentado não ceder a tentação de coçar. No meio da noite levanto-me para lavar com água corrente, até passar a vontade. A pior coisa que tem é dilacerar a pele. Tenho aplicado psorex e hidratante derma bepantol, o que tem mantido um certo controle ao sintoma. Acredito que manter um nível de estresse razoável tende a dimininuir os sintomas.. Estou tentando avaliar algumas coisas e abandonar outras... Boa sorte.
07-10-2013 Lívia disse:
Disidrose pode ocorrer no rosto, em áreas dos olhos nariz e boca?