Como tratar a laringite

A laringite é uma inflamação ou irritação das cordas vocais que, faz com que a pessoa afetada sofra de mudanças na voz, ficando esta mais baixa e rouca. Esta condição pode aparecer acompanhada também de outros sintomas como tosse seca, dor e coceira na garganta, congestão, febre e mal-estar generalizado. Além disso, é importante referir que a laringite pode ser aguda ou crônica em função da sua duração, e enquanto a primeira pode durar apenas alguns dias, a crônica recebe este nome porque se prolonga por mais de três semanas. Se quer conhecer mais detalhes, continue lendo este artigo de umComo no qual lhe mostramos como tratar a laringite.

Também lhe pode interessar: Como tratar a garganta inflamada
Whatsapp 2 Twitter 0 Google +
Instruções
  1. A laringite pode ocorrer por diversos fatores e entre as causas mais comuns encontramos: infeção viral ou bacteriana, inflamação devido a um mau uso da voz ou ao estresse excessivo, presença de nódulos, alergias ou doença por refluxo gastroesofágico. É por isso que em função do fator causador, será necessário um tratamento ou outro e é sempre conveniente consultar um médico para seguir as suas indicações. E embora uma faringite aguda do tipo viral possa melhorar por si só em uns dias, é possível que a laringite seja consequência de uma infeção bacteriana e, pelo contrário, seja necessária a administração de algum tipo de tratamento antibiótico.

  2. A alimentação tem um papel muito importante e há certos ingredientes que podem ajudar a se recuperar de forma mais rápida, assim como a combater a infeção. É fundamental que siga uma dieta equilibrada que contenha especialmente frutas e vegetais ricos em vitamina C, carboidratos como arroz e massa e que, pelo contrário, limite o consumo de proteínas de origem animal e daqueles alimentos que possam dificultar a digestão. Também podem ser reconfortantes as sopas e os caldos quentes e, sobretudo, não se esquecer de se manter perfeitamente hidratado bebendo água em abundância e sucos naturais. Este último será a chave no caso da laringite estar acompanhada de febre e sudoração.

  3. Uma das recomendações principais para tratar a laringite é repousar a voz, caso contrário a inflamação poderia se agravar. Assim, é importante não forçar a voz falando demasiado alto, cantar ou gritar para não causar uma maior irritação das cordas vocais. Além disso, é recomendável que respire pelo nariz e não pela boca, deste modo o ar chega aos pulmões filtrado e umedecido.

  4. No tratamento da faringite, é fundamental prestar atenção ao ambiente. Deve se manter um adequado grau de umidade para evitar que a secura danifique ainda mais as mucosas do nariz e da garganta, e procurar que o ar que se respira seja o mais puro possível e esteja livre de agentes contaminantes. Para isso, é recomendável o uso de um umidificador em casa, assim como ventilar os cômodos abrindo as janelas durante uns minutos por dia.

  5. Além destas recomendações, também existem alguns remédios caseiros que são eficazes para curar a laringite e reduzir os incômodos que pode gerar. Um dos mais aliviadores é respirar vapores de eucalipto umas duas ou três vezes ao dia. Para isso, terá apenas que ferver algumas folhas de eucalipto em uma panela com água quente, esperar que ferva durante 10 minutos e, de seguida, cobrir a sua cabeça com uma toalha, aproximar o rosto da mistura e começar a inalar os vapores.

  6. Outro remédio muito útil consiste em realizar gargarejos com um pouco de água salgada morna. Deste modo, favorecerá a umectação da garganta e conseguirá combater a secura e aliviar os incômodos. Leve a cabo este remédio duas ou três vezes ao dia e verá como notará uma grande melhoria.

    Se quer ver mais soluções naturais como esta que lhe ajudarão a minimizar os sintomas, consulte o artigo remédios caseiros para a laringite.

  7. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a como tratar a laringite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças no nariz e boca.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como tratar a laringite :


8 comentários


28-03-2016 GENECI disse:
Eu fiz o chá de limão com mel e foi tiro e queda parabéns me ajudou muito
14-12-2015 Ana Paula disse:
Minha bebê só tem 4 meses, e ela está com Laringite aguda, bem isso foi o que o médico disse. Desde quando nasceu tinha um barulhinho, e ficava sempre sufocada, os médicos diziam que era resto de parto, mandava eu usar Salsep usei 5 e não resolveu, quando ela completou 3 meses adoeceu teve febre e suficada, levei para o hospital disseram que era uma gripe, aí passaram remédio aerossol. Ela melhorou em 10 dias, depois adoeceu de novo e ficou pior, febre alta, sem querer mamã, não fazia côco, tosse seca, sufocada, chorando muito. Fiquei desesperada, levei para o médico ele disse que era Laringite aguda, que em 5 dias ela( minha filha) iria melhorar com os medicamentos. Hoje faz 6 dias, e ela ainda está sufocada, e Tossindo seco, ainda por cima cheguei em casa e ela estava com a barriga alta, sem fazer côco, minha sogra e a moça que cuida dela disse que ela chorou a manhã toda. Já estou desesperada.. Alguém ne ajude....
14-01-2015 JOSE BELSO RESPLANDES ALVES disse:
TENHO O PROBLEMA DE LARINGITE CRONICA COMO POSSO FASER PARA EU MELHORAR QUANDO ESTIVER EM CRISE
12-02-2015 Elias madeira disse:
eu não sei mas eu tambem to sofrendo com esse mesmo problemas e o meu é causada por refluxo gastro e devido a hernia que eu tenho e eu tosso bastante eu mim acho condenado amigo
16-10-2014 fedelove disse:
salve mio marito ha delle macchie sul palato e avvolte pure su l ugola vanno e vengono e non sappiamo cosa sia i dottori dicono che sia stomatite ma se lo sarebbe appena si fa la cura dovrebbe passare subito e invece e sempre li il problema le macchie sono rosse con il contorno bianco a prurito e secca la gola e si sente pure debole se qualcuno sa qualcosa potete rispondermi per favore
01-07-2014 telma disse:
tenho laringite cronica,sera por causa do meu trabalho?sou atendente de telemarketing.
30-05-2014 ana paula disse:
quais sao as cosequencias da laringite?
19-05-2014 jose segantini disse:
oi tudo bem ! gostei muito das informações q vi aqui ,mas tenho uma pergunta e quado a larinjite for no bb pois meu filho ja pegou isso duas x quais os primeiros passos a tomar... de imediato no caso se não poder levar ao medico .ou seja numa emergencia?
07-10-2013 edir rosa disse:
o meu bebê tem 10 meses e tem larinte,como cuida dele
Vídeos em destaque
Tratamentos de Pele DIY Aulas de Zumba Top 10