Partilhar
Partilhar em:

O que comer para aliviar dor de garganta

O que comer para aliviar dor de garganta

A dor de garganta pode ser causada por uma série de complicações, como a gripe, laringite, faringite ou resfriados, sendo um dos sintomas mais comuns entre estas enfermidades. Seja a dor aguda ou generalizada, toda dor regional significa que algo nesse local não está funcionando bem.

Por ser um problema tão comum, possui formas corriqueiras de tratamento, no entanto, tratamento talvez não seja a palavra ideal para nomear as formas como as pessoas buscam tratá-la, pois na maioria dos casos - como alguns remédios - só se alivia a dor, sem tratar a causa ou eliminar a dor. Neste artigo, umComo ensina o que e como comer para aliviar a dor de garganta, com alimentos que ajudam a eliminar a causa da dor de garganta.

Também lhe pode interessar: Bebidas para aliviar a dor de garganta

Infusão para dor de garganta

Existem alguns alimentos muito conhecidos como o mel, limão e gengibre, comumente utilizados para aliviar a dor de garganta. São comuns por serem baratos e muitas vezes já os possuímos em casa, mas você sabe como eles ajudam a aliviar a dor?

A irritação na garganta costuma ser causada por agentes externos, o que faz com que o corpo tente eliminá-los, assim como faz com qualquer outro corpo estranho, através de secreções. As secreções são, metaforicamente falando, o resultado da luta entre os corpos do sistema imune do corpo e os corpos externos. Logo, fortalecer e facilitar a produção e eliminação das secreções é essencial para tratar a dor de garganta, eliminando o mal pela raiz.

  • Faça chá de limão com gengibre e adoce com mel, se quiser adicione xarope de própolis e você terá uma "poção mágica" para aliviar a dor de garganta. Beba duas vezes por dia.

Veja também:

Ingredientes recomendados para aliviar a dor de garganta

Além disso, antes de dizer os "pratos" eficazes no alívio da dor de garganta, deixaremos uma lista de ingredientes que podem e devem ser adicionados para ajudar a causa, na cozinha, tente utilizar:

Pratos para aliviar a dor de garganta

A alimentação também conta, não adianta tomar chazinho de mel, limão e gengibre se ao mesmo tempo você negligencia o que está a ingerir. Procure ingerir alimentos mais líquidos e pastosos, que são mais fáceis de engolir e digerir, como por exemplo:

  • Purês;
  • Sopas;
  • Mingaus;
  • Gelatinas;
  • Ovos mexidos;
  • Sucos e vitaminas.

Veja também: bebidas para aliviar a dor de garganta.

Como comer para eliminar a dor de garganta

Agora que já sabemos quais ingredientes e quais pratos ajudam a aliviar a dor de garganta, é hora de fazer uma programação e entender melhor como programar a nossa alimentação e como comer, para eliminar a dor de garganta:

  • Café da manhã:

No café da manhã, opte por pratos leves mas nutrientes. O mingau de aveia é o mais recomendado neste caso, é rico em fibras e de digestão fácil.

Para "gourmetizar" (afinal, comida saudável também pode ser gourmet) de forma saudável o pobre mingau de aveia, adoce-o com mel e algumas gotas de própolis e, se disponível, adicione um pouco de canela em pó.

  • Almoço:

Prefira pratos com purês, sopas, ovos mexidos, acompanhados de bebidas como vitaminas diversas. De sobremesa: gelatinas, bananas. Lembre-se dos ingredientes que citamos no começo deste artigo, não deixe os para trás.

  • Lanche da tarde/belisco/petisco/Fome de gordo:

Sacie sua fome de gordo com vitaminas, que tal uma vitamina de morango? Para petiscar, procure petiscos saudáveis como sementes de abóbora.

  • Jantar:

Para o jantar, prefira por pratos mais leves, para que o seu sono não seja prejudicado, dormir é importante e muita vezes, complicações como a dor de garganta costumam ser resolvidas pelo nosso corpo enquanto dormimos.

  • Durante o dia:

Beba muita água!

Quais alimentos devem ser evitados quando se está mal da garganta

Evite alimentos duros e/ou de difícil digestão. Torradas, cereais, etc., podem arranhar a garganta ao serem engolidos, causando um aumento na dor justamente pelo estado sensível em que a região da garganta se encontra.

Evite, também, alimentos gelados ou muito ácidos, que aumentam a dor.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que comer para aliviar dor de garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Importante: A vitamina C é encontrada em abundância em certos alimentos ácidos, no entanto, a acidez destes alimentos pode provocar a dor. O ideal a fazer, no caso dos sucos de limão, laranja e abacaxi - alimentos ácidos e ricos em vitamina C -, é misturá-los em vitaminas. Como a vitamina é feita à base de leite, que é básico, nivela-se a acidez e desta forma é possível aproveitar os benefícios da vitamina C, sem sentir dor.
Comentários (0)

Escrever comentário sobre O que comer para aliviar dor de garganta

O que lhe pareceu o artigo?

Descubra vídeos interessantes
Carnaval
Maquiagem
Tratamentos de Pele
Aulas de Zumba
O que comer para aliviar dor de garganta
1 de 2
O que comer para aliviar dor de garganta