Partilhar

Bebidas para aliviar a dor de garganta

Bebidas para aliviar a dor de garganta

Quando sofremos de dor de garganta, além de afetar o nosso bem-estar geral, é muito comum sentir fortes incômodos ao engolir os alimentos e as bebidas que ingerimos. No entanto, nesses dias em que estamos resfriados ou temos algum tipo de infecção bucofaríngea é essencial se hidratar mais e beber mais quantidade de líquido do que o habitual para favorecer a recuperação do nosso estado de saúde. Para que possa conseguir isso e ao mesmo tempo tentar reduzir as doenças, no seguinte artigo de umComo mostramos a você quais são as melhores bebidas para aliviar a dor de garganta.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a dor de garganta na gravidez

Bebidas para aliviar a dor de garganta: Água

Beber água abundante durante o dia e manter-se bem hidratado é fundamental, como sabemos, para o bom funcionamento interno do nosso organismo. Isso ganha especial importância quando estamos com catarro e sofremos de sintomas como mucosidade, congestionamento nasal, dor de garganta, tosse, etc. É por isso que durante um quadro de resfriado ou gripe é aconselhável aumentar o consumo de água com o objetivo de restabelecer o equilíbrio natural do corpo o quanto antes e começar a se recuperar.

Além disso, você também pode acalmar as dores de garganta de forma momentânea adicionando uma colher de chá de sal em uma xícara de água e realizando gargarejo com esta mistura.

Bebidas para aliviar a dor de garganta - Bebidas para aliviar a dor de garganta: Água
Imagem: esportesfreecs.com.br

Sucos de frutas naturais

Uma boa ingestão de vitamina C é algo importantíssimo para fortalecer o nosso sistema imunológico e aumentar as defesas, algo fundamental quando sofremos de um resfriado ou qualquer infecção que comprometa nossa saúde. Além disso, esta vitamina é perfeita e a mais aconselhável para combater os sintomas próprios de gripes comuns e inclusive da dor de garganta. É por isso que um ótimo remédio natural para aliviar este problema é preparar e tomar alguns deliciosos sucos naturais elaborados à base de frutas ricas em vitamina C, como por exemplo:

  • Frutas vermelhas: morango, framboesa, groselha.
  • Frutas cítricas: laranja, mexerica, toranja.
  • Kiwi, mamão, manga e goiaba.

Descubra outros ingredientes com um conteúdo elevado deste nutriente no artigo Alimentos ricos em vitamina C e coloque-os em sua dieta.

Bebidas para aliviar a dor de garganta - Sucos de frutas naturais

Limão com mel

Tomar limão com mel é o remédio mais popular e tradicional que existe para aliviar a dor de garganta. É também muito eficaz no caso de irritação ou outras condições como inflamação de garganta, sinusite ou asma. As propriedades do mel também ajudarão você a recuperar a energia perdida e a combater o mal-estar geral.

Para prepará-lo você só tem que esquentar uma xícara de água, adicionar uma colher de chá de mel e outra de suco de limão, misturar e pronto! Você pode bebê-lo para combater a dor de garganta, mas também é possível usá-lo para fazer gargarejos, pois o resultado também é eficiente. No artigo Como preparar limão com mel para aliviar minha dor de garganta você pode ver muitos mais detalhes.

Bebidas para aliviar a dor de garganta - Limão com mel

Infusão de sálvia

Além das bebidas anteriores para aliviar a dor de garganta, existem plantas com propriedades medicinais muito benéficas que ajudarão você a se recuperar deste problema de forma mais rápida. Uma delas é a sálvia, uma planta com poderosos efeitos anti-inflamatórios e antissépticos que é excelente no tratamento de inflamações bucofaríngeas, assim como para acalmar os incômodos causados por doenças como a faringite, inflamação de garganta ou gengivite.

Quer saber como usar para combater a dor de garganta? Descubra todos os passos no artigo Como curar a dor de garganta com sálvia.

Bebidas para aliviar a dor de garganta - Infusão de sálvia

Chá de gengibre

Se a dor de garganta não for seu único problema, mas além disso está com tosse frequente e dificuldades para respirar corretamente, você pode encontrar uma boa solução no chá de gengibre. A raiz desta planta contém uma infinidade de propriedades eficientes para tratar sintomas de resfriado, gripe e infecções respiratórias. Consulte o artigo Como preparar uma infusão de gengibre e tome uma xícara por dia até começar a notar as melhoras.

Bebidas para aliviar a dor de garganta - Chá de gengibre
Imagem: newhealthguide.org

Infusão de tomilho

O tomilho é um ótimo antisséptico e é mais um entre os melhores remédios caseiros para aliviar a dor de garganta e a irritação causada por ela. Se quiser aproveitar todos os benefícios que esta planta traz a você, aconselhamos fazer gargarejos com a seguinte mistura: Ferva a água de um copo, adicione uma colher de chá de tomilho seco; quando tiver atingido o ponto de ebulição, deixe repousar 5 minutos e retire do fogo. Coe o líquido obtido e quando não estiver tão quente, faça gargarejo com ele para reduzir as dores de garganta.

Leia também: Garganta ardendo, o que fazer? - 10 coisas que vão te ajudar

Bebidas para aliviar a dor de garganta - Infusão de tomilho

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bebidas para aliviar a dor de garganta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Larissa Lencina
Uma colher de méu gagarejo de limao

Bebidas para aliviar a dor de garganta
Imagem: esportesfreecs.com.br
Imagem: newhealthguide.org
1 de 7
Bebidas para aliviar a dor de garganta

Voltar ao topo da página