Lesões do ombro

Como tratar luxação

Marina Vieira
Por Marina Vieira. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como tratar luxação
Imagem: ortopediasp.wordpress.com

Deseja saber como tratar a luxação? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar! A luxação consiste em um deslocamento da parte dos ossos que faz parte das articulações (normalmente este deslocamento ocorre nas extremidades dos ossos). A luxação ocorre repentinamente, podendo ser parcial ou completa. Em outras palavras, a luxação ocorre quando um osso acaba se separando do outro e os pontos de contato entre eles acabam ficando muito separados, isso pode acabar provocando lesões em alguma estrutura localizada próxima a esta articulação como ligamentos, vasos sanguíneos e outros.

Também lhe pode interessar: Como saber se desloquei o ombro

Passos a seguir:

1

A luxação é algo diferente de uma fratura no osso ou fissura. Quando ocorre a luxação, o osso somente sai do lugar correto, ele não se quebra e nem ocorre nenhuma rachadura, ele permanece intacto no entanto, o médico deve avaliar se não ocorreu uma fratura no osso acometido.

As articulações mais atingidas são as que estão localizadas nos ombros, quadril, joelhos, cotovelos, punho e dedos das mãos, estas são as mais propensas a sofrer luxações.

A luxação causa dor intensa, pode deformar a articulação, a pessoa fica impossibilitada de se movimentar e a área afetada apresenta hematoma e inchaço.

Agora confira conosco em umComo.com.br os tratamentos existentes para as luxações.

2

Como funciona o tratamento das luxações

Primeiramente, o tratamento realizado é a colocação da articulação no local correto, este procedimento somente pode ser realizado por um médico após avaliação clínica e raio-X da região. Também podem ser prescritos analgésicos, infiltrações e outras formas que promovem redução da dor durante o procedimento de colocação no local correto.

Depois deste procedimento, realiza-se a imobilização da articulação, o período de imobilização e os medicamentos que a pessoa deverá tomar serão prescritos pelo médico. Após esta fase, segue-se um período de reabilitação e um período de fisioterapia que você poderá conhecer conosco a seguir em umComo.com.br.

Como tratar luxação - Passo 2
Imagem: institutobalsini.com.br
3

Tratamento da luxação por meio de fisioterapia

O tratamento da luxação por meio da fisioterapia é realizado com base no cumprimento de três objetivos:

  • Orientação do indivíduo quanto a evitar posições que possam oferecer risco e causar novas luxações;
  • Realizar a aplicação de gelo e utilização de eletroterapia como forma de reduzir a inflamação, o inchado e a dor no local;
  • Promover a recuperação da articulação acometida pela luxação;
  • Promover o fortalecimento da musculatura próxima a articulação, desta forma, pode-se alcançar uma melhor estabilidade da articulação.

A fisioterapia pode durar até três meses, tudo vai depender da gravidade do caso. A última opção é o tratamento cirúrgico que você vai conhecer conosco em umComo.com.br.

Como tratar luxação - Passo 3
Imagem: fisioterapiajoaomaia.blogspot.com.br
4

Tratamento cirúrgico da luxação

Em algumas situações, pode ser indicado o tratamento cirúrgico da luxação. A cirurgia é indicada nas seguintes situações:

  • Quando as pessoas acometidas possuem risco de possuir outras luxações, como jovens e atletas;
  • Quando a pessoa possui lesões ósseas ou lesões nos tendões decorrentes da luxação;
  • Quando a pessoa vem sofrendo várias luxações ou subluxações que não resultam em melhora, mesmo após os tratamentos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar luxação, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos

  • Comente, a sua opinião é importante para nós!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: ortopediasp.wordpress.com
Imagem: institutobalsini.com.br
Imagem: fisioterapiajoaomaia.blogspot.com.br
1 de 3
Como tratar luxação