Aliviar a dor de queimaduras do sol

Como usar a babosa para as queimaduras

Como usar a babosa para as queimaduras
Imagem: morena-sarada.blogspot.pt

Um dos usos medicinais mais conhecidos da babosa ou aloe vera são suas propriedades para tratar queimaduras e aliviar a dor que elas provocam. Seu poder hidratante e cicatrizante poderá acelerar o processo de cura da área cutânea afetada.

No entanto, só será aplicável em queimaduras leves ou de primeiro grau; no caso das queimaduras de segundo e terceiro grau, o tratamento a seguir será receitado pelo médico. Deste modo, em umComo queremos explicar a você com detalhes como usar a babosa para as queimaduras.

Passos a seguir:

1

A babosa ou aloe vera - ambos os nomes se referem à mesma planta - é uma planta com inúmeros benefícios para o organismo, usada também em uma infinidade de truques de beleza. É especialmente indicada para problemas de pele e no couro cabeludo; você pode ler nosso artigo com mais detalhes sobre quais são as propriedades da babosa.

Como usar a babosa para as queimaduras - Passo 1
2

Consequentemente, o tratamento de queimaduras será um dos usos mais comuns e práticos da babosa, seja uma queimadura solar ou causada por fogo, como pode acontecer ao cozinhar. No entanto, destaca-se que em casos graves deverá ir imediatamente ao médico para que examine a queimadura e determine o tratamento adequado. Por isso, recomendamos saber como atuar em caso de queimadura para saber o que fazer em todo momento.

3

Deste modo, no caso de queimaduras leves poderemos usar a babosa ou aloe vera para aliviar a dor e hidratar a área afetada. Para isso, existem diversas opções sobre a forma de aproveitar esta planta, mas a mais comum é pegar uma folha de babosa diretamente, cortá-la com a ajuda de uma faca e extrair a polpa para aplicar sobre a queimadura. Por isso, é sempre muito apropriado ter uma planta de aloe vera em casa para poder recorrer a ela em casos como estes.

Como usar a babosa para as queimaduras - Passo 3
Imagem: piracurucaaovivo.com
4

Além disso, também é possível espremer a folha diretamente para aproveitar a babosa da aloe vera e estender sobre a parte queimada. É importante ainda saber como cortar as folhas de aloe vera para não estragar ao retirar da planta.

5

Outra boa opção para usar a aloe vera nas queimaduras é o gel de babosa, seja ele caseiro ou industrial, que poderá encontrar em lojas de produtos naturais e supermercados. Neste caso você só precisa aplicar o gel de aloe vera sobre a área queimada e espalhar bem para que a pele o absorva.

Se quiser saber como preparar em casa você mesmo/a, é só seguir os passos de umComo que encontrará no artigo sobre como fazer gel de aloe vera. Para conservá-lo corretamente, coloque em um pote hermético e mantenha na geladeira.

6

Para os mais prevenidos, existe também outra forma de tratar as queimaduras com babosa: fazer cubos de gelo de aloe vera. Desta forma, além de aproveitar as vantagens desta planta medicinal você também aplica frio sobre a área dolorida e minimiza a dor.

No entanto, é importante que aplique o gelo envolvido em um pano limpo ou dentro de um saco de plástico para evitar assim o contato direto do gelo com a pele.

Leia também: Babosa no rosto tira manchas? - Como usá-la corretamente!

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar a babosa para as queimaduras, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
conceicao
como curarqueimadura de moto com babosa
A sua avaliação:
Marcos
Eu tive queimaduras no braço com oleo quente de 2°grau, queria saber se mesmo com manchas um pouco branca e vermelhas posso passar
douglas
eu tive queimaduras no rosto de oleo de soja fazendo frituras de salgadinhos .respingou em meu rosto e ardia muito. coloquei panos com agua gelada na hora e acalmava. e em seguida cortei a folha da babosa e coloquei . logo parou de arder e saiu todo vermelhao da queimadura. comprovado um santo remedio pra queimadura
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Douglas! Que bom saber que deu certo com você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Imagem: morena-sarada.blogspot.pt
Imagem: piracurucaaovivo.com
1 de 3
Como usar a babosa para as queimaduras