PARTILHAR

O que é a endometriose

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 28 março 2018
O que é a endometriose

A endometriose é uma condição que muitas mulheres sofrem durante anos sem saber; suas causas não estão esclarecidas apesar de que os fatores hereditários poderiam ter sua parte de responsabilidade. Mas o que faz desta situação algo importante é que as mulheres que sofrem dela costumam apresentar dificuldades para engravidar, por isso em umComo.com.br preparamos um artigo especial sobre o que é a endometriose e tudo o que precisa saber sobre ela.

Também lhe pode interessar: Como tratar a endometriose de forma natural

O que é?

Durante a menstruação as mulheres eliminam o endométrio, que é a camada interna que cobre o útero na ausência de um bebê. Quem sofre de endometriose desenvolve o tecido fora do útero, geralmente na cavidade pélvica, o que traz como consequência uma pseudo menstruação que é produzida em outro órgão, enquanto internamente vão aparecendo vultos por causa desta doença, que também sangram durante a menstruação, mas por causa da impossibilidade do fluxo sair do corpo geram-se fibroses que inflamam, causando dor e obstruções.

Principais sintomas

Para um grande número de mulheres a endometriose é completamente assintomática por não ser detectada até ao momento em que desejam engravidar e não conseguem, e assim por rastreamento os médicos chegam até ela. No entanto, para outras garotas esta condição traz dores abdominais, na pélvis, ou no fim das costas, sangramentos muito abundantes em quantidade e duração ou completa ausência deles, fadiga, problemas estomacais, prisão de ventre ou diarreia e problemas para engravidar.

Diagnóstico

No caso das mulheres que não apresentem sintomas é difícil de diagnosticar pois não é algo que apareça em uma simples revisão ginecológica, no entanto, quando a mulher apresenta um ou vários sintomas a forma mais precisa de diagnosticar a endometriose é através de uma laparoscopia. A paciente entra no quirófano e através de uma pequena incisão no umbigo é colocado um cano fino com uma câmara que permite explorar e ver o que acontece exatamente na cavidade pélvica e em outros órgãos. Durante este processo pode-se extrair uma porção de tecido suspeito para depois examinar e ver qual é a melhor forma de proceder.

Tratamentos

Os tratamentos para a endometriose dependem basicamente dos resultados médicos, pois em função da extensão, da dor e da vontade da mulher de engravidar ou não, os médicos podem recomendar analgésicos, tratamentos hormonais ou até uma intervenção cirúrgica. A orientação de um especialista é vital para tomar a decisão adequada.

Tem cura?

Infelizmente a endometriose é uma doença crônica, por isso ela não tem cura, em alguns casos as mulheres devem enfrentar vários tratamentos médicos ao longo de suas vidas com a intenção de reduzir a dor e o mal-estar causado por esta condição. Se você acha que pode estar com esta doença ou já foi diagnosticada, é muito importante que mantenha o contato com seu ginecologista e que vá de forma frequente às revisões médicas para se sentir da melhor forma possível.

Veja também: Diarreia na menstruação pode ser gravidez?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a endometriose, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que é a endometriose
O que é a endometriose

Voltar ao topo da página ↑