Quais os motivos para a baixa de glóbulos brancos


Quais os motivos para a baixa de glóbulos brancos

Os glóbulos brancos ou leucócitos têm um papel determinante no nosso corpo. São os responsáveis por defender o organismo de infeções e substancias estranhas que possam prejudicar a nossa saúde. Por isso quando a sua contagem diminui é necessário uma extensa avaliação médica para determinar a origem do problema. Em umComo.com.br explicamos-lhe algumas das principais causas da diminuição dos glóbulos brancos no sangue.

Foto: sndr6blog.blogspot.com

  • Tipos de glóbulos brancos


    Apesar de generalizarmos dizendo glóbulos brancos ou leucócitos, estes estão divididos em vários tipos, encarregados de várias tarefas de defesa no nosso corpo. Identificar para que servem será importante no momento de detectar qual ou quais se encontram baixos no sangue e as possíveis causa e consequências dessa descida.

    -Os Linfócitos: produzem anti-corpos e células anormais (entre 24% a 32 %)

    -Os Monócitos: são responsáveis por fagocitar, o mesmo é dizer que "comem" diversos organismos estranhos ao organismo (6%)

    -Os Neutrófilos: São os mais mais abundantes do grupo, tal como os monócitos realizam a fagocitose dos organismos estranhos, como por exemplo as bactérias (65%).

    -Os Basófilos: são os menos abundantes no nosso sangue, participam nos processos de resposta imunitária favorecendo a libertação de substância com a histamina ou a serotonina (<1%).

    -Os Eosinófilos: além de fagocitarem, estes leucócitos são responsáveis por regular a resposta alérgica e as reacções de hipersensibilidade que se produzem perante a presença de um organismo estranho ao nosso corpo(entre 2% a 4%).

  • Valores normais


    Os glóbulos brancos são produzidos na medula óssea e como já viu têm uma função vital no nosso corpo. Uma contagem com um valor normal pode ir desde os 4000 até aos 11000 leucócitos por microlitro de sangue, se a contagem baixa dos 4000 deve ir de imediato a um especialista para determinar a origem da descida, pois o nosso organismo fica susceptível a infeções e bactérias porque não dispomos dos níveis de defesa adequados. Cada tipo de leucócito deve ter um valor especifico para que o nosso corpo funcione adequadamente. Os neutrófilos não devem baixar dos 1000, os linfócitos dos 1500, os monócitos não devem baixar dos 200, o seu valor normal varia entre 200 e 600 e os basófilos variam entre 0 e 300. Uma descida de eosinófilos poderá não produzir nenhum sintoma alarmante pelo que não costumam ter-se em conta do mesmo modo que os restantes.

  • Possíveis causas para uma descida de glóbulos brancos


    As causas de uma descida de leucócitos são várias e podem dever-se a doenças comuns e simples, como por exemplo um simples gripe, ou a problemas mais sérios.

    - As infeções bacterianas, a gripe ou doenças como o sarampo ou a malária afetam a contagem de glóbulos brancos fazendo com que os mesmos desçam.

    - A anemia aplástica origina também uma descida dos linfócitos. Do mesmo modo que as patologias com o Lúpus ou insuficiências hepáticas.

    - Uma das doenças mais importantes relacionadas com a descida dos glóbulos brancos é a leucemia, quando o cancro afeta a medula óssea a produção destas células sanguíneas varia de forma substancial.

    - Uma descida de linfócitos pode indicar a presença do Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA, HIV, AIDS)

    - Os tratamentos de quimioterapia, bem como o uso de alguns fármacos também afetam a contagem de leucócitos.

  • Ir a um especialista


    É provável que se lhe fizerem um exame de sangue no meio de uma gripe ou infeção a sua contagem de glóbulos brancos seja baixa. Mas apesar de parecer supérfluo é sempre importante que perante um exame de sangue que apresente valores alterados consultarmos um médico para fazer uma leitura adequada. Só um especialista pode determinar qual a causa da descida de leucócitos e qual o tratamento adequado, pois perante este quadro a nossa saúde está em risco uma vez que o corpo não está apto a defender-se das bactérias, fungos e organismos estranhos.

  • Se deseja ler mais artigos parecidos a quais os motivos para a baixa de glóbulos brancos, recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre quais os motivos para a baixa de glóbulos brancos:


37 comentários


29-09-2014 disse:
meu amigo teve anemia tomou sangue agora esta com os globos brancos abaixo do normal nos exames esta todo normal so esse globos que esta alterado ;que pode ser bjus e obgda
25-08-2014 disse:
estou com global de lococitos 3.300/mm2 .ja tem 9 meses ainda nao apresentei ao especialista ,mais e grave?
04-08-2014 disse:
e quando os globos brancos aumentam
05-08-2014 disse:
Olá Mari, nesse link poderá encontrar as causas para o aumento dos glóbulos brancos: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-as-causas-do-aumento-de-globulos-brancos-3373.html Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos :)
30-07-2014 disse:
olá no exame do meu filho de 2 anos deu...linfopenia relativa o que pode ser?
03-07-2014 disse:
minha prima esta internada na UTI com diagnostico de embulia pulmonar,deu hemorragia, os rins não estão funcionando,ela quase sem globulos brancos no corpo cada dia aparece algo diferente queria saber as causas de tudo isso,obrigado.
22-05-2014 disse:
minha mãe está com Leucócitos baixa.
03-05-2014 disse:
Oi, boa tarde, eu fiz exame de sangue, hemograma, e o Bastonetes no meu exame deu 00%, e na referência dia que tem que ser de 43 a 1000/mm, o que isso significa?
22-04-2014 disse:
.Oi eu fiz exames de sangue e deu 3500 globulos brancos e hipertireoidismo tem alguma relação ou nada a ver?
11-04-2014 disse:
No meu exame diz leucocitos 5 /ul até 20 , ou seja tenho 5 , isso é pouco ou é normal
01-04-2014 disse:
meu filho esta c/ dengue o globulo branco esta 1,5 e plaquetas 99 é normal?????
Vídeos em destaque
Projetos de Halloween Saúde Veterinário Rainbow Loom