Que procura? ¿Quais os motivos para a baixa de glóbulos brancos? Não procure mais! Aqui tem a resposta

Quais os motivos para a baixa de glóbulos brancos

Quais os motivos para a baixa de glóbulos brancos

Os glóbulos brancos ou leucócitos têm um papel determinante no nosso corpo. São os responsáveis por defender o organismo de infeções e substancias estranhas que possam prejudicar a nossa saúde. Por isso quando a sua contagem diminui é necessário uma extensa avaliação médica para determinar a origem do problema. Em umComo.com.br explicamos-lhe algumas das principais causas da diminuição dos glóbulos brancos no sangue.

Foto: sndr6blog.blogspot.com

Tipos de glóbulos brancos

Apesar de generalizarmos dizendo glóbulos brancos ou leucócitos, estes estão divididos em vários tipos, encarregados de várias tarefas de defesa no nosso corpo. Identificar para que servem será importante no momento de detectar qual ou quais se encontram baixos no sangue e as possíveis causa e consequências dessa descida.

-Os Linfócitos: produzem anti-corpos e células anormais (entre 24% a 32 %)

-Os Monócitos: são responsáveis por fagocitar, o mesmo é dizer que "comem" diversos organismos estranhos ao organismo (6%)

-Os Neutrófilos: São os mais mais abundantes do grupo, tal como os monócitos realizam a fagocitose dos organismos estranhos, como por exemplo as bactérias (65%).

-Os Basófilos: são os menos abundantes no nosso sangue, participam nos processos de resposta imunitária favorecendo a libertação de substância com a histamina ou a serotonina (<1%).

-Os Eosinófilos: além de fagocitarem, estes leucócitos são responsáveis por regular a resposta alérgica e as reacções de hipersensibilidade que se produzem perante a presença de um organismo estranho ao nosso corpo(entre 2% a 4%).

Valores normais

Os glóbulos brancos são produzidos na medula óssea e como já viu têm uma função vital no nosso corpo. Uma contagem com um valor normal pode ir desde os 4000 até aos 11000 leucócitos por microlitro de sangue, se a contagem baixa dos 4000 deve ir de imediato a um especialista para determinar a origem da descida, pois o nosso organismo fica susceptível a infeções e bactérias porque não dispomos dos níveis de defesa adequados. Cada tipo de leucócito deve ter um valor especifico para que o nosso corpo funcione adequadamente. Os neutrófilos não devem baixar dos 1000, os linfócitos dos 1500, os monócitos não devem baixar dos 200, o seu valor normal varia entre 200 e 600 e os basófilos variam entre 0 e 300. Uma descida de eosinófilos poderá não produzir nenhum sintoma alarmante pelo que não costumam ter-se em conta do mesmo modo que os restantes.

Possíveis causas para uma descida de glóbulos brancos

As causas de uma descida de leucócitos são várias e podem dever-se a doenças comuns e simples, como por exemplo um simples gripe, ou a problemas mais sérios.

- As infeções bacterianas, a gripe ou doenças como o sarampo ou a malária afetam a contagem de glóbulos brancos fazendo com que os mesmos desçam.

- A anemia aplástica origina também uma descida dos linfócitos. Do mesmo modo que as patologias com o Lúpus ou insuficiências hepáticas.

- Uma das doenças mais importantes relacionadas com a descida dos glóbulos brancos é a leucemia, quando o cancro afeta a medula óssea a produção destas células sanguíneas varia de forma substancial.

- Uma descida de linfócitos pode indicar a presença do Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA, HIV, AIDS)

- Os tratamentos de quimioterapia, bem como o uso de alguns fármacos também afetam a contagem de leucócitos.

Ir a um especialista

É provável que se lhe fizerem um exame de sangue no meio de uma gripe ou infeção a sua contagem de glóbulos brancos seja baixa. Mas apesar de parecer supérfluo é sempre importante que perante um exame de sangue que apresente valores alterados consultarmos um médico para fazer uma leitura adequada. Só um especialista pode determinar qual a causa da descida de leucócitos e qual o tratamento adequado, pois perante este quadro a nossa saúde está em risco uma vez que o corpo não está apto a defender-se das bactérias, fungos e organismos estranhos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a quais os motivos para a baixa de glóbulos brancos, recomendamos que entre na nossa categoria de A Saúde e o Sangue.

Comenta, opina, pergunta sobre quais os motivos para a baixa de glóbulos brancos

Nome
Email (não será publicado)
 
Enviar comentário
Avise-me quando alguém comentar este artigo
Avisei-me quando publicarem mais artigos nesta categoria: A Saúde e o Sangue e na Newsletter

29 comentários

Patricia t de Souza Disse: 22-04-2014 .Oi eu fiz exames de sangue e deu 3500 globulos brancos e hipertireoidismo tem alguma relação ou nada a ver?
marisa almeida Disse: 11-04-2014 No meu exame diz leucocitos 5 /ul até 20 , ou seja tenho 5 , isso é pouco ou é normal
monaliza Disse: 01-04-2014 meu filho esta c/ dengue o globulo branco esta 1,5 e plaquetas 99 é normal?????
Sara Disse: 21-03-2014 Olá Katia, desde já agradeço o seu comentário. Essa contagem de glóbulos brancos está abaixo dos valores considerados normais, entre 4000 e 11000.
katia maria da silva lima Disse: 19-03-2014 os meus são 3,000 gostaria de saber ,se está muito baixo/
Herlei Oliveto Disse: 07-03-2014 Oi, fiz um exame de sangue essa semana e meus leucocitos ficaram inferiores a 3000 por microlitro de sangue. Tomo alguns medicamentos de uso continuo, ser[a que podem vir a influenciar( carbamazepina 400mg , acido valproico 500mg ,gardenal 100mg ) . Gostaria de um parecer sobre este ocorrido...Obrigado.
Valmir Disse: 27-02-2014 Uma pessoa com HIV tem sua imunidade afetada. Essa imunidade é muito baixa? Qual é seu valor relativo?
Bia Silva Disse: 16-02-2014 Qual o especialista que devemos,procurar?estou interessada porque,tenho um filho que faz uso de remédio controlados.
Márcia Disse: 10-02-2014 Olá! fiz o exame de hemograma e deu 3.600 de leucócitos, devo me preocupar?
Sara Disse: 24-01-2014 Paula obrigada pelo comentário! Confira os nossos artigos sobre como subir plaquetas e que alimentos comer para subir plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html
paula Disse: 21-01-2014 Eu fis o izame e deu baixo globolos branco sinto dor de cabeça diariamente e muita dor na altura da sintura esse e um sintoma mais o medico mando fazer novos izames...
Sara Disse: 07-01-2014 Evandro desde já agradeço o seu comentário. Como referimos em cima uma contagem normal de leucócitos está entre os 4000 e 11000 leucócitos por microlitro de sangue, por isso o seu valor está dentro dos valores considerados normais.
Evandro Furlan Disse: 07-01-2014 o valor de 4200 é um valor muito baixo de leucócitos?
ingrid Disse: 29-12-2013 A diminuição e o aumento de leucocitos praticamento causam as mesmas consequencias ,fiquei meio confusa em relação a isso?Quero saber o que a diminuição e elevação realmente causa,suas semelhanças e diferenças.
novais silva Disse: 10-12-2013 no meu hemograma meus monocitos deram 0% e 0mm3 ....e meus basofilos deram 0% e 0 mm3 deu erro na contagem ou é grave ??
elizabete Disse: 30-10-2013 Boa-noite! À pedido médico, há meses venho fazendo controle mensal do número de leucócitos, porém sempre está baixo (entre 1.500 à 2.000). No entanto, estou tomando um medicamento a base de fenofibrato. Ele pode ter alguma relação com a queda? Fico no aguardo. Obrigada
tais Disse: 30-10-2013 ola na minha filha o exame de leucocitos indicava a normalidade entre 4,5 a 11,00 e o dela deu 4,15.....é perigoso? o q pode ser?
geraldo costa ribeiro filho Disse: 29-10-2013 minha filha tem 6 anos, fez exame de sangue e teu leucocitos -global de 3.000cels./mm devo preocupa?
Sara Disse: 21-10-2013 Hugo muito obrigada pelo seu comentário. Esse valor está dentro dos valores de referência. No entanto, nada melhor que consultar o seu médico e mostrar o seu exame para ter a certeza.
Hugo Disse: 16-10-2013 O meu deu 4900 e a referência segundo o exame seria 5000 pra lá... algum perigo?
Usuário anônimo Disse: 15-10-2013 Deveria ter os especialista q se deve procurar, os cuidados a tomar
verónica camacho Disse: 11-10-2013 por vezes quando faço analises tenho uns valores abaixo do normal, tal como os leucocitos,linfocitos e vcm, rdw 1 pouco acima do valor, hemoglobina, hematocrito e o ferro normal, tal como alanina aminotranferase e a ferratina 1 pouco baixa, potassio 1 pouco acima do valor, gostava de saber o porquê, já que não há indices de anemia
RONALDO GOMCALVES DA SILVA Disse: 27-09-2013 http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-subir-as-plaquetas-13.html
Rosana santos Disse: 21-09-2013 Meu nome é Rosana e minha cunhada esta com globulos branco muito baixo isso é muito grave,tem cura?
Avelino Pereira Araujo Silva Disse: 20-09-2013 o meu nivel Globos Brancos por vezes encontra-se dentro do normal e por vezes estão abaixo , como o posso manter no nivel normal segundo o meu medico atraves dos exames ja de longa data apurou que isso ja vem do meu organismo sou doador de sangue em Portugal e continuo a ser em França, e por duas vezes aqui em França aconselharam consultar o meu medico por esse motivo
milena Disse: 15-08-2013 qual a taxa de leucocitos quando esta baixa
Patricia Pereira Disse: 12-06-2013 uma infecção vaginal numa menina de 7 anos com corrimento amarelo-esverdeado pode baixar o nivel de glóbulos brancos?
Aloisio jr Disse: 29-05-2013 Qual e o tipo de alimentacao para ajudar a almentar os meus globos brancos
margarete Disse: 09-05-2013 tive dengue e depois de 2 mes fiz os exames fiquei com leucocitos baixo porisso. agoratenho que fz uma cirurgia de visicula posso fz?