Aumentar os glóbulos brancos

Quais alimentos aumentam os glóbulos brancos

Quais alimentos aumentam os glóbulos brancos

Os glóbulos brancos são os responsáveis por defender nosso organismo contra a presença de bactérias e micro-organismos estranhos que possam pôr em risco nossa saúde, impedindo que as infecções, bactérias e vírus nos afetem de forma grave. Por isso, quando seus níveis reduzem, nosso corpo fica à mercê dos agentes estranhos, motivo pelo qual é importante atender esta situação. Em umComo.com.br explicamos quais alimentos aumentam os glóbulos brancos de forma eficiente.

Índice

  1. Por que tenho os glóbulos brancos baixos?
  2. Quais alimentos aumentam os glóbulos brancos
  3. Outras recomendações para aumentar os glóbulos brancos

Por que tenho os glóbulos brancos baixos?

Uma contagem normal de glóbulos brancos deve oscilar entre 4.000 e 11.000 leucócitos, uma quantidade inferior a esse valor indicará uma redução que precisará ser investigada.

O primeiro passo é determinar por que os glóbulos brancos estão baixos; uma infecção bacteriana, um vírus ou condições como a anemia costumam ser os responsáveis, no entanto existem outras condições que podem levar a esta condição. Em nosso artigo quais são as causas da redução de glóbulos brancos você poderá descobrir todas as doenças que conduzem a este quadro.

Quais alimentos aumentam os glóbulos brancos

Manter os leucócitos em um bom nível é fundamental para contar com um sistema imunológico saudável, e para consegui-lo você pode incorporar à sua dieta esta lista de alimentos que aumentam os glóbulos brancos:

  • O zinco é um mineral importante para manter um bom nível de glóbulos brancos, favorecendo a função principal destes organismos: manter-nos livres de organismos estranhos, por isso é importante acrescentá-lo à dieta. Este pode ser encontrado em alimentos como as sementes de girassol, ostras, amendoim, amêndoas, grão-de-bico, a carne vermelha e o fígado.
  • O chocolate preto é outro alimento rico em zinco que pode ser incorporado à dieta para aumentar os glóbulos brancos.
  • Os alimentos probióticos são também imprescindíveis se quiser ter um sistema imune saudável. Entre estes figuram o iogurte, as conservas e o kefir.
  • Os cogumelos, devido ao seu conteúdo de selênio, ajudam os glóbulos brancos a combater infecções de forma eficiente.
  • Os alimentos ricos em vitamina C também são benéficos para manter um sistema imunológico saudável. Este nutriente está presente nas frutas cítricas como morango, laranja ou kiwi, em vegetais de folha verde como espinafre ou brócolis, e em alimentos com betacaroteno como a cenoura e o pimentão vermelho.
  • Também é recomendável acrescentar à dieta alimentos ricos em ômega 3 como salmão, sardinha, atum, ovo ou as frutas secas.

Outras recomendações para aumentar os glóbulos brancos

Consumir certos alimentos pode beneficiar o aumento dos glóbulos brancos, mas também é importante ter em conta outras recomendações:

  • Fazer uma dieta saudável será importante para garantir um sistema imune eficiente.
  • Também é recomendável reduzir o estresse e praticar atividades que ajudem a liberar tensão. A ansiedade e o estresse têm um efeito nocivo sobre nossa saúde, afetando nosso sistema imunológico.
  • Realizar exercício físico pelo menos três vezes por semana será também de utilidade, melhorando a saúde geral e fortalecendo nosso organismo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais alimentos aumentam os glóbulos brancos, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
33 comentários
Teria passar projeto "como aumentar glóbulos brancos"
Fiz um tratamento e baixaram os glóbulos brancos. Gostaria de montar um projeto pra recuperar os glóbulos brancos.
marco vicente
Quando o médico disse que eles estava alterados,pensei que era muinto! Fui saber que era por causa dos tranquilizantes,então resolvi diminuir de 4 pra 3 e meio e beber café sem leite.Quando ela soube diminuil pra 3,comendo todo dia um dente de alho na comida, os GLOBOLOS BRANCO estão se reproduzindo!
A sua avaliação:
Isael
Tenho poucos glóbulos brancos Pode ser apenas a genética? E tem algum tratamento para reverter este quadro?
Marcos . saize
Mal percepção do quando das categorias de alimentos
A sua avaliação:
Maria Inês J F dos Santos
Deu em meu exame Leucócitos 2.720 como fazem 02 anos e 4 meses que terminei de fazer quimioterapia por ter tido câncer de mama por 2 x não sei ao certo se esse resultado é normal pois meu medico olha meus exames e me diz que está tudo bem, mas vi aqui que esta abaixo do normal e que posso melhorar na alimentação, tenho diabetes, neuropatia severa mãos e pés, mas fazem mais de 15 anos que não tenho gripe, me acho forte, mas quero melhorar minha alimentação embora sou de pouca alimentação de sal, sou muito de frutas. me diga que frutas e legumes que é o que mais gosto melhora meus glóbulos brancos, não gosto de frango e muito pouco de carne vermelha. Tenho 58 anos. Desde já agradeço. Maria Inês Jurgina Fonseca dos Santos
elizonete santos
quais os alimentos corretos para anemia e que aumente as imune e que sirva para leucopenia?
CONCEICAO DE MIRANDA CORREA DA COSTA
Alimentos que não posso comer estou com glóbulos branco baixo.
Rutilene dos Santos Barbosa Araujo
Fiz exame recente e o resultado foi: leucocitos :3.550 que tipo de dieta devo ter para aumentar meus globulos brancos.
maria da graça
muito obrigada pelas informações pois faço quimio e os medicos não nos indicam nada sobre alimentação,como faço dieta é de grande importamcia pois estou sempre pesquisando , aqui encontrei tudo que precisava saber,amei.

Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Que bom saber que encontrou aquilo que procurava. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
lucassilva
estou com os globos brancos pouco
A sua avaliação:
Nilcea Albanez Firme
O limão ajuda a aumentar ou diminui os globulos brancos?
A sua avaliação:
MARLENE MACHADO
AMEI AS INSTRUÇÕES SOBRE OS ALIMENTOS PARA AUMENTAR OS GLÓBULOS BRANCOS. MUITO OBRIGADA.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marlene! Que bom saber que as informações foram úteis para você! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
jose claudino queiroz
Otimo,gostei muito, bem explicado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jose! Que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Day
Oi minha irmã tem lúpus e os leucócitos continua um pouco baixo "3.453"os alimentos para ajudar no tratamento .
Nuno Pinheiro
O mel, como já li, faz regenerar os glóbulos brancos. É verdade?
SIMONE
OI NO EXAME DO MEU BEBE DE 1 ANO E 10 MESES DEU AUMENTO NA CONTAGEM DE PLAQUETAS 427 O QUE SERÁ? E DEU NO EXAME DE URINA LEUCOCITOS INFERIOR A 660 E HEMACIAS 660 TB O QUE PODE SER?
santos carlos p da silva
ola.fiz exame de plaquetas e o resultado deu 113.000 sera q consigo subir este numero so com alimentacao? desde ja agradeco.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Santos, a alimentação pode ajudar bastante a subir esse valor, no entanto lembre-se que deverá seguir sempre as orientações do seu médico. Enquanto isso, neste artigo poderá ver quais os alimentos que o ajudarão a subir as plaquetas: http://saude.umcomo.com.br/articulo/alimentos-para-subir-as-plaquetas-319.html
Mario M Santos
Por que os glóbulos brancos baixam
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Mario, neste artigo poderá encontrar as causas da descida dos glóbulos brancos: http://saude.umcomo.com.br/articulo/quais-os-motivos-para-a-baixa-de-globulos-brancos-216.html
jorge luiz ribeiro de morais
estou com anemia profunda e o glóbulos brancos baixo o que devo fazer
silvia Priscila
meu esposo tem a imunidade baixa e não sabe mais oque fazer para aumentar
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Silvia, confira algumas dicas para tratar a imunidade baixa aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-imunidade-baixa-20697.html
Quais alimentos aumentam os glóbulos brancos