Quais são os primeiros sintomas do câncer de pâncreas


Quais são os primeiros sintomas do câncer de pâncreas

O pâncreas é o órgão encarregado de produzir insulina e gerar enzimas que favorecem a digestão dos alimentos. Quando as células que se encontram neste órgão se transformam em cancerígenas falamos de câncer de pâncreas, uma doença mais comum em pessoas que padecem de diabetes e de pancreatite crônica, sendo mais recorrente nos homens do que nas mulheres. Esta doença costuma ser silenciosa, e os sintomas mais fortes apresentam-se em etapas mais avançadas do tumor, por essa razão é importante estar atento aos pequenos sinais, especialmente se você está no grupo de risco. Em umComo.com.br explicamos quais são os primeiros sintomas do câncer de pâncreas.

Foto: medicinayprevencion.com

Instruções
  1. O câncer de pâncreas tem uma maior incidência em:

    • Fumantes
    • Pessoas que levam uma dieta alta em gorduras e carnes e baixa no consumo de vegetais e frutas
    • Pessoas com diabetes em virtude da produção de insulina se encontrar comprometida
    • Pessoas que padecem de inflamação do pâncreas crônica ou pancreatite
    • Pessoas que contam com casos de câncer de pâncreas em sua família
    • Aquelas pessoas que estiveram expostas por longo tempo a substâncias químicas como os pesticidas ou os químicos vinculados à gasolina
  2. Os sintomas fortes do câncer de pâncreas aparecem quando o tumor aumentou o seu tamanho o suficiente para afetar o funcionamento de outros órgãos, como o fígado ou o estômago. No entanto, há pequenos sinais que podem nos alertar e que devem ser levados em conta, pois quanto mais o tumor avança mais dificuldades apresentam para o seu tratamento.

  3. A dor abdominal ou da parte lateral das costas é um dos primeiros sintomas do câncer de pâncreas. Costuma vir acompanhada de uma perda do apetite e a subsequente perda de peso.

    Claramente estes sinais podem atribuir-se a qualquer outra patologia, mas se você está no grupo de alto risco, é importante ir a um médico para uma revisão detalhada.

  4. Quando o câncer de pâncreas provoca uma obstrução biliar, é comum que a pele do paciente adquira um tom amarelado, outro sinal do câncer de pâncreas. A esta costuma acompanhar uma irritação espalhada pela pele semelhante à causada por uma alergia.

  5. Os pacientes com câncer de pâncreas também podem apresentar indigestões frequentes, inflamação do pâncreas e depressão.

  6. O tratamento e as expectativas de recuperação do câncer de pâncreas dependerão em grande parte da etapa na qual se encontre a doença, por isso quanto mais cedo seja detectada, muito melhor.

    Se você apresentou vários destes sintomas e está no grupo de risco de padecer câncer de pâncreas, o mais recomendável é visitar um especialista para uma revisão minuciosa.

  7. Se deseja ler mais artigos parecidos a quais são os primeiros sintomas do câncer de pâncreas , recomendamos que entre na nossa categoria de O câncer ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre quais são os primeiros sintomas do câncer de pâncreas :


1 comentário


31-03-2014 disse:
bom dia eu mi chamo lenilson ja sinto uma dor abdominal a mais de 3 anos e já fis todos tipos de exames e nunca nem um deles deu nada .. e eu continuo com a dor no lado esquerdo do abdome ;gostaria de saber que tipo de dor é essa não é uma dor muito forte , mais doe sempre constante .as vezes eu sento como de o meu estômogo estivesse cheio sem eu comer nada . gostaria de uma resposta para essa dor . que até agora nem um medico descobriu ainda o que eu tenho e nem do que é causada essa dor !
25-07-2014 disse:
pede ao médico para fazer uma ultrassonografia do abdômen minha descobriu o câncer de pâncreas devido a esse exame e o que ela sentia era muita dor de estômago e a dor que ia do abdômen para as costas
Vídeos em destaque
DIY Desenhos de natal Aulas de Matemática Experiências