Quais são os sintomas do ácido úrico

A hiperuricemia é o nome dado ao fato de termos o nível de ácido úrico no sangue demasiado alto. Esta substância química é segregada em 70% pelo nosso corpo e os outros 30% estão presentes nos alimentos que ingerimos. O excesso de ácido úrico transforma-se em cristais que se acumulam nas articulações e geram dor. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe quais são os sintomas do ácido úrico.

Também lhe pode interessar: Frutas para reduzir o ácido úrico
Whatsapp 5 Twitter 1 Google +
Instruções
  1. A hiperuricemia ou os níveis elevados de ácido úrico podem ocorrer sem sintomas evidentes, ou seja, pode se tratar de uma condição assintomática. Em muitas ocasiões, as pessoas que sofrem desta condição não se dão conta até o médico observar nas análises de sangue que o nível de ácido úrico supera os valores normais. Pode ver o nosso artigo sobre qual é o nível normal de ácido úrico.

  2. Na maioria dos casos, o nível de ácido úrico excessivo dá origem à formação de cristais em forma de agulha que se depositam numa ou várias articulações, dando origem a uma inflamação.

    Desta forma, um dos sintomas mais comuns do ácido úrico será a dor no dedo grande do pé ou no joelho, assim como nas outras articulações. Isto pode derivar no que conhecemos como um ataque de gota, pode ver aqui como tratar a gota.

  3. Outros dos sintomas que se podem evidenciar um excesso de ácido úrico são:

  4. No entanto, em alguns casos, também podem ocorrer dificuldades ao urinar ou problemas renais, devido à formação de cálculos, também conhecidos como pedras nos rins. Os rins são os órgãos responsáveis por eliminar esta substância do organismo através da urina, pelo que a acumulação de ácido úrico pode derivar neste tipo de doenças.

  5. Devemos destacar que as pessoas mais propensas a ter ácido úrico elevado são:

    • Do sexo masculino;
    • Com antecedentes familiares de gota;
    • Com um consumo habitual de álcool.

    Assim sendo, este conjunto de pessoas deverá prestar especial atenção aos sintomas de ácido úrico e realizar controles habitualmente.

  6. Pode ler mais informação sobre o ácido úrico e os níveis normais nos nossos artigos:

    Do mesmo modo, caso lhe diagnostiquem hiperuricemia, também pode ser útil para você saber:

  7. Este artigo é meramente informativo, em umComo.com.br não temos a capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

    Se deseja ler mais artigos parecidos a quais são os sintomas do ácido úrico, recomendamos que entre na nossa categoria de Infecções urinárias.

Whatsapp 5 Twitter 1 Google +

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre quais são os sintomas do ácido úrico:


35 comentários


03-02-2016 disse:
São dicas muito boas, gostaria de saber mas sobre os sintomas do ácido úrico, mas esclarecido para ter a certeza se é aquilo que sinto porque os meus resultados das análise de sangue deram que não tem ácido úrico mas mesmo assim senti muita dor nos joelhos
14-01-2016 disse:
Quero saber se ocasiona algum fator psicologico ou emocional
31-12-2015 disse:
senti dores de cabeça,e no dia seguinte acordei com rebentos na labios. Consultei uma clinica,e a doctora pediu-me uns izames,o qual resultou em 8,7mg/dl. quero saber,se este nivel é alto,e quais os cuidados.
22-11-2015 disse:
Acido urico da coceira nas maos pergunto porque tenho uma coceira insuportável nas maos e nao sei mais ok fazer? E me disseram k poderia ser acido úrico.
24-11-2015 disse:
Oi Isa, neste artigo poderá encontrar algumas dicas para aliviar a coceira nas mãos: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-aliviar-a-coceira-nas-maos-21090.html
01-11-2015 disse:
o acido urico pode causar avermelhao na cabeça do penis, e muita coseira no peito, como se fose uma alergia
25-09-2015 disse:
TINHA MUITAS DORES NO DEDÃO DO PÉ DIREITO- DORES INSUPORTÁVEIS - ME INDICARAM UMA FORMULA QUE COMPREI EM UMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO EM OSASCO. NUNCA MAIS TIVE DORES. QUEM DESEJAR MAIS INFORMAÇÕES, SÓ ENTRAR EM CONTATO.
12-10-2015 disse:
Olá, Fernando. Também tenho o acido úrico elevado, qual foi o medicamento que tomou. Obg.
21-10-2015 disse:
Fernando por gentileza você pode me passar o nome dos componentes da fórmula , pois meu marido esta sofrendo horrores com isso. Agradeço imensamente.
18-08-2015 disse:
Sinto queimação embaixo do pé e agulhadas no dedão
12-08-2015 disse:
acido urico da nos tornuselos do pe tanbem,
06-08-2015 disse:
Tem muitas dores nas pernas e o meu acido urico deu um pouco elevado. Gostaria de saber qual o remedio para baixar o acido urico e melhorar as dores das pernas
21-12-2015 disse:
estou com acido urico alto que devo comer
31-07-2015 disse:
Olha tenho uma filha de 3anos e ela tem cristais de oxalato de calcio na urina e queixa de dor no joelho.Esse sintoma o que pode ser ,gostaria muito de saber .muito obrigada.
02-07-2015 disse:
tenho meus solados dos pes algumas rachaduras que d e abre e doe muito isso pode ser causado por acido urico alto e
06-06-2015 disse:
meu dedo polegar inchou e infecçinou o medico teve que drenar mais continua muito inchado tenho acido úrico e gota esta muito deformado tem como vcs me mostrar um dedo inchado.doi muito
22-05-2015 disse:
Achei Excelente matéria, conheço pessoas com acido úrico alto Parabéns pela matéria!
26-05-2015 disse:
Oi Valdemira, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
04-05-2015 disse:
oi ,tenho muita dor nos pés que racham e mt dor nas pernas e meus ossos ficam esralando mt nas pernas e na mao ,acido urico faz os ossos estralaram ?
23-04-2015 disse:
MINHA INTENÇÃO É COMPARTILHAR A DESCOBERTA: comecei sentir dor principalmente a noite, no pé esquerdo, comentei com algumas pessoas então sugeriram que poderia ser acido úrico , e me falaram sobre fazer exame dieta de vários alimentos ,ENTÃO EU ANALISEI E CHEQUEI A CONCLUSÃO QUE EU NÃO ESTAVA COMENDO ALFACE A VÁRIOS DIAS, VOLTEI A COMER , NAO FUI AO MÉDICO ESTOU BEM.
06-04-2015 disse:
OLÁ, GOSTARIA DE TIRAR UMA DÚVIDA: APARECERAM DUAS BOLINHAS TIPO BOLHAS BEM PEQUENAS E DOLORIDAS UMA EM CADA COTOVELO E NO DIA SEGUINTE ESTOURARAM E ESTÃO ABERTAS COMO FERIDAS SEM A PELE E QUANDO ESTICO O BRAÇO DÓI MUITO, SERÁ QUE É SINTOMA DE ÁCIDO ÚRICO ALTO?
03-04-2015 disse:
Meu marido tem as plantas dos pés com dores constante, ele não tem sensibilidade também esse poderia ser sintoma de ácido urico? Ele bebe muita cerveja!
31-03-2015 disse:
Acido úrico
30-03-2015 disse:
Olá Sara, minha mãe tem ácido úrico superelevado e recomendo a assistirem o site. Artrose, artrite, problemas renais, pulmão, cardiopatia, tudo começa no ácido úrico. Excelentes suas indicações de alimentos. Abraços.
01-04-2015 disse:
Oi Miriam, que bom saber que a informação foi do seu agrado! Obrigada e continue nos acompanhando ;)
21-03-2015 disse:
Quem. Tem. Ácido. Úrico. Pode ir academia
31-07-2015 disse:
Sinto arrepios o dia todo e fadiga e por causa do ácido úrico
28-02-2015 disse:
tenho 38 anos tenho sentido muitas dores nos meus calcanhar e nas palmas dos pés será que e ácido úrico
10-01-2015 disse:
quais todos os sintomas do acido urico e se pode me orientar alguns medicamentos
03-01-2015 disse:
FUMANTE POR 30 ANOS DESCOBRI QUE ERA PORTADORA DA POLICITEMIA VERA JA FIZ SANGRIA TIREI 3 LITROS DE SANGUE OS NIVEIS JA BAIXOU CADA DOIS MESES TENHO QUE FAZER O EXAME HEMOGRAMA GASOMETRIA AGORA ESTOU COM HIPORURICEMIA NAO CONSIGO ORINAR +DE 4 X AO DIA ESTOU A BARRIGA NAO COSIGO TOMAR MUITA AGUA ESTOU COM ESCONFORTO JA E POR CAUSA DA POLICITEMIA ESTOU AGUNIADAATENO ESTOMAGO
02-01-2015 disse:
ola pessoal to ha tres dias ke nao concigo por o pe no chao ,muita dor no dedao no pe direito ,sera ke es acido urico ,tenho diabete ,to preocupado ,tomei antiflamatorio e nao passa ,kal o remedio certo ,tens algun xa caseiro ke possa tomar,obrigada lucas tenho 45an,poblema de coluna e diabet
05-01-2015 disse:
Olá Lucas, sem ver fica difícil de diagnosticar. O melhor que você tem a fazer é consultar o seu médico, pode ser que seja uma coisa simples. Obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
25-09-2015 disse:
Meu nome é Fernando tenho 49 anos, sofri com dores no dedão do pé por quase 3 anos. Problemas com ácido úrico alto. Me indicaram um remédio de farmácia de manipulação (uma formula). Quando fui comprar estava mancando, com muita dor no pé direito. Lá mesmo na farmacia, tomei um. Meia hora depois não sentia mais nada. Estou tomando essa formula faz um mês, até então não tive mais dores. Sei o quanto é terrível essa dor! Por isso estou indicando esse remédio. Ele pode ser encontrado na *******, onde comprei. Não precisa mandar fazer, já tem pronto. A formula é:DICOFENACLO (SODICO)80MG-ALOPURINOL 50MG -BENZOBROMARONA 40MG-NIMESULIDE 100MG-RANITIDINA-50MG - CONTRA INDICADO NA GRAVIDEZ -LACTAÇÃO -HIPERTENSÃO -E DIABETES MELITUS. ESPERO QUE AJUDE A VC E A MUITOS A SE LIVRAREM DESSA TERRÍVEL DOR.
18-12-2014 disse:
estou passando por uma crise aguda de gota e é horrível!!!meu joelho está imenso,quente e muuuito dolorido!meus dedos das mãos começaram a descascar,sinto coceira pelo corpo muito incômodo mesmo!Agora o jeito é controlar a alimentação e perder peso...muuuito peso!
19-12-2014 disse:
Olá Mônica, desejo-lhe boa sorte para essa meta ;) Nesse link pode ver algumas dicas para perder peso de forma saudável: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-perder-peso-de-forma-saudavel-8517.html Boa sorte e Feliz Natal! ;)
27-11-2014 disse:
Gostaria de receber informações sobre ácido úrico
28-11-2014 disse:
Olá Clarinda, nesse link você pode encontrar mais informação sobre ácido úrico: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=acido+urico Muito obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
04-11-2014 disse:
não sei na verdade se o problema e ácido úrico ou outra coisa mas estou com os pés rachando muito chega a sair sangue estou sem suportar adormece as mãos e pernas isso mim maltrata muito vivo sempre estressada estou sofrendo muito moro nu interior e ainda não conseguir passar pelo medico.
01-10-2014 disse:
QUAL E O MEDICO QUE TRATA O ACIDO URICO ELEVADO MORO EM CURITIBA MEU TELEFONE E 041 *********
19-09-2014 disse:
Gostária de saber, se sintomas do Ácido úrico: Tem a ver como rachaduras nós pés e uma pomada pois arde demais, sem mais aguardo uma resposta ...
19-09-2014 disse:
Olá Carlos, que pomada é que está usando?
11-09-2014 disse:
PODE OCORRER O MESMO SINTOMA SÓ QUE NOS DEDOS DAS MÃOS,TIPO,INCHAÇO,VERMELHIDÃO E ATÉ ABRIR FERIDINHA COM SECREÇÃO.
08-09-2014 disse:
o acido urico pode dar cançaço ou fadiga e falta de ar
17-07-2014 disse:
Sou do sexo feminino, tenho 45 anos e recentemente fiz exame de sangue que relatou: ácido úrico de1,9 o médico falou que a taxa estava baixa e perguntou-me se eu não comia carne. porém um reumatologista mediante ao resultado deste mesmo exame falou que eu estava com inflamação nas artérias. SINTO DORES NOS JOELHOS; DEDOS, CALCANHAR E PALMAS DOS PÉS. Estou tomando: Flancox (etodolaco) 400mg +Mirtax (cloridrato de ciclobenzaprina) 5mg, ambos duas vezes ao dia. QUERO UMA NOVA OPINIÃO OU VCS CONCORDÃO COM O TRATAMENTO?
08-07-2014 disse:
Sinto muitas dores nos joelhos nos dedos das maos sinto dores na parte pelvica sinto muito frio tenho muita acidez na urina que assam as vezes eu urino depois vai pingando mas ainda com vontade de urinar tenho taquicardia as vezes me da dor no peito e na nuca e horrivel nao posso agachar eu sinto tudo isso este sao meus sintomas me mande uma resposta
25-06-2014 disse:
Gostei mas so para saber o acido urico provoca o descascamento nas mãos como se estivesse trocando de pele
27-06-2014 disse:
Olá Rogério, obrigada pelo seu comentário :)
07-10-2014 disse:
ola rogerio, o acido urico forma umas bolinhas de agua nas maos e quando elas estouram comeca a descascar e a pele fica muito seca, a pele vai dando lugar a uma nova pele, eu tenho o mesmo problema, para contralar e evitar certos alimentos, como embutidos, carnes vermelhas, a pele do frango, sardinha, e principalmente bebidas alcolicas.
21-06-2014 disse:
Agradeço pela resposta desde agora passarei a ter mais cuidados... Muito obrigada Valeu
24-06-2014 disse:
Olá Yara, muito obrigada pelo seu comentário :)