Partilhar
Partilhar em:

Quais são os sintomas do ácido úrico

Passo a passo
Dificuldade: Baixa
Avaliação: 4,8 (1801 votos)
44 comentários
145 vezes partilhado
 
Quais são os sintomas do ácido úrico

A hiperuricemia é o nome dado ao fato de termos o nível de ácido úrico no sangue demasiado alto. Esta substância química é segregada em 70% pelo nosso corpo e os outros 30% estão presentes nos alimentos que ingerimos. O excesso de ácido úrico transforma-se em cristais que se acumulam nas articulações e geram dor. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe quais são os sintomas do ácido úrico.

Também lhe pode interessar: Frutas para reduzir o ácido úrico
1

A hiperuricemia ou os níveis elevados de ácido úrico podem ocorrer sem sintomas evidentes, ou seja, pode se tratar de uma condição assintomática. Em muitas ocasiões, as pessoas que sofrem desta condição não se dão conta até o médico observar nas análises de sangue que o nível de ácido úrico supera os valores normais. Pode ver o nosso artigo sobre qual é o nível normal de ácido úrico.

2

Na maioria dos casos, o nível de ácido úrico excessivo dá origem à formação de cristais em forma de agulha que se depositam numa ou várias articulações, dando origem a uma inflamação.

Desta forma, um dos sintomas mais comuns do ácido úrico será a dor no dedo grande do pé ou no joelho, assim como nas outras articulações. Isto pode derivar no que conhecemos como um ataque de gota, pode ver aqui como tratar a gota.

3

Outros dos sintomas que se podem evidenciar um excesso de ácido úrico são:

4

No entanto, em alguns casos, também podem ocorrer dificuldades ao urinar ou problemas renais, devido à formação de cálculos, também conhecidos como pedras nos rins. Os rins são os órgãos responsáveis por eliminar esta substância do organismo através da urina, pelo que a acumulação de ácido úrico pode derivar neste tipo de doenças.

5

Devemos destacar que as pessoas mais propensas a ter ácido úrico elevado são:

  • Do sexo masculino;
  • Com antecedentes familiares de gota;
  • Com um consumo habitual de álcool.

Assim sendo, este conjunto de pessoas deverá prestar especial atenção aos sintomas de ácido úrico e realizar controles habitualmente.

6

Pode ler mais informação sobre o ácido úrico e os níveis normais nos nossos artigos:

Do mesmo modo, caso lhe diagnostiquem hiperuricemia, também pode ser útil para você saber:

7

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Quais são os sintomas do ácido úrico, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Relacionados
Comentários (44)

Escrever comentário sobre Quais são os sintomas do ácido úrico

Muito útil
44 comentários
Marcia MARINA DA SILVA
Sua avaliação:
Gostaria de saber fazer exercicios,fazercaminhada andar de bicicleta diminui o acido urico
Junior Oliveira
Feijão. É. Benéfico ou não?
sonilde nunes muniz
O que posso e o que não posso com acido úrico o medico disse que tenho gota acido úrico e gota e a mesma coisa sonilde nunes muniz 24/04/16
Maria de Fátima Rocha Pereira
Tenho o ácido úrico a 4.6... Qual o nível normal? Quais os sintomas? Sinto muitas dores nas costas e debaixo dos pés. Isso afeta estas coisas?
Catarrina
Meu ácido está meio alto que faço Seu pouco mas deu Que devo fazer pra abaixar
Filipe miranda
Boa tarde Tenho ácido urico descobri a poco tempo através de exames Tive essa dor e o dedão do pé direito enchido propagando depois pra parte de dentro do tornozelo passando a dor e inchaço estão persistindo muitas dores e cansaço nas pernas Q já persistem por dois meses Essa dor e cansaço nas pernas também são do ácido urico ou não Onrigado
aleny moreira
E um artigo bom , mais deveria falar mais sobre remédios,naturais,.E que tipo de médico devemos, procura
angelica bauduino
O ácido úrico pode dar feridas entre os dedos e ficar saído água sem para
BOSCO FALCAO
Desde 2005 apareceu os sintomas do Acido úrico, tenho tomado remédio indicado pelo meu irmão que também sofre do mesmo problema, nunca fui ao medico me consultar para verificar o nível do acido úrico. Estive nestes dias um aumento no nível do acido úrico e apareceu no meu braço direito próximo do cotovelo um nódulo grande. O que seria este nódulo?
Marcia Marina da silva
BOSCO FALCAO vou te dar um conselho vai ao medico esta semana quase morri tomando medicamentos sem orientação medica cada um tem um organismo conselho vaiao medico
Gildo
São dicas muito boas, gostaria de saber mas sobre os sintomas do ácido úrico, mas esclarecido para ter a certeza se é aquilo que sinto porque os meus resultados das análise de sangue deram que não tem ácido úrico mas mesmo assim senti muita dor nos joelhos

Descubra vídeos interessantes
DIY
Aulas de Zumba
Top 10
Tratamentos de Pele
Quais são os sintomas do ácido úrico
1 de 7
Quais são os sintomas do ácido úrico