O ácido do estômago

10 soluções caseiras para aliviar azia imediatamente

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 14 agosto 2020
10 soluções caseiras para aliviar azia imediatamente

Bicarbonato, suco de pera e chá de gengibre são alguns dos remédios caseiros para a azia mais conhecidos. Essa condição ocorre geralmente quando os ácidos estomacais voltam para o esôfago e geram uma sensação de incômodo provocada pela irritação do tubo gástrico. Nem sempre temos antiácidos à mão ou um médico para um diagnóstico adequado. Então, o que é bom para azia?

Nesse caso, existem alternativas naturais que prometem aliviar o incômodo rapidamente e não oferecem riscos ao seu organismo. Foi pensando no alívio dessa sensação insuportável que o umCOMO elaborou esta lista com 10 soluções caseiras para aliviar a azia imediatamente.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a azia

Índice

  1. Frutas que ajudam a aliviar a azia rapidamente
  2. Como tomar bicarbonato para azia
  3. Vinagre de maçã combate a azia
  4. Chá de gengibre para azia
  5. Outras infusões para aliviar a azia imediatamente
  6. Aloe vera: suco de babosa para azia
  7. Suco de batata para aliviar a azia imediatamente
  8. Leite desnatado para aliviar a azia imediatamente
  9. Suco de limão ou laranja contra azia
  10. Suco de pera para aliviar azia rapidamente
Ver mais >>

Frutas que ajudam a aliviar a azia rapidamente

Maçã, pera e banana, melão e mamão são frutas conhecidas por ajudarem no alívio da azia por suas propriedades digestivas neutras e por serem consideradas frutas semi-ácidas ricas em sais minerais.

  • Banana
  • Maçã
  • Mamão
  • Manga
  • Melancia
  • Melão
  • Pera

Entenda: É normal sentir azia após comer banana?

Como tomar bicarbonato para azia

O bicarbonato é um dos remédios caseiros para azia mais conhecidos. Dentre os seus tantos benefícios, podemos destacar o fato de que ele ajuda a alcalinizar (deixa menos ácido) o pH do organismo. Isso explica a sensação de alívio que o bicarbonato provoca.

Para tomar bicarbonato para aliviar a azia, basta misturar 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio em 1 copo de água e tomar. O ideal é que seja logo após as refeições, mas se não for possível tome assim que começar a sentir o incômodo.

Vinagre de maçã combate a azia

O vinagre de maçã é outro destes ingredientes que têm mil e uma utilidades na casa e propriedades para a saúde. Contra a azia o vinagre de maçã atua neutralizando a acidez estomacal. Para tomar o vinagre de maçã contra azia, misture 2 colheres (sopa) de vinagre em 1 copo de água e tome depois de comer.

Vale ressaltar o vinagre de maçã deve ser consumido com moderação para evitar danificar o esmalte dental. O ideal é consumir uma vez ao dia. Há quem opte por tomar o vinagre de maçã em jejum, no enanto, este uso é mais recomendado para quem deseja baixar a pressão e regular os níveis de colesterol se beneficiando das especificidades naturais do produto.

Chá de gengibre para azia

O gengibre tem propriedades que ajudam a tratar de transtornos digestivos de uma forma geral: enjoos, gases e queimação. A explicação para isso é o estímulo do pâncreas causado pelo gengibre, facilitando a digestão. A maneira mais simples de utilizar este ingrediente contra a azia é com o chá de gengibre.

Para curar a azia com gengibre:

  1. Separe 2 colheres (sopa) de gengibre ralado e 300 ml de água;
  2. Coloque a água para ferver;
  3. Assim que levantar fervura adicione o gengibre e deixe por 10 minutos;
  4. Apague o fogo e deixe em repouso por 5 minutos;
  5. Coe e a infusão de gengibre está pronta para ser consumida.

Outras infusões para aliviar a azia imediatamente

Além do chá de gengibre, outras infusões fáceis de serem preparados ou até mesmo encontradas no supermercado são alternativas que prometem um alivio rápido para a azia. Os chás de camomila, hortelã e erva-doce têm propriedades em comum que acalmam o sistema digestivo e aliviam a sensação de queimação. Os ingredientes podem ser misturados em uma só infusão ou serem consumidos de acordo com a sua preferência, tanto em versões naturais quanto em versões de sachês

10 soluções caseiras para aliviar azia imediatamente - Outras infusões para aliviar a azia imediatamente

Aloe vera: suco de babosa para azia

O suco de aloe vera tem propriedades que auxiliam diminuir a inflamação do estômago, combate a prisão de ventre, ajuda na recuperação de úlceras e restaura a flora intestinal. No caso da azia, são as propriedades alcalinas do aloe vera que promovem a melhor dos sintomas de azia.

Para fazer o suco de babosa:

  1. Separe folhas verdes e saudáveis da planta e com extraia a quantidade equivalente a 2 colheres (sopa) da gelatina transparente que fica na parte interna das folhas;
  2. Misture com 1 copo de água no liquidificador;
  3. Para dar sabor, você pode acrescentar gotas de limão, mel ou abacaxi a seu gosto;
  4. Bata tudo até conseguir uma mistura homogênea;
  5. O suco de aloe vera está pronto para ser consumido até duas vezes ao dia. O excesso de suco de babosa têm efeito laxante.

Contraindicações do suco de aloe vera

O suco de babosa é proibido nas seguintes condições:

  • Gestantes;
  • Lactantes;
  • Intestino irritável;
  • Doença de Crohn;
  • Colite;
  • Problemas de fígado.

Suco de batata para aliviar a azia imediatamente

O suco de batata também é recomendado para a azia por sua alcalinidade. Para fazer o suco de batata, escolha as batas mais bonitas e evite aquelas que têm manchas verdes e escuras na casca:

  1. Coloque uma batata inglesa para cozinhar em uma quantidade de água que cubra ela toda;
  2. Quando a batata estiver cozida, apague o fogo,deixe a águia esfriar e isso significa que o suco de batata está pronto;
  3. Tome o suco de batata e espere o alívio da azia.

Além de atuar contra a azia, o suco de batata tem outros benefícios. Dentre eles se destacam melhorias na saúde da pele, alívio da prisão de ventre, desintoxicação do fígado e até diminuição do açúcar no sangue.

Leite desnatado para aliviar a azia imediatamente

O leite é uma solução conhecida para aliviar a azia imediatamente, mas também temporariamente. Por ter um pH alcalino, assim que é consumido a sensação de alívio imediato. No entanto, sua digestão estimula a produção de suco gástrico, que faz a azia voltar.

O ideal, portanto, é recorrer ao leite desnatado gelado para um alívio imediato da azia, mas usar também outros métodos para interromper a produção de suco gástrico.

Suco de limão ou laranja contra azia

As frutas ácidas de primeira impressão podem assustar, no entanto, quando produzidas em pequenas quantidades elas inibem a produção de suco gástrico. Quem recorre este método deve apostar em doses pequenas que não ultrapassem o suco de 1 limão inteiro ou uma laranja.

Suco de pera para aliviar azia rapidamente

Por ser considerada uma fruta semi-ácida, o suco de pera fresco também combate a queimação. Seus sais minerais atuam reduzindo a acidez estomacal e a sensação de azia. Para fazer suco de pera, basta bater no liquidificador 2 peras e 1 copo de água. Dica: para evitar a oxidação que deixa o suco com aspecto escurecido acrescente algumas gotas de limão. Tome o suco fresco.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 10 soluções caseiras para aliviar azia imediatamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
10 soluções caseiras para aliviar azia imediatamente