Cirrose hepática

A cirrose tem cura?

A cirrose tem cura?

A cirrose é uma doença que se produz devido à destruição das células hepáticas, algo que afeta o funcionamento adequado do fígado condicionando de forma importante o seu funcionamento e a saúde do paciente. Trata-se de uma doença crônica que pode derivar de doenças como a hepatite C ou o alcoolismo; a sua presença produz a cicatrização do fígado e a perda de funções do mesmo. Você está se perguntando se a cirrose tem cura? Em umComo.com.br explicamos para você com detalhes.

Também lhe pode interessar: Como tratar a cirrose hepática

A cirrose pode ser curada?

A cirrose é uma doença crônica e irreversível que não tem cura, pois quando o dano hepático aparece ele é irreversível. Apesar disso é importantíssimo que o paciente tome as medidas necessárias para realizar uma mudança profunda no seu estilo de vida; desta forma a doença avançará de forma bem mais lenta e a qualidade de vida será bem mais alta.

Se forem ignoradas todas as medidas de cuidado após o diagnóstico de cirrose hepática, os danos no fígado serão tão profundos que a doença passará a um estado terminal, etapa em que é preciso um transplante de órgão.

Que cuidados são necessários se sofre de cirrose hepática

O primeiro passo fundamental para evitar que a cirrose hepática avance de forma importante é deixar completamente o consumo de álcool, pois este produz danos profundos no fígado. Se sofre de alcoolismo é muito importante que procure ajuda profissional.

Além disso, é importante ter em consideração outras medidas:

  • Consumir os mínimos medicamentos possíveis; nenhum tratamento médico deve ser iniciado sem a supervisão de um profissional.
  • Levar uma dieta adequada para manter o fígado saudável.
  • Fazer a vacinação contra doenças como a hepatite A, a hepatite B, a gripe ou a pneumonia por pneumococo, pois a queda no sistema imunológico produzida pela cirrose pode deixar o paciente mais propenso a estas condições, que podem afetar o fígado de forma severa.

Dependendo do estado em que se encontre a cirrose, o médico poderá considerar a administração de produtos como diuréticos, antibióticos e vitaminas. A ingestão destes produtos deve ser feita sob estrita supervisão médica.

Sugestão: Cirrose biliar - Sintomas, diagnóstico e tratamento

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a A cirrose tem cura?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
welma
gostaria de uma receita natural pra cirrose hepatite b e câncer no figado
Editor umComo.com.br
Eduardo Bonamico
Tenho diagnóstico de Cirrose do tipo NASH, mas, como eng. agrônomo, e tendo participado de projetos de tratamento com ervas medicinais, tenho a absoluta certeza de que esta situação, bem como a maioria das enfermidades têm sim cura, como pude testemunhar por diversas vezes. É tudo uma questão de pesquisar por profissionais sérios, que trabalham nesta área por décadas, mas que não recebem o devido valor em seus trabalhos, seja por interesses econômicos de grandes laboratórios de alopatia, seja por falta de interesse dos governantes, pois adoença é elemento de captação de recursos, que se perdem em seu trajeto até averdadeira destinação, que é aaplicação para a saúde do povo.
Beatriz A. dos Santos
Gostei do comentário do Eduardo Bonamico, sou da mesma opinião. Os chineses tem uma medicina milenar natural muito eficaz. Gostaria muito que ele escrevesse mais a respeito esse assunto. Adquiri cirrose devido ao uso prolongado de medicamentos.
A cirrose tem cura?