Cistite

Causas da cistite

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 fevereiro 2021
Causas da cistite

São muitas as pessoas que contraem cistite em algum momento de sua vida e inclusive algumas sofrem de forma recorrente, sobretudo no caso das mulheres. E são muitos os motivos que podem desencadear nesta inflamação da bexiga, por isso, é conveniente conhecê-los e tratar de preveni-los. Deste modo, neste artigo de umComo queremos especificar as causas mais comuns da cistite.

Também lhe pode interessar: Como tratar a cistite

Índice

  1. A cistite
  2. Causas da cistite: bactérias
  3. Causas da cistite: desidratação
  4. Causas da cistite: espermicidas
  5. Causas da cistite: pressão sobre a bexiga
  6. Outras causas da cistite

A cistite

Antes de especificar quais são as causas mais comuns da cistite, é fundamental saber que a cistite é o nome que recebe a inflamação da bexiga urinária, mas não é necessariamente sinônimo de infecção de urina ainda que muitas pessoas usem estes termos de forma errada.

Assim, a cistite pode ser aguda ou crônica e é mais fácil ocorrer no caso das mulheres, já que sua uretra é mais curta e a distância com o ânus é menor; deste modo, a passagem das bactérias é mais fácil se não tomar as medidas higiênicas apropriadas.

Causas da cistite: bactérias

É muito comum que a cistite seja causada por bactérias de maneira que neste caso se trataria de uma infecção urinária, como a Escherichia coli, a qual está presente em nosso intestino e pode colonizar a bexiga e causar a inflamação.

É por este motivo que as medidas higiênicas na hora de ir ao banheiro bem como durante e após o ato sexual são fundamentais para prevenir a infecção. Será fundamental manter a zona genital limpa e, no caso das mulheres, limpar sempre da frente para trás.

Causas da cistite: desidratação

O fato de beber menos água do que o recomendado diariamente, entre 1,5 e 2,0 litros também é um fator que aumentará o risco de ter cistite. E a ingestão de líquidos ajuda a eliminar toxinas e os possíveis germes que causam a inflamação da bexiga.

Deste modo, evite a desidratação e os estágios anteriores, já que ter sede é um dos primeiros sintomas de que nosso corpo precisa de mais água do que estamos tomando.

Causas da cistite: espermicidas

O uso de espermicidas também pode desencadear a cistite e infecções de urina, pelo fato de provocar um desajuste da flora bacteriana da zona íntima. Assim, outros métodos anticonceptivos como o diafragma também aumentam o risco de cistite pelo fato de impedir a evacuação da urina. Deste modo, pode ser apropriado usar outros métodos como o preservativo para evitar assim a recorrência na inflamação da bexiga.

Causas da cistite: pressão sobre a bexiga

Também se ressalta que no caso das mulheres outra das possíveis causas da cistite é a pressão excessiva sobre a bexiga. Isto pode ser produzido durante a gravidez, bem como também ao manter relações sexuais ou usar diafragma, tal como dissemos anteriormente.

É por isso que muitas garotas sofrem de cistite após ter relações sexuais e, ainda que não se trate de uma doença contagiosa através do coito, recomenda-se não realizar o ato sexual enquanto a bexiga está inflamada, já que também será incômodo ou inclusive doloroso. Leia mais a respeito disso em nosso artigo: Posso ter sexo com cistite?

Outras causas da cistite

Na lista de causas da cistite, encontramos muitos outros fatores que podem aumentar o risco de contraí-la:

  • Sistema imunológico debilitado
  • Tratamentos antibióticos
  • Pacientes com sonda
  • Diabetes
  • Esclerose múltipla e outras doenças neurológicas

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Causas da cistite, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Causas da cistite