Tratar as fraturas do osso

Como aliviar a dor de uma fratura na clavícula

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aliviar a dor de uma fratura na clavícula

Depois de fraturar a clavícula, o que pode ocorrer em uma série de situações em que há acidentes e quedas, é preciso ser paciente para que a região se recupere, o que acontece de forma natural. Porém, existem formas de acelerar a melhora e mesmo de como aliviar a dor de uma fratura na clavícula. Para tanto, o umComo.com.br vai dar algumas dicas sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: O que pode ser dor na clavícula
Passos a seguir:
1

A clavícula, osso longo e fino que se estende das omoplatas até o esterno, é fraturada, normalmente, por atletas, porém, qualquer pessoa pode machucá-la, inclusive, em quedas, quando o corpo cai sobre os ombros. Isso pode acontecer andando de bicicleta, em atropelamentos e em demais ocasiões. A clavícula pode ser lesionada ainda quando a pessoa cai em cima dos braços ou mãos, já que o impacto causado pode chegar até ao osso.

2

Quando a clavícula é fraturada, é possível, em geral, ouvir o osso estalar e, depois, chega a dor no local, que também fica inchado. Com isso, torna-se difícil mover o ombro e o braço do lado lesionado. Porém, é importante buscar ajuda médica para certificar-se do exato lugar machucado, o que será confirmado por meio de exames físicos e raios-X.

3

Até o momento de ser atendido por um médico, uma dica para aliviar a dor de uma fratura na clavícula é fazer uma compressa de gelo, que também vai ajudar a deixar a região menos inchada, além de evitar mais sangramentos, pois assim os vasos sanguíneos são constringidos. Já a dor é amenizada porque o frio paralisa as terminações nervosas no local lesionado. Para não queimar a pele, o melhor é que o gelo seja envolto em uma toalha. No entanto, a compressa funciona apenas até 72 horas após a fratura.

4

Embora nem sempre o especialista indique o uso de talas ou cintas, elas podem ser úteis para acelerar a recuperação do osso. As cintas ou tipoias servem para sustentar o braço e mesmo evitar seus movimentos, dessa forma, previne-se que o ombro seja deslocado, agilizando o quadro de melhora. Já a tala tem a função de manter o local lesionado imóvel. Além de ajudar na cicatrização, esses acessórios têm papel importante na redução da dor.

5

Em alguns casos, entretanto, é preciso realizar cirurgia, inclusive, quando ligamentos da região forem lesionados também. Independente do caso, outra forma de amenizar a dor é com o uso de analgésicos anti-inflamatórios. Eles devem ser exclusivamente prescritos pelo especialista. Também é essencial seguir criteriosamente a dosagem indicada para que não haja super dosagem. Mesmo que a dor no local fraturado seja insistente, é importante evitar o uso frequente de remédios para diminui-la, uma vez que possuem efeitos colaterais.

Como aliviar a dor de uma fratura na clavícula - Passo 5
6

Entre eles, aumento das chances de ocorrer úlceras e sangramento na região lesionada. Além disso, alguns medicamentos podem fazer com que demore ainda mais para o osso cicatrizar. Com todos os cuidados necessários, inclusive, de não levantar peso e nem fazer movimentos bruscos com o braço do lado machucado, é possível que a clavícula se recupere dentro de seis meses a um ano. Essa estimativa não é uma regra, pois o tempo pode variar de pessoa para pessoa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a dor de uma fratura na clavícula, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como aliviar a dor de uma fratura na clavícula