Partilhar

Como aliviar as dores musculares

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como aliviar as dores musculares

Se o exercício físico faz parte da sua rotina diária, de certeza que já aconteceu alguma vez ter que lidar com as famosas dores musculares. Essa dor muscular que aparece como consequência das micro lesões das fibras musculares pode chegar a ser muito incômoda no dia a dia e dificultar notavelmente o seu treinamento. Apesar de poderem ser um pouco difíceis de aliviar, há alguns remédios naturais e medidas que pode tomar para conseguir aliviar as dores musculares rapidamente e se recuperar mais cedo do que pensava. Continue lendo, porque neste artigo de umComo vamos explicar para você tudo o que precisa saber para enfrentar essas dores musculares.

Também lhe pode interessar: Alimentos para aliviar dores musculares
Passos a seguir:
1

As dores musculares são micro lesões que se produzem nos músculos durante o treinamento físico ou durante uma atividade que implique um esforço excessivo à capacidade natural de desgaste do organismo, e que devemos curar com uma boa alimentação e descanso para que as fibras se reconstruam.

Existem muitos remédios para as aliviar, mas vamos começar pelo básico: a prevenção. Primeiro, é importante não exagerar nos primeiros dias, pois o melhor é ir aos poucos, habituando o corpo à nova atividade. É imprescindível um bom aquecimento prévio e alongamentos no final do treino. Para além disso, uma correta hidratação é essencial.

De seguida, vamos ver alguns truques caseiros que tornarão mais suportáveis os incômodos que causam as dores musculares. Logicamente, nenhum destes truques é mágico e tirará a dor instantaneamente, mas ajudará você a relaxar os músculos e a acelerar o processo de recuperação.

Como aliviar as dores musculares - Passo 1
2

Água com limão e açúcar. Este é um truque caseiro muito simples e fácil. Em um copo de água, adicione um pouco de açúcar e umas gotas de suco de limão, mexa e já está pronto para tomar. Este remédio ajuda a nivelar a circulação do sangue nas nossas fibras musculares, por isso ajudará você a recuperar de forma mais rápida.

Como aliviar as dores musculares - Passo 2
3

Duche com água morna. O uso de água quente na zona afetada, acompanhada de uma pequena massagem para ativar a irrigação sanguínea, ajudará na redução das dores musculares. E para desinflamar, termine o banho aplicando um jato de água fria sobre as áreas doloridas.

4

Massagem com óleo de lavanda. A aromaterapia e os óleos essenciais têm um efeito relaxante que são muito bons para os nossos músculos e para aliviar o desconforto após o exercício físico. Neste caso, o que temos que fazer é misturar azeite de oliva com umas gotas de óleo essencial de lavanda e massagear a zona com suavidade até que o produto se absorva por completo.

Como aliviar as dores musculares - Passo 4
5

Alimentos ricos em magnésio. Consumir mais alimentos com um elevado conteúdo em magnésio ajudará você a se recuperar mais rapidamente, uma vez que os músculos precisam deste nutriente para poder voltar ao seu estado normal. Alguns dos ingredientes ricos neste mineral que pode incorporar à sua dieta são os frutos secos, vegetais verdes como a acelga e o espinafre, frutas como o damasco, o abacate e o mamão, a soja e os cereais. No seguinte artigo pode ver mais Alimentos para aliviar as dores musculares.

Como aliviar as dores musculares - Passo 5
6

Respeitar os tempos de repouso. Sempre se disse que o melhor para aliviar as dores musculares rapidamente é fazer mais esporte. Esta teoria é errada, já que as lesões musculares não se curarão rapidamente pelo simples fato de continuar com o treino no dia seguinte sentindo dor, muito pelo contrário, fará com que a recuperação ocorra de forma mais lenta. O recomendável é deixar os músculos que exercitou repousar durante pelo menos um dia e continuar com uma atividade física moderada.

7

Estes são alguns dos conselhos que em umComo.com.br queremos compartilhar para que a sua volta à atividade física seja o mais suportável possível e que as incômodas dores musculares não acabem com você deitado no sofá por vários dias. Além disso, poderá consultar também os conselhos dos seguintes artigos:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar as dores musculares, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como aliviar as dores musculares
1 de 5
Como aliviar as dores musculares

Voltar ao topo da página