menu
Partilhar

Como fazer compressas quentes para a dor muscular

Como fazer compressas quentes para a dor muscular

Um dos métodos mais eficazes para aliviar as dores musculares é aplicar calor na região afetada. O calor que as compressas quentes liberam ajuda a reduzir as tensões musculares oferecendo, assim, uma verdadeira sensação de alívio quase imediata. Se você quer fazer suas próprias compressas quentes, neste artigo de umComo.com.br encontrará a solução. Aprenda como fazer compressas quentes para a dor muscular e aplique cada vez que sentir dores lombares, cervicais ou inclusive enxaquecas, entre outros. Funcionará maravilhosamente!

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a dor muscular
Passos a seguir:
1

Para começar a fazer suas compressas quentes para a dor muscular encha uma panela de água e coloque-a no fogo para esquentar. Controle a água enquanto estiver no fogo, pois não deve deixar ferver, já que se não, poderia queimar você.

2

A seguir, prepare uma toalha pequena e dobre-a de maneira que só chegue a cobrir a área dolorida. Pense que quanto mais concentrado estiver o calor, melhor será para aliviar a dor muscular.

3

Coloque a toalha dobrada dentro do recipiente que contém a água quente, deve tentar que a compressa fique totalmente coberta pela água morna. Se notar que a parte superior não está empapada, ajude com um garfo para submergir a toalha. Faça com cuidado e tente não se queimar.

4

A seguir, retire com cuidado a toalha embebida da panela. Em alguma área de seu corpo - como o braço ou a perna - verifique que a compressa quente está na temperatura adequada e que sua pele possa suportar sem se queimar. Caso esteja muito quente, deixe esfriar um pouco antes de aplicar na área dolorida.

5

Por último, e já com a toalha na temperatura perfeita para aliviar sua dor muscular, coloque sobre a região muscular tensionada ou dolorida e relaxe enquanto a compressa quente faz efeito e reduz a dor. Pode retirá-la depois de ter esfriado, ou melhor, a molhá-la de novo na panela de água morna para voltar a aplicar o calor em seus músculos durante mais alguns minutos. Você notará o alívio!

Dica: Acesse também esse artigo e descubra como fazer relaxante muscular natural caseiro - 6 opções.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer compressas quentes para a dor muscular, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Escorra a compressa quente antes de colocar na área muscular dolorida. Assim evitará molhar tudo.
  • Uma vez que tenha surgido efeito e resolva retirar a compressa quente, recomendamos a você realizar alguns alongamentos suaves.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Andréa Lopes
Gostaria de saber se posso, simplesmente, dobrar uma toalhinha e aquecer com o ferro de passar roupa e aplicar no local? Ficaria muito mais prático... Agradeço desde já.. Muito obrigada...
paula
Artigo muito bom, mas usando almofadas de cereais aquecidas no microondas e muito mais pratico e não tem perigo de queimas ou molhar tudo. Eu fiz a minha própria almofada que uso toda a noite antes de dormir para aliviar dor na cervical, pois sou secretaria e passo muito tempo na frente do PC.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Paula, que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)

Como fazer compressas quentes para a dor muscular
Como fazer compressas quentes para a dor muscular

Voltar ao topo da página