Aliviar a dor de pescoço

Como aliviar o torcicolo

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 julho 2019
Como aliviar o torcicolo

Existem diferentes métodos que podem ajudar a que a dor do torcicolo diminua e acabe desaparecendo. São tratamentos que, ou você mesmo pode fazer em casa, ou pode ir a um especialista para reduzir a dor. Neste artigo de umComo revelamos a você os métodos mais eficientes com os quais pode aliviar o torcicolo e fazer com que o seu pescoço fique mais livre e com mais mobilidade.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para o torcicolo
Passos a seguir:
1

O torcicolo origina-se quando o músculo cervical se contrai e consegue limitar os movimentos desta área. Um dos primeiros sintomas é o inchaço do pescoço, por isso, para diminuir a inflamação, um dos tratamentos que você mesmo pode fazer é aplicar um pouco de gelo no local.

O gelo é um produto que foi sempre usado em lesões ou inchaço porque tem grandes propriedades anti-inflamatórias, por isso também funciona no caso do torcicolo. Deverá evitar principalmente o contato direto com a pele pois pode produzir queimadura: o melhor é envolver o gelo com um pano e aplicar no local a tratar.

Como aliviar o torcicolo - Passo 1
2

Outra forma de aliviar o torcicolo é tomar algum medicamento anti-inflamatório como o ibuprofeno ou a aspirina; no entanto, antes de tomar qualquer remédio é recomendável que consulte um especialista para saber se é o adequado para você. A automedicação é algo errado que devemos evitar para alcançar a saúde adequada.

Como aliviar o torcicolo - Passo 2
3

Também é possível eliminar a dor do torcicolo aplicando compressas de água quente na área do pescoço. Para fazer isso você só tem que conseguir compressas grandes e absorventes e umedecê-las com água quente; coloque no pescoço e deixe atuar por 10 a 15 minutos; desta forma conseguirá que os músculos relaxem e a tensão diminua.

Como aliviar o torcicolo - Passo 3
4

As massagens locais suaves também ajudam a tratar o torcicolo e a aliviar os incômodos. Vá com cuidado na hora de fazer este tipo de massagem pois é importante que seja suave, sendo recomendável usar óleos essenciais para favorecer o alívio: o óleo de lavanda é o mais aconselhado por sua potente ação desinflamatória. Se não se achar capaz de fazer bem a massagem peça consulta com um massagista especializado que saberá tratar o local com os movimentos que precisa.

Como aliviar o torcicolo - Passo 4
Imagem: medalimenta.blogspot.pt
5

Se estiver com torcicolo, também é recomendável realizar exercícios cervicais que farão a dor recuar e permitirão que faça mais movimentos. A seguir damos a você alguns exercícios para o torcicolo com os quais se sentirá muito melhor:

  • Baixe o queixo para o peito e coloque uma de suas mãos sobre a cabeça para fazer mais pressão nas cervicais. Mantenha a posição por até 30 segundos e depois relaxe.
  • Baixe a cabeça de forma a que a orelha se aproxime do ombro e pressione o lado da cabeça para pressionar mais. Conte até 30 e mude de lado.

É importante aumentar o cuidado da sua postura para que o torcicolo não doa: tente não fazer movimentos bruscos, estar sentado corretamente na cadeira e caminhar com as costas retas.

Como aliviar o torcicolo - Passo 5
6

Se a dor for muito intensa, também pode curar o torcicolo através do uso de um colar cervical. Para isto é importante que vá ao médico para saber se é ou não necessário; se for o caso, você terá apenas de colocar um colar cervical ao redor do pescoço e usar o tempo que o seu médico recomendar.

Como aliviar o torcicolo - Passo 6
7

Também existem remédios caseiros para o torcicolo que ajudarão você a se sentir melhor usando uma série de produtos naturais. O óleo de arnica, por exemplo, é outro óleo essencial recomendado para tratar esta doença e aplicar no local através de uma massagem suave. Mas também pode ajudar tomar um chá de camomila ou de orégano já que conseguem relaxar os músculos e reduzir a tensão.

Como aliviar o torcicolo - Passo 7

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar o torcicolo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: medalimenta.blogspot.pt
1 de 8
Como aliviar o torcicolo