menu
Partilhar

Como deixar de ser insegura

 
Por Maria Antônia Rocha. 15 julho 2022
Como deixar de ser insegura

Se você é uma pessoa que tem baixa autoestima, com certeza já deve ter se perguntado como deixar de ser insegura. Com a expansão da internet e das redes sociais, ter problemas de autoestima se tornou muito mais comum do que se imagina. Afinal, com tanta exposição, é difícil não se comparar com outras pessoas que aparentam ter uma vida perfeita nas redes. Com isso, pode ser que você note o surgimento de sentimentos de inferioridade, dificuldade para falar em público, medo do julgamento de outras pessoas, entre outros sintomas.

Mas a verdade é que a insegurança pode sim ser amenizada com algumas ações do dia a dia. É importante combater as crenças que fazem você se sentir inferior, já que essa é uma sensação que pode prejudicar a sua saúde mental, sua visão de si mesmo/a e até mesmo os seus relacionamentos, sejam eles familiares, amorosos, de trabalho ou de amizade. Para te ajudar a dar os primeiros passos na direção certa, nós do umCOMO preparamos algumas dicas que esperamos que ajudem com o problema "como perder a insegurança". Confira!

Também lhe pode interessar: Como ajudar uma pessoa com autoestima baixa

1. Faça psicoterapia

Quando o assunto é entender como ser menos insegura, a verdade é que o primeiro passo pode ser buscar ajuda de um profissional qualificado, como um psicólogo ou psicanalista. Sentimentos de inferioridade e insegurança são super comuns, e nada melhor do que conversar com alguém que tenha experiência em auxiliar pessoas que passam pelas mesmas emoções que você.

Durante as sessões de psicoterapia, o profissional irá te ajudar a entender de onde surgiram as suas inseguranças e como elas operam. Assim, vocês poderão traçar estratégias práticas para aplicar no dia a dia e tentar reduzi-las pouco a pouco. Lembre-se que o primeiro passo para solucionar qualquer problema é entender como ele funciona, e um psicólogo será de grande ajuda nesse processo.

Neste artigos você pode entender a baixa autoestima e como elevá-la:

2. Faça uma lista com suas qualidades

"Sou muito insegura, o que fazer?" Nesse caso, uma das dicas práticas que podem te ajudar a enxergar seu valor e valorizar sua personalidade é fazer uma lista com suas qualidades, talentos e habilidades. Aqui, vale incluir tanto características físicas quanto mentais. Ao fazer a lista, não se reprima: escreva tudo que você sabe fazer bem, que acha bonito em si mesmo/a e no que se destaca com relação a outras pessoas.

Muitas pessoas que sofrem com a baixa autoestima podem ter dificuldade de fazer esse exercício, já que normalmente não conseguem enxergar suas qualidades e conquistas. Se esse for o seu caso, pode ser uma ótima ideia pedir ajuda aos amigos e familiares. Eles com certeza terão uma lista extensa de elogios e pontos fortes para dizer sobre você.

3. Tente substituir pensamentos negativos por positivos

Se você está pesquisando como parar de ser insegura, é provável que você se pegue pensando coisas negativas a respeito de si mesma com frequência. Afinal, esse é um dos principais sinais da baixa autoestima. Mas quando se pegar repetindo esse processo, tente substituir as crenças negativas por afirmações ou elogios sobre si mesmo.

Por exemplo, se você estiver pensando "Sou incapaz de fazer esse trabalho", tente substituir esse pensamento por "Vou me esforçar e dar o meu melhor nesse trabalho". Nesse tipo de situação, também pode ser de grande ajuda refletir sobre situações passadas em que você teve resultados positivos. Usando o mesmo exemplo do trabalho, pense sobre momentos em que você achou que não daria conta de determinada tarefa, mas no fim das contas conseguiu fazer um ótimo trabalho. Repetir afirmações positivas para si mesmo/a te ajudará a criar confiança.

4. Evite criticar a si mesma

Uma das melhores dicas que podem te ajudar a superar a insegurança é evitar ao máximo criticar a si mesma desnecessariamente. Quem sofre com baixa autoestima sabe que é muito comum surgirem pensamentos críticos sobre sua aparência ou sua personalidade. Mas a verdade é que o hábito de repetir críticas para si mesma pode piorar ainda mais a sua insegurança e trazer sentimentos de raiva e inadequação.

Quando uma crítica vier à sua cabeça, tente desconstruí-la e no lugar falar algumas palavras reconfortantes para si mesma. Por exemplo: se você for mal em uma prova e pensar "Eu sou muito burra", tente reformular essa frase e dizer coisas mais incentivadoras, como "Vou me esforçar mais da próxima vez e tirar uma boa nota".

Um hábito que pode te ajudar a fazer esse tipo de exercício é pensar: eu falaria essa frase para um amigo? Se não, não tem porque falar para si mesmo, não é? Precisamos nos tratar com tanto carinho quanto tratamos as outras pessoas.

5. Esteja cercada por pessoas que te apoiam

Quando o assunto é insegurança, sabemos que a opinião das pessoas ao nosso redor pode influenciar - e muito! - a visão que temos de nós mesmos. Por isso, se você quer entender como ser menos insegura, uma das principais recomendações é manter-se cercada de pessoas que te amam, que aceitam sua personalidade e te apoiam em qualquer situação.

Cultivar esse tipo de relação saudável vai te ajudar a enxergar suas qualidades com mais clareza e desfocar em seus defeitos ou pontos fracos. Ao contrário, se você estiver sempre rodeada por pessoas que tentam te colocar para baixo, te criticar e/ou diminuir seus sentimentos, é muito provável que sua insegurança piore ainda mais. Por isso, tente identificar aqueles ao seu redor que te fazem bem e tenha-os sempre por perto.

6. Faça atividades que te trazem prazer

Outra excelente forma de tentar reduzir a insegurança e os sentimentos negativos sobre si mesma é encontrar espaço na sua agenda para fazer atividades que você gosta e que te tragam felicidade e prazer. Isso porque quando você está se divertindo, o foco da sua mente passa a ser no seu próprio bem estar e não nas questões que te trazem insegurança.

Além disso, se estiver se sentindo especialmente insegura em um determinado momento, tente respirar fundo algumas vezes e fazer alguma atividade que te distraia das suas preocupações. Pode ser um hobby ou um esporte, como ler um livro, fazer uma caminhada, dançar ou passear com o cachorro. Essa pequena mudança de mindset quando você se distrai pode ser excelente para sua saúde mental.

Esperamos que nossas dicas tenham te ajudado a responder a pergunta "como deixar de ser insegura". Você também pode se interessar por: Como ajudar uma criança insegura

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deixar de ser insegura, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Bibliografia
  • CHOOSING THERAPY. How to stop being insecure: 9 tips for success. Disponível em: <https://www.choosingtherapy.com/how-to-stop-being-insecure/> Acesso em: 27 de junho de 2022
  • HEALTHLINE. How to stop being insecure and build self-esteem. Disponível em: <https://www.healthline.com/health/how-to-stop-being-insecure> Acesso em: 27 de junho de 2022
  • WIKI HOW. How to be less insecure. Disponível em: <https://www.wikihow.com/Be-Less-Insecure> Acesso em: 27 de junho de 2022
  • PSYCHALIVE. How to overcome insecurity: why am I so insecure? Disponível em: <https://www.psychalive.org/how-to-overcome-insecurity/> Acesso em: 27 de junho de 2022

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como deixar de ser insegura
Como deixar de ser insegura

Voltar ao topo da página