Medicina Nuclear

Como é feita a densitometria óssea

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 11 fevereiro 2021
Como é feita a densitometria óssea
Imagem: hospitalsaojose.org

A densitometria óssea é um exame para o diagnóstico da osteoporose, osteopenia e outras doenças que atingem os ossos. Este exame é um método moderno e inócuo de medir a densidade mineral óssea e compará-la com padrões dependendo do sexo e idade do paciente. O aparelho usado para fazer a densitometria óssea utiliza uma tecnologia conhecida como DEXA (DualEnergy X-ray Absorptiometry). Continue lendo este artigo de umComo e saiba como é feita a densitometria óssea e qual a preparação necessária para o exame.

Também lhe pode interessar: Como é feito o exame de cintilografia

Índice

  1. O que é densitometria óssea
  2. Quem deve fazer a densitometria óssea
  3. Preparação para o exame de densitometria óssea
  4. Como é feito o exame de densitometria óssea
  5. Contra-indicações da densitometria óssea

O que é densitometria óssea

A densitometria óssea é um exame que serve para avaliar a massa óssea e a predição de fratura óssea. Este exame avalia as regiões onde existe mais risco de ocorrerem fraturas, como o terço distal do rádio, a coluna lombar e região proximal do fêmur. Este método de diagnóstico da osteoporose ou outras doenças que atingem os ossos é um dos métodos mais sofisticados existentes, rápido e indolor. Além disso, a exposição à radiação é bem menor do que a gerada por uma radiografia normal ao tórax.

Quem deve fazer a densitometria óssea

A densitometria óssea é um exame indicado a todas as mulheres com mais de 65 anos de idade e a homens com mais de 70 anos, que deve ser feito de forma periódica, pelo menos uma vez ao ano. Além disso, este exame também pode ser recomendado para pessoas que se enquadrem dentro de algum dos fatores abaixo:

  • Pacientes com histórico familiar de osteoporose ou de fratura;
  • Pacientes com doenças da tireoide;
  • Mulheres na menopausa;
  • Fumantes ou sedentários;
  • Monitorar o tratamento da osteoporose;
  • Pacientes que façam uso constante de corticosteroides;
  • Fratura prévia.

Este método também pode ser utilizado em crianças e adolescentes até aos 20 anos, para acompanhar o crescimento das mesmas. A densitometria óssea pode ser solicitada pelo pediatra para avaliar a massa óssea e a quantidade de massa magra e massa gorda.

Preparação para o exame de densitometria óssea

Para a realização do exame de densitometria óssea não é necessário realizar jejum ou fazer qualquer tipo de preparação prévia. O paciente apenas deve evitar o uso de remédios que contenham cálcio no dia do exame, uma vez que poderá interferir com o resultado da densitometria óssea. No dia do exame é recomendável levar roupas leves, sem botões, zíper ou outros metais que possam interferir no exame. Joias como pulseiras, anéis, brincos ou colares também devem ser evitados, assim como sutiãs com aros de ferro. Por norma é dada uma bata ao paciente, para que possa substituir pela roupa que estiver usando.

Como é feita a densitometria óssea - Preparação para o exame de densitometria óssea
Imagem: clinicabioimagem.com.br

Como é feito o exame de densitometria óssea

Na densitometria óssea, o paciente deita-se numa mesa orientado pelo médico, onde deve permanecer imóvel durante a realização do exame. Depois o aparelho começará a registrar imagens radiológicas do seu corpo e um tubo passará lentamente sobre o seu corpo. É importante que se mantenha imóvel e calmo durante o exame, para que não seja necessário repetir.

Como já referi, a densitometria óssea é um exame indolor que demorará cerca de dez minutos, se for realizado ao corpo inteiro e, cinco minutos apenas no caso da coluna e fêmur. Após o exame não há nenhuma recomendação especial, pelo que o paciente poderá sair da clínica e retomar às suas atividades normais.

Como é feita a densitometria óssea - Como é feito o exame de densitometria óssea
Imagem: grupodigimed.com.br

Contra-indicações da densitometria óssea

Uma vez que se trata de um exame que envolve radiação, a densitometria óssea não é recomendável para grávidas ou com suspeita de gravidez. Caso tenha feito exames radiológicos contrastados recentemente, deverá fazer um intervalo de pelo menos duas semanas entre esse exame e a densitometria.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é feita a densitometria óssea, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: hospitalsaojose.org
Imagem: clinicabioimagem.com.br
Imagem: grupodigimed.com.br
1 de 3
Como é feita a densitometria óssea