Partilhar

Como evitar o alargamento da vagina após o parto

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar o alargamento da vagina após o parto

Embora não seja o mais comum, em alguns casos é possível que o órgão genital feminino fique um pouco danificado e alargue depois do parto normal. No entanto, existem maneiras de evitar o alargamento da vagina após o parto. Para tanto, o umComo.com.br reuniu informações importantes sobre o assunto. Veja quais são elas.

Também lhe pode interessar: Como desinchar após o parto
Passos a seguir:
1

Mesmo que não seja regra o tamanho da vagina mudar após o parto normal, é possível que ocorra, em alguns casos, a danificação dos nervos e músculos da região, tornando a vagina mais larga. Isso pode causar dor durante a relação sexual e existe a perineoplastia, um procedimento cirúrgico que corrige o local danificado. No entanto, é possível evitar o alargamento da vagina após o parto e a forma mais eficiente de fazer isso é com os exercícios que trabalham a musculatura do assoalho pélvico.

Como evitar o alargamento da vagina após o parto - Passo 1
2

Na realidade, é importante que todas as mulheres exercitem essa região, independente de terem o desejo ou não de se tornarem mães. Além de evitar que a vagina se alargue, exercitar a região pélvica evita ainda problemas de saúde, como incontinência urinária. Vale lembrar que o afrouxamento da musculatura da vagina é uma consequência também da idade, a que todas as mulheres estão sujeitas. Os exercícios propostos têm o principal objetivo de fortalecer a musculatura da região do períneo, que consiste na área entre a vagina e o ânus.

3

O períneo sustenta todos os órgãos pélvicos, entre eles, o intestino, a bexiga e o útero, além de controlar os músculos da uretra, do ânus e da vagina. Assim, devido ao sobrepeso da gravidez, ele precisa trabalhar ainda mais. Dessa forma, a dica é que antes mesmo de engravidar, durante a gestação e mesmo no pós-parto a mulher exercite todos os dias o períneo, contraindo-o. Para tanto, basta fazer o mesmo que se faz quando se quer segurar o xixi. É importante dizer que esses exercícios ajudam até mesmo na hora do parto normal, a fim de facilitar o trabalho da mulher.

4

O exercício é relativamente fácil de fazer, no entanto, para que seja realmente eficiente, além de contrair a vagina e também o ânus, é necessário que a mulher faça isso sem contrair a musculatura do abdômen, sem deixar o bumbum duro, sem prender a respiração e sem apertar as pernas entre si. Com isso, você vai trabalhar apenas os músculos do assoalho pélvico. Mesmo quem começar os exercícios e achar difícil fazer da maneira certa não precisa se preocupar, pois com a prática é possível aprender a exercitar o períneo adequadamente.

Como evitar o alargamento da vagina após o parto - Passo 4
5

Além disso, o exercício para evitar o alargamento da vagina após o parto pode ser feito em qualquer momento, estando você sentada, deitada ou de pé e mesmo que esteja fazendo as atividades rotineiras em casa. A dica é repetir o exercício quantas vezes por dia for possível, sendo que depois de contrair os músculos do ânus e da vagina é necessário mantê-los assim por alguns segundos e depois relaxar, repetindo três vezes o movimento de contração. Outra dica é que na hora de descontrair os músculos você empurre-os para fora, a fim de relaxar completamente.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar o alargamento da vagina após o parto, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como evitar o alargamento da vagina após o parto

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Nice
Tenho 24 anos e tive a 2 meses minha filha de parto normal e percebi que minha vagina está mais larga. Quanto tempo levará para a vagina voltar normalmente como era antes do parto normal? Quanto tempo leva para ficar apertada? digo!

Como evitar o alargamento da vagina após o parto
1 de 3
Como evitar o alargamento da vagina após o parto

Voltar ao topo da página