Partilhar

Que cuidados deve ter após o parto

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Que cuidados deve ter após o parto
Imagem: bloggraodegente.com.br

As mulheres que recém tiveram filhos devem passar por alguns exames antes de saírem do hospital, inclusive, se foram submetidas a uma cesárea. Mesmo que não seja esse o caso, entretanto, é indicado que a mais nova mamãe siga as dicas que o umComo.com.br vai dar sobre que cuidados deve ter após o parto.

Também lhe pode interessar: Como desinchar após o parto
Passos a seguir:
1

Entre tantos cuidados após o parto, um muito importante diz respeito às mamas, já que elas vão passar a alimentar o bebê e podem sofrer rachaduras, o que é normal também ocorrer ao longo da gestação. Para evitar isso, é importante manter a pele dos seios bem hidratada, o que pode ser feito com o uso do próprio leite materno ou com pomadas especiais. Já para o leite não empedrar, o cuidado que se deve ter é o de fazer compressas de água gelada e retirar o excesso de leite, o que costuma causar o problema.

Que cuidados deve ter após o parto - Passo 1
Imagem: mamaeonline.com.br
2

A barriga da mulher também merece atenção, pois ela vai desinchar aos poucos, uma vez que o útero começa a se contrair a partir de alguns dias após o parto. Porém, se isso não ocorrer, converse com o seu médico, sendo que é importante visitar o obstetra depois do nascimento do seu bebê para os exames de rotina. As mulheres também podem ficar com cicatrizes após o nascimento, em decorrência da cesárea e/ou da episiotomia. Para amenizá-las é importante que os cortes sejam higienizados com água e sabonete neutro e se mantenham bem secos.

3

As gestantes que ao longo dos nove meses passaram por casos de hipertensão ou pré-eclâmpsia devem ter um maior cuidado após o parto, uma vez que essas situações podem se repetir nesse período. A mesma atenção à saúde serve para as mamães que tiveram diabetes gestacional, embora, os níveis de glicemia possam demorar algumas semanas para se normalizarem. De qualquer forma, é importante ter uma alimentação saudável e acompanhamento médico.

4

Mesmo quem não passou por diabetes gestacional deve cuidar da sua alimentação, a fim de reduzir o ganho de peso, que pode estar causando dores nas costas, mesmo depois do nascimento. Mesmo assim, é preciso alimentar-se bem e de forma saudável, para oferecer ao seu bebê todos os nutrientes importantes por meio da amamentação. A mulher deve estar ainda bem alimentada para ter a energia necessária que esse momento exige.

5

Embora exista um período logo após o parto em que a mulher não corra o risco de engravidar novamente, mesmo sem o uso de métodos contraceptivos, ele não é muito longo e depois de alguns meses é importante que a mulher tenha os cuidados necessários, caso não deseje passar por uma nova gestação. No caso da pílula, existem algumas mais indicadas para o período da amamentação, converse com o seu médico sobre isso.

Que cuidados deve ter após o parto - Passo 5
Imagem: ensogo.co.th
6

Quanto à atividade sexual, a mulher pode reiniciá-las assim que as regiões traumatizadas pelo parto estiverem cicatrizadas. Porém, é preciso ter cuidado com a primeira penetração, pois a vagina vai estar menos lubrificada e o seu revestimento mais fino. Nesse sentido, são importantes exercícios para a musculatura da região se fortalecer, os quais podem ser feitos no dia seguinte ao nascimento.

7

Aproveite e confira também as nossas dicas para recuperar a forma após a gravidez e saiba também como fica o ciclo menstrual após a gravidez.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que cuidados deve ter após o parto, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Que cuidados deve ter após o parto

O que lhe pareceu o artigo?

Que cuidados deve ter após o parto
Imagem: bloggraodegente.com.br
Imagem: mamaeonline.com.br
Imagem: ensogo.co.th
1 de 3
Que cuidados deve ter após o parto

Voltar ao topo da página