Partilhar

Como fazer farinha de maca peruana

Por Nicolas Santos. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer farinha de maca peruana
Imagem: malharbem.com.br

A maca peruana é uma planta muito semelhante ao rabanete, com raiz consumível na forma de farinha ou cápsulas, conhecida pelos seus usos em dietas para emagrecer, alívio dos sintomas da menopausa ou TPM e até mesmo como produto afrodisíaco natural e estimulante. A planta tem origem peruana (como notamos pelo nome), cresce e desenvolve-se à alturas de cerca de 4000 metros de altura nos Andes Centrais do Peru. Além dos benefícios que já citamos, a maca peruana é também rica em vitaminas, minerais, fibras, proteínas e outros nutrientes. Por estes motivos, não houve demora para que esta planta se tornasse famosa não só na mesa dos brasileiros, mas de diversas outras nações, auxiliando no tratamento de alguns problemas de saúde, ajudando a perder peso e prevenindo doenças.

Neste artigo, umComo lhe ensina como fazer farinha de maca peruana, tarefa nada difícil, descubra como...

Também lhe pode interessar: Como usar maca peruana em pó
Passos a seguir:
1

O primeiro passo é adquirir a maca peruana. Você vai perceber que tanto em lojas físicas como virtuais, é mais comum encontrá-la na forma de pó ou capsula, sendo até mesmo mais barato. Mas como aqui queremos descobrir como fazer a farinha de maca peruana, você deve primeiro comprar os seus "rabanetes". Como a maca peruana possui relativamente pouca água em sua composição, não será necessário grandes quantidades do produto para fazer farinha, como acontece com o caso da farinha de berinjela.

2

Descasque-os, de forma a tirar aquela pele inicial, que se encontrava em contato com a terra enquanto ainda raiz.

3

Corte em rodelas finas, o mais fino possível sem deixar que ela fique quebradiça com com consistência frágil. Coloque-as numa forma e leve ao forno, pré-aquecido a cerca dos 200ºC por cinco minutos.

4

As rodelas devem ficar no forno por tempo suficiente para que se tornem "crocantes", e mais rápido será o processo quanto mais finas forem as rodelas. No geral, não leva mais do que 1h30 de cozimento.

5

Quando as rodelas de maca peruana estiverem relativamente frias, após de algum tempo retiradas do forno, bata-as no liquidificador inicialmente com uma frequência baixa. Quando estiverem um pouco mais porosas ou em cacos, aumente a potência e bata até que as rodelas se tornem farinha. E pronto!

Como fazer farinha de maca peruana - Passo 5
Imagem: patricinhaesperta.com.br
6

Para consumir, prefira por porções de duas colheres de sopa, equivalentes à 10 g de farinha de maca peruana, que pode ser adicionada em iogurtes, vitaminas, sucos ou receitas que incluem massas, onde é mais fácil de misturar a farinha, como por exemplo numa torta.

7

A maca peruana possui alguns efeitos colaterais que podem ser notados após a iniciação de seu uso (para quem pretende utilizá-la regularmente, em dietas, etc.). Seu uso deve ser recomendado por um médico ou nutricionista caso você possua doenças renais como insuficiência renal; alérgicas à algum tipo de alimento, com corante ou conservante; doenças crônicas, hepáticas como insuficiência hepática, hepatite ou cirrose.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer farinha de maca peruana, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Como fazer farinha de maca peruana

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Roseane
gostaria se possível que me enviasse a receita de como faz o suco que vi o reporte da globo tomar no dia que fez a reportagem lá no peru, matéria que saiu no dia que a globo exibiu a matéria no globo reporte. abraços.

Como fazer farinha de maca peruana
Imagem: malharbem.com.br
Imagem: patricinhaesperta.com.br
1 de 2
Como fazer farinha de maca peruana

Voltar ao topo da página