Partilhar

Como funciona a ovulação

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 fevereiro 2018
Como funciona a ovulação

Quando se trata de uma gravidez não desejada há uma componente de grande importância: a falta de informação, quer na utilização correta dos métodos contraceptivos ou no completo desconhecimento do ciclo menstrual que dá origem às condições ideais para que ocorra a gravidez. Seja porque deseja evitar conceber neste momento, ou que pelo contrário você e o seu parceiro inciaram a procura de um bebê, é importante que saiba como funciona a ovulação, por isso em umComo.com.br damos-lhe todos os detalhes.

Também lhe pode interessar: Como estimular a ovulação

O que é a ovulação?

Em situações normais, sem usar contraceptivos orais, o seu corpo prepara-se todos os meses para uma possível gravidez, o processo inicia-se no primeiro dia da sua menstruação, e conclui-se no dia anterior do próximo período. A ovulação é o momento em que um dos seus ovários liberta um óvulo que viajará até às trompas do falópio, à espera de ser fecundado por um espermatozoide.

Quando ocorre a ovulação?

Esta resposta pode ser difícil de responder, pois tudo dependerá do tipo de ciclo menstrual que tenha. Se é uma pessoa regular, então normalmente o dia 14 do seu ciclo será o momento em que está a ovular, alguns ginecologistas indicam que a ovulação pode ocorrer entre o dia 14 e o dia 16, no entanto se é uma pessoa com períodos irregulares torna-se mais difícil de determinar o momento exato, convém esclarecer este ponto com o seu médico.

Dica: Confira também esse artigo e descubra se ovulação tardia atrasa a menstruação.

O que acontece se tiver sexo durante a ovulação?

Se durante o dia em que estiver a ovular tiver sexo, existe a possibilidade de engravidar, claro que isto não é certo, pois dependerá de muitos fatores, do seu fluxo vaginal, da qualidade e quantidade dos espermas, do seu estado de saúde. Em casais completamente saudáveis e sem patologias prévias detetadas, há boas possibilidades que ocorra a gestação.

Como se fecunda o óvulo?

Uma vez que o óvulo é libertado para as trompas do falópio, no dia do seu ciclo que corresponde, e após o ato sexual, os espermatozoides deverão chegar a este sítio e fecundar o óvulo. O mesmo irá até ao útero onde se fixará iniciando assim o processo de gestação.

O que se passa quando o óvulo não é fecundado?

Se depois do processo de ovulação não teve relações sexuais, ou teve, mas o óvulo não foi fecundado com êxito, depois de cerca de 24 horas o mesmo será expulsado das trompas do falópio e desperdiçado junto com o resto do fluxo em que conhecemos como menstruação.

Como funciona a pílula contraceptiva?

Se quer iniciar um tratamento anticoncepcional, antes deve consultar o seu médico, no entanto podemos explicar-lhe passo a passo como funcionam as pílulas anticoncepcionais orais no seu corpo, no nosso artigo. E, se neste momento não está a utilizar de forma habitual nenhum anticonceptivo oral e tive relações sem proteção, descubra como funciona a pílula do dia seguinte.

Como funciona a ovulação - Como funciona a pílula contraceptiva?

Síndrome pré-menstrual

Embora não hajam dados científicos sobre a existência da síndrome pré-menstrual, o fato é que a maioria das mulheres passam por um período hormonal complicado dias antes de terem a menstruação. O desiquilíbrio das hormonas pode fazer com que uma mulher fique com menos energia, mais irritada ou mais sensível que o normal e isto é, basicamente, a mudança hormonal pela qual está passando.

Entre os sintomas desta síndrome destacamos os seguintes:

  • Dor de cabeça
  • Dor de barriga
  • Dor no peito
  • Fadiga e cansaço
  • Sensibilidade
  • Estresse ou ansiedade

Confira também este artigo para esclarecer a dúvida: Dor no pé da barriga pode ser ovulação?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como funciona a ovulação, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Como funciona a ovulação

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Julia
Como posso saber o meu período de ovulação e os dias ferteis se tenho a menstruação atrasada? Menstruei dia 03/05 e contei até 10/05, mas sem descer sangue até dia 10, só principalmente nos primeiros dias, como posso saber o meu período fértil e a ovulação?
andrea
faço sempre o coito interrompido sempre minha mestruaçao vem dia dez sempre na data certa.mais minha mestruaçao desceu em 10 julho de 2014 e tive relaçao sexual dia 28 de julho e a ejaculaçao foi dentro tenho possibilidade de esta gravida
Vanessa Lopes
Cintia obrigada pelo comentário. Se estava tomando pílula, não corre o risco de engravidar.
cintia
Boa tarde! Tomei pilula durante o mês certinho, menstruei. Ai comecei nova cartela , por volta do 5 dia de comprimido tive relaçao sexual sem camisinha e ele ejaculou fora, posso estar gravida???
Tathyelle
Oi,eu sou virgem,e esses dias eu fui pra cama com o meu namorado,só que não transemos,eu e ele estavamos sem roupas,e ele só passava o penis na minha vagina,mais ñ penetrou,eu acho q na passada ele gozou,e no dia seguinte toei anticoncpicional pensando q podia engravidar,tomei 2 comprimidos só o Microvilar,eu ainda continuo virgem....É possivel engravidar so pela passada do penis na vagina?

Como funciona a ovulação
1 de 2
Como funciona a ovulação

Voltar ao topo da página