PARTILHAR

Como detectar a ovulação para engravidar

Como detectar a ovulação para engravidar

Se está tentando engravidar e não consegue, é provável que pretenda aumentar as chances de conceber um bebê e uma forma segura e simples de o fazer é calculando quando são os seus dias mais férteis do mês. Desta forma, pode aproveitar estes dias para manter relações sexuais e poder conseguir assim, essa gravidez tão esperada e desejada. Continue lendo este artigo de umComo no qual lhe explicamos como detetar a ovulação para engravidar mostrando-lhe diferentes métodos aos quais pode recorrer.

Também lhe pode interessar: Como engravidar de menino

Controlar o fluxo vaginal

O aspeto do fluxo vaginal é um dos sinais mais evidentes para detetar a ovulação. Quando não se está ovulando, o fluxo vaginal é quase imperceptível, enquanto que naqueles dias férteis, esse fica mais abundante, com uma consistência densa, esbranquiçado e com uma textura similar ao da clara de um ovo. Quando perceber estas mudanças, significa que se encontra na ovulação no dia anterior a esta e que o seu corpo está preparado para ajudar a que o esperma entre facilmente pelo colo uterino até chegar ao útero e se encontrar com o óvulo na trompa de Falópio.

Outras mudanças no corpo

Além das variações no fluxo vaginal, é possível perceber determinados sintomas que também a podem ajudar a saber se está nos seus dias férteis. São muitas as mulheres que durante os dias em que estão ovulando têm incômodos ou mal-estar na zona baixa ou em uma parte do ventre, assim como dores nos seios, os quais também ficam ligeiramente mais sensíveis ao tato.

Confira também este artigo para esclarecer a dúvida: Dor no pé da barriga pode ser ovulação?

Como detectar a ovulação para engravidar - Outras mudanças no corpo

O ciclo menstrual

Um dos métodos mais fiáveis para detetar a ovulação é calcular os dias férteis em função da duração do ciclo menstrual, embora se trate de uma técnica mais fiável para aquelas mulheres que têm uma menstruação regular. Para que tenha um guia, preste atenção aos seguintes pontos:

  • Ciclo menstrual regular (duração de 28 dias): a ovulação costuma ocorrer por volta do dia 14 antes da menstruação vir.
  • Ciclo menstrual irregular (superiores a 35 dias): a ovulação costuma ocorrer entre os dias 19 e 25.
  • Ciclo menstrual curto (inferiores a 23 dias): a ovulação costuma ocorre entre os dias 7 e 13.

Dica: Confira também esse artigo e descubra se ovulação tardia atrasa a menstruação.

Temperatura basal

Este truque é dos mais antigos que existem e não serve apenas para detectar a ovulação mas também pode ajudar a saber se conseguiu ficar grávida. Para que seja eficiente, é recomendável que a mulher tenha em conta sua temperatura basal durante vários meses, uma vez que cada mulher é diferente. O normal é que a temperatura da mulher nos dias prévios à ovulação oscile entre 36,2 e 36,5, enquanto que quando a mulher ovula a temperatura sobe para 36,6 até mais de 37 inclusive. No caso de ficar grávida, essa temperatura elevada mantém-se. Caso venha a menstruação, a temperatura baixa de vez a 36,2 mais ou menos.Trata-se de pegar em um termômetro e medir a temperatura todas as manhãs antes de se levantar. Recomenda-se deixar o termômetro ao lado do criado mudo, para que a primeira coisa que se faça, antes de mais nada, seja medir a temperatura.

Como detectar a ovulação para engravidar - Temperatura basal

Teste de ovulação

Uma das formas mais fiáveis de saber quais são os seus dias mais férteis do mês e aumentar as chances de ficar grávida é através da realização de um teste de ovulação. Este teste com uma amostra da sua saliva, conseguirá indicar-lhe de forma precisa e fiável os seus dois dias mais férteis do mês, pelo que poderá saber facilmente em que momento deve manter relações sexuais para conceber um bebê. É aconselhável fazer este teste na primeira hora da manhã e esperar pelo menos 2 horas antes de o realizar se tiver comido, bebido, fumado ou escovado os dentes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como detectar a ovulação para engravidar, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Sandra galdino
Primeiro dia da menstruação foi dia 28 de outubro quando vou ovula?
julia checo
boa tarde eu gostaria de saber como poso ver que estou no periodo ferte, 0 meu periodo comeco no dia 19 de Novembro, quais sao os dia de period ferte obrigada peco ajuda por favor
Mario
Saber mais sobre como detectar a ovulação para ficar grávida e quais os primeiros sintomas de gravidez? o que é a ovulação?
Como detectar a ovulação para engravidar
1 de 3
Como detectar a ovulação para engravidar

Voltar ao topo da página ↑