O Autismo

Como identificar o autismo infantil

Como identificar o autismo infantil
Imagem: uma.edu.ve

O autismo é um transtorno que afeta o funcionamento correto do cérebro e o sistema nervoso. Sua causa ainda é desconhecida, existem teorias genéticas, neurobiológicas e até psicológicas que estudam a dificuldade dos autistas para se relacionar socialmente. No entanto, está claro que as atuações ou comportamentos dos pais não podem causar este transtorno. O autismo pode começar a ser identificado a partir dos 18 meses quando a criança começa a apresentar os primeiros sinais, ainda assim, o diagnóstico só pode ser realizado depois da criança ter mais de dois anos de idade. Em umComo.com.br explicamos como identificar o autismo infantil.

Passos a seguir:

1

Os sintomas do autismo manifestam-se entre os 18 e 36 meses de vida e o primeiro indício que que a criança demonstra é ignorar as pessoas: não levanta os braços para ir ao colo, não sorri ao ver seus pais e não caminha ou corre atrás de nenhuma pessoa.

2

As crianças autistas não mantêm o contato visual com as pessoas, não costumam olhar para o lugar indicado e também não olham o que as pessoas estão fazendo. Também não assinalam com os dedos para indicar que querem algo e quando cai não procura ajuda. Quando uma criança autista olha você, seu olhar parece não ver nada na sua frente.

3

As crianças autistas a partir dos 36 meses mostram mais dificuldade para se relacionar. É comum que não queiram brincar com outras crianças e prefiram estar sozinhos. Também não sabem brincar adequadamente com os brinquedos, pois não lhe dão o uso que lhes corresponde e em vez disso, preferem agarrá-los e alinhá-los ou girá-los. É por isso que também é muito útil saber como brincar com uma criança autista.

4

O comportamento das crianças autistas costuma dar muitos sinais, já que apresentam movimentos e ações que se convertem em estereótipos. Por exemplo, as crianças autistas costumam dar saltos, voar com as mãos, balançar, ter raiva passageira e apego a certas coisas.

5

A linguagem das crianças com autismo é ausente. Podem aprender a dizer uma palavra e passados alguns dias não a dizerem mais. As crianças autistas também não imitam com a voz, às vezes dizem uma palavra em repetições, mas sem envolvê-la no significado correto. Quanto à linguagem, se uma criança de 12 meses não balbucia ou uma de 24 meses não elabora uma frase completa é um alarme considerável da presença deste transtorno.

6

Se acha que seu filho tem alguns destes sintomas o melhor é que o leve a um neurologista para uma revisão exaustiva. São muitos os casos de crianças autistas que diagnosticadas a tempo e com ajuda de suas terapias apresentam um avanço considerável.

7

Caso o especialista confirme que se trata de um caso de autismo, será bom que tenha em conta:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar o autismo infantil, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
gilza
meu neto tem 6 anos, ele esta passando por certo tipo de comportamento que não estamos sabendo identificar qual e o problema ,ele repete as atitudes varias vezes, fala o mesmo assunto todas as vezes , e todos os dias, e ta muito impulsivo e muito agitado, nao para um minuto sentado na sala de aula estamos muito preocupados o que poderá ser me ajude por favor. Obrigada.
Imagem: uma.edu.ve
Como identificar o autismo infantil