Partilhar

Como limpar o tártaro dos meus dentes

Como limpar o tártaro dos meus dentes

Quando a placa, uma película incolor de bactérias vivas e mortas, endurece nos dentes, converte-se em tártaro. O tártaro, varia de amarelo a marrom. Embora se diga que a placa bacteriana é a a principal causa de cáries dentárias, na realidade o depósito de tártaro é o que causa mais danos. Esta acumulação deve ser removida, para evitar cáries dentárias dolorosas e pouco atrativas e a doenças nas gengivas. Ao praticar uma boa higiene dentária, pode evitar a placa bacteriana que leva à acumulação de tártaro, por isso deve prestar muita atenção a este artigo de umComo sobre como limpar o tártaro dos seus dentes.

Também lhe pode interessar: Como evitar o tártaro nos dentes
Passos a seguir:
1

Siga a técnica correta de escovar os dentes com uma pasta de dentes especial para o controle e eliminação de tártaro. Deve escovar os seus dentes pelo menos duas vezes ao dia, mas recomenda-se escovar os dentes depois de cada refeição e antes de se deitar.

Como limpar o tártaro dos meus dentes - Passo 1
2

Use fio dental usando a técnica correta diariamente. O uso de fio dental elimina os restos de alimentos e bebidas, bem como a placa bacteriana e o tártaro entre os dentes e na base das gengivas. Poderá encontrá-lo na farmácia e supermercados.

Como limpar o tártaro dos meus dentes - Passo 2
3

Use um enxágue bucal para o controlo da placa bacteriana e tártaro para matar as bactérias, isto também evita a acumulação de placa e tártaro. Vale lembrar que existem produtos específicos que ajudam a combater o tártaro e a evitar a proliferação, pelo que lhe recomendamos que opte por esses. O seu dentista ou farmacêutico poderá aconselhar o mais apropriados e, deverá seguir sempre as instruções do fabricante.

Como limpar o tártaro dos meus dentes - Passo 3
4

Escove os dentes com bicarbonato de sódio uma vez por semana. O bicarbonato de sódio é um remédio caseiro natural para eliminar a placa bacteriana e prevenir o tártaro. Este método também reduz as manchas nos dentes. No entanto, o seu uso excessivo pode ser abrasivo para os seus dentes, por isso não deverá recorrer a este produto diariamente.

Como limpar o tártaro dos meus dentes - Passo 4
5

Bocheche a boca com uma mistura de água e água oxigenada ou peróxido de hidrogênio com regularidade. A mistura deve ser metade de água e a outra metade de peróxido. Este método elimina as bactérias, reduz a placa e o tártaro, e funciona como clareador de dentes natural.

Como limpar o tártaro dos meus dentes - Passo 5
6

Além disso, será indispensável consultar o dentista regularmente para realizar um check-up e limpeza dental. Isto é essencial para manter os dentes e a gengivas saudáveis, assim como prevenir possíveis doenças buco dentais.

Como limpar o tártaro dos meus dentes - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o tártaro dos meus dentes, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Escove os seus dentes pelo menos durante dois minutos de cada vez e preste especial atenção aos dentes de trás, já que são mais difíceis de alcançar e limpar.

Escrever comentário sobre Como limpar o tártaro dos meus dentes

O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
jairo de moura
Estou com uma bactéria no meu dente já acordei com a boca inchada como faço
Editor umComo.com.br
Oi Jairo! Nesse caso deve consultar o seu dentista e seguir as usas recomendações.
fabiana de britto
Oi uso aparelho devido ao mau cuidado minhas gengivas estão bein inxadas oque devo fazer será preciso remover o aparelho ?agora estou fazendo uma boa egiene será que vai volta ao normal rapido
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Fabiana, se você está usando aparelho, sugiro que consulte o seu dentista e siga as suas indicações.
Jeniffer
Ola boa noite ja fiz raspagens duas vzs de tartaro e ja vou pra terceira ,nao consigo me livrar do tsrtaro o que fz?
Carlos Henrique
bom dia sara os meus dentes estão amarelados na parte interior queria saber uma dica como posso acabar com esse problema.
Camila santos
Adorei as dicas
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Camila, que bom saber! Muito obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
rovian bomfim mattos
meus dentes de baixo tem tártaro .E eu usando fio dental e ele esta tipo quebrando e normal .A parte mais dura vai sai a decorer que eu for usando fio dental. Ou vou te que ir ao dentista
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rovian, talvez o melhor seja você ir ao dentista fazer uma destartarização.
rodrigo
Usar metade de agua e metade de peróxido de hidrogênio na boca não é perigoso? E o bicarbonato de sódio é abrasivo e não pode acabar com o esmalte do dente? Eu tenho probema de mau halito acho que por causa da placa bacteriana. Faço toda a limpeza de forma correta e acho que vem dos dentes.
ivanete moreira s.magata
olá ,quero tirar uma dúvida com vcs. que a minha filha colou aparelho nos dentes inferior e começou ter tártaro. e se precisa fazer a limpeza nos dentes para fazer a remoção de tártaro,né melhor retirar o aparelho fixo? e nem precisava usar aparelho nos dentes inferior...e a dentista já foi colocando sem nos falar ...e a minha filha não consegue se alimentar..por favor é obrigado usar aparelho ,só pq a dentista quer?pq não ta saindo nada de graça.. obrigada ,fico no aguardo..
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Ivanete, talvez o melhor fosse vocês irem a outro dentista para terem uma opinião diferente. Quanto ao ter de retirar o aparelho para o tártaro, isso é algo que tem de ver com o dentista, mas procure outro para ter uma opinião diferente. Obrigada pelo seu comentário :)
larissa
o que eu faço para tira-los?
sandros
Tenho dentes amarelos, como posso limpa-los. Estou fazendo uso de água oxigenada com bicabornato de sódio, uma vez por semana, há outra maneira de fazer essa limpeza. Há outros metodos para a realização, agradeço a atenção.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Sandros, veja aqui a forma correta de branquear os dentes usando bicarbonato e água oxigenada: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-branquear-os-dentes-com-bicarbonato-12133.html http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-clarear-os-dentes-com-agua-oxigenada-3821.html Obrigada pelo seu comentário :)

Como limpar o tártaro dos meus dentes
1 de 7
Como limpar o tártaro dos meus dentes

Voltar ao topo da página