Partilhar

Como reconhecer as contrações do parto

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como reconhecer as contrações do parto

Durante a gravidez, especialmente nas semanas finais, as mães experimentam contrações por causa dos movimentos do bebê dentro do útero. Esta situação produz grande alarme nos futuros pais e muitos acabam correndo para o consultório médico temendo que o bebê nasça antes da hora. Como reconhecer as contrações do parto é útil para saber em que momento é conveniente ir para o hospital ou clínica e em qual é apenas um alarme falso. Descubra as diferenças em umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Quando começam as contrações na gravidez?
Passos a seguir:
1

É normal que no decorrer da gestação ocorram contrações em várias oportunidades; as mais alarmantes são as que acontecem nas últimas semanas de gravidez, pois fazem pensar que chegou o momento.

2

Estes tipos de contrações ocorrem de forma irregular; a sensação é similar a um desconforto menstrual, uma espécie de choque que não é muito intenso nem doloroso, além disso param repentinamente sem que se repitam por dias ou semanas. É uma forma que o corpo tem de preparar o útero para o trabalho de parto.

3

As contrações do parto caracterizam-se por chegar em intervalos de tempo regulares: no princípio do trabalho apresentam-se com diferença entre 15 minutos e meia hora uma da outra. Pouco a pouco tornam-se mais seguidas, respeitando a regularidade do tempo.

4

Uma vez que se iniciam, as contrações do parto não param, vão aumentando.

5

A dor é cada vez mais intensa por causa do trabalho que os músculos do colo uterino fazem, cessa entre uma contração e outra e volta com a presença das mesmas.

6

Antes de correr para o hospital convém acalmar-se e medir a duração e o intervalo de tempo de cada contração. No começo o intervalo será de 15 a 30 minutos entre uma e outra e as mesmas durarão de 15 a 20 segundos.

7

Quando as contrações continuam e se manifestam a cada 10 minutos durante cerca de 1 minuto cada uma é o momento de pegar as coisas e ir para o hospital, pois o bebê já está pronto para nascer.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reconhecer as contrações do parto, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • É importante evitar se alarmar e se encher de ansiedade sem necessidade, ajam com calma antes de ir para o hospital por um alarme falso.
  • Se você não tem certeza de que entrou em trabalho de parto o melhor é ligar para o seu médico e comentar sobre os seus sintomas exatos, pois ele poderá indicar o que fazer.

Escrever comentário sobre Como reconhecer as contrações do parto

O que lhe pareceu o artigo?

Como reconhecer as contrações do parto
Como reconhecer as contrações do parto

Voltar ao topo da página