Outros Primeiros socorros e emergências

Como remover sanguessugas

Karol Jares
Por Karol Jares. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como remover sanguessugas
Imagem: listas.20minutos.es

Ambientes úmidos, com lama, vegetação rasteira e próximos de água doce são lugares onde podemos encontrar sanguessugas. E se uma delas grudar no seu corpo e começar a sugar o seu sangue? Calma, não entre em pânico. O umComo ensina a remover sanguessugas nesse artigo.

Índice

  1. Uma sanguessuga, e agora?
  2. Removendo a sanguessuga
  3. Tratando do ferimento

Uma sanguessuga, e agora?

Calma. As sanguessugas são vermes que grudam em animais de sangue quente e, como o próprio nome diz, sugam o sangue deles. Mas esse procedimento não transmite doenças e não dói. Então, se você for solidário com a natureza e com a alimentação dos bichinhos, é só ficar calmo e esperar a sanguessuga se desprender do seu corpo naturalmente. Ela fará isso assim que estiver bem gordinha (as sanguessugas aumentam em até dez vezes o seu tamanho depois de uma refeição) depois de uns quinze minutos.

Como remover sanguessugas - Uma sanguessuga, e agora?
Imagem: joseferreira.com.br

Removendo a sanguessuga

Se a ideia de ver um verme sugando o seu sangue te parecer pavorosa, você pode removê-la.

Saiba como:

  • Procure pela ventosa, que é a parte mais fina da sanguessuga, que está grudada no corpo do hospedeiro. Localizando esta, você pode remover a sanguessuga soltando a ventosa da sua pele, com a unha ou mesmo com um cartão de plástico. Ao remover a sanguessuga pela ventosa, faça-o com cuidado. Se você puxar com força, ela pode rebentar, e deixar a ventosa ainda colada na sua pele.
  • Não utilize sal, shampoo ou mesmo tente atear fogo sobre a sanguessuga. Esses métodos fazem com que a sanguessuga agonize antes de morrer e, ela estando em contato com a sua pele, pode acabar causando alguma infecção mais grave.
  • Se a sanguessuga está em um lugar de mais difícil acesso, como narina ou orelhas, sua remoção é mais complicada. Tente fazer a remoção a partir da ventosa, mas só se você estiver conseguindo ver a ventosa. Deixar ela sugar o sangue e se desprender naturalmente pode ser a única saída, mas atenção: como elas aumentam muito de tamanho, pode ser que não consigam sair. Considere a ideia de furá-las para impedir a obstrução das narinas, por exemplo. Não, não será nada agradável. Mas, se for necessário, você já sabe o que fazer.
  • Não saia fazendo nada potencialmente perigoso. Se houver uma sanguessuga em algum orifício, procure um médico. Mesmo para as que ficam na superfície da pele, espere para ver se há algum vestígio de infecção ou alergia e, se houver, procure tratamento o mais rápido possível.

Tratando do ferimento

Assim que remover a sanguessuga do seu corpo, trate do ferimento. Este vai sangrar bastante e pode apresentar alguma coceira durante a cicatrização, mas não haverá maiores complicações. Ao verificar possíveis sinais de uma reação alérgica, procure um médico. É raro alergia à sanguessugas, mas não é impossível.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover sanguessugas, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
renato
apos tirar cinco sangue sugas da minha perna começou uma coçeira pertugadora como faço para eliminar
Imagem: listas.20minutos.es
Imagem: joseferreira.com.br
1 de 2
Como remover sanguessugas