Partilhar
Partilhar em:

Como saber se meu metabolismo é rápido ou lento

Como saber se meu metabolismo é rápido ou lento

Um dos pontos básicos para poder perder peso é que o metabolismo funcione corretamente e possa utilizar as calorias que ingere como modo de fonte de energia, evitando que fiquem armazenadas no corpo como gordura saturada. O fato do seu metabolismo ser lento ou rápido depende de múltiplos fatores, entre os quais se inclui a idade, motivos genéticos, o sexo, a atividade física, a dieta, etc. Neste artigo do umCOMO vamos explicar para você como saber se o seu metabolismo é rápido ou lento, indicando alguns sinais que podem ajudá-lo a saber a resposta, assim como alguns truques para que possa melhorar o trabalho metabólico e acelerar, portanto, a perda de peso.

Também lhe pode interessar: O que é e como funciona o Lipomax

O que é o metabolismo?

Antes de poder ajudá-lo a saber se o seu metabolismo é lento ou rápido é importante que entenda do que estamos falamos quando nos referimos a "metabolismo". Esta palavra inclui diferentes reações químicas que conseguem aproveitar a energia procedente dos alimentos e fazer com que o nosso organismo funcione corretamente.

A energia mínima que precisamos diariamente é conhecida pelo nome de "metabolismo basal" e é diferente em função de cada pessoa, pois uma criança de seis anos não precisará da mesma quantidade que um homem que trabalha sentado no computador.

Além disso, dependendo do ritmo do metabolismo, existem dois tipos:

  • Metabolismo rápido: isto é, quando o nosso organismo consome uma grande quantidade de energia para poder levar a cabo uma jornada normal. As pessoas que têm este tipo de metabolismo quase não guardam energia (ou seja, armazenam muito pouco como gordura saturada) e, portanto, aproveitam-na por completo ou eliminam-na.
  • Metabolismo lento: o organismo da pessoa com este tipo de metabolismo precisa de uma quantidade menor de energia para poder levar a cabo suas funções vitais. Aquilo que não consome, economiza em forma de gordura.
O que é o metabolismo?

Metabolismo lento ou metabolismo rápido

Vamos começar a explicar os sinais que ajudarão você a saber se tem o metabolismo rápido ou lento. As pessoas com o metabolismo rápido costumam ter processos digestivos mais rápidos, ou seja, uma comida normal pode ser digerida em uma hora; enquanto as pessoas de metabolismo lento estão mais tempo para digerir os alimentos, podendo inclusive estar mais de 2 horas com a sensação de saciedade.

As pessoas com o metabolismo rápido costumam ter o corpo muito quente pois o organismo está processando mais energia, portanto, seus músculos trabalham de forma mais eficiente fazendo com que a sensação interna de calor aumente. Por outro lado, as pessoas com o metabolismo lento costumam ser mais friorentas.

Outro sinal que ajudará a saber se tem o metabolismo lento ou rápido é sua transpiração, se é muito raro você suar ou se inclusive fazendo exercício sua muito pouco, é porque tem o metabolismo lento. Em contrapartida, as pessoas que suam muito é porque o seu metabolismo trabalha em excesso fazendo com que todo o corpo esteja em gasto energético constante.

Quando uma pessoa tem o metabolismo rápido tende a comer uma quantidade maior de comida, pois o organismo precisa de um número maior de calorias para poder passar uma jornada normal em comparação com uma pessoa de metabolismo lento. Consequentemente, se alguém come muito mas não engorda, com certeza é devido a um metabolismo rápido.

Mais dados sobre o metabolismo

Do que depende ter o metabolismo lento ou rápido? Já indicamos mais acima que há diferentes fatores que intervêm no tipo de metabolismo, mas de seguida vamos listar alguns deles para conhecer as causas que podem afetar o ritmo metabólico:

  • O tamanho dos seus músculos: uma pessoa que tenha o corpo musculoso e fibrado precisará de um número maior de calorias porque, inclusive em repouso, isso gasta calorias.
  • O sexo: regra geral, os homens têm o metabolismo mais rápido que as mulheres porque costumam ter a massa muscular mais desenvolvida que as mulheres.
  • A idade: quando uma pessoa vai ficando mais velha, vai perdendo massa muscular e, portanto, perde menos calorias. As mudanças de metabolismo podem vir, então, com o tempo.

Conselhos para acelerar o metabolismo

Se quiser acelerar seu metabolismo para trabalhar mais, para queimar mais calorias, deverá começar a fazer mudanças em seus hábitos diários e, principalmente, começar a praticar exercício. O esporte não só nos ajudará a queimar calorias enquanto estivermos ativos, mas também continuará queimando quando estivermos em repouso.

Também é importante que aposte em uma dieta saudável e pobre em gorduras para encher seu organismo de nutrientes saudáveis e essenciais, deixando de lado os açúcares e as gorduras. Saiba que existe uma dieta conhecida como "dieta do metabolismo rápido": é um plano promovido por Haylie Pomroy, que se baseia em distribuir os alimentos em várias refeições por dia para conseguir que o corpo esteja ativo mais vezes ao longo do mesmo. Neste outro artigo da umComo contamos como fazer a dieta do metabolismo rápido.

Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigo parecidos a Como saber se meu metabolismo é rápido ou lento, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Relacionados
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como saber se meu metabolismo é rápido ou lento

Muito útil

Descubra vídeos interessantes
Cocktails & Comidas
Carnaval
Maquiagem
Aulas de Zumba
Como saber se meu metabolismo é rápido ou lento
1 de 2
Como saber se meu metabolismo é rápido ou lento