Instrumentos Odontológicos

Como saber se preciso de aparelho dentário

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 dezembro 2019
Como saber se preciso de aparelho dentário
Imagem: blogdemodaedicasfemeninas.com.br

O sorriso é a curva mais bonita do ser humano, por isso é normal que queiramos ter esta parte do nosso corpo nas devidas condições. Mas, dentes tortos ou nascendo uns por cima dos outros podem ser um problema. Para corrigir estes e outros problemas bucais pode ser necessário usar aparelho nos dentes para corrigir as imperfeições e ficar com um sorriso lindo. Mas você sabe se precisa de aparelho dentário? Continue lendo este artigo de umComo e descubra.

Também lhe pode interessar: Como disfarçar o aparelho dentário

Passos a seguir:

1

Muitos dos problemas bucais são perceptíveis logo em criança, após ter a dentição completa. Por isso, cabe aos pais verificar se realmente a criança tem algum problema nos dentes e levá-la ao dentista. Mas, não existe uma idade específica para colocar o aparelho. Isso vai depender do tipo de mordida da pessoa e, claro de quando a pessoa ou a família envolvida estiver de acordo, pois afinal trata-se de um tratamento um pouco dispendioso.

2

Vale lembrar que apenas seu dentista ou ortodontista é que poderá determinar se você precisa ou não de tratamento ortodôntico. No entanto, observando alguns sinais em casa conseguirá perceber se precisa ou não de aparelho. Você pode precisar de aparelho dentário se:

  • Apresentar apinhamento de dentes, ou seja, quando os dentes saem da sua posição e ficam fora do arco que formam os dentes.
  • Existir diastema, um espaço entre um ou mais dentes. Para além de ser um problema estético, pode prejudicar a mastigação de alimentos.
  • Ocorrer um desvio da linha mediana, que acontece quando o centro do arco superior de dentes não fica alinhado com o centro inferior.
  • Apresentar mordida profunda, aberta ou cruzada. A mordida profunda ocorre quando os dentes superior cobrem os inferior, impedindo a sua visualização. A mordida aberta ocorre quando existem espaços entre os dentes superiores e inferiores. E a mordida cruzada ocorre quando os dentes superiores ficam dentro dos dentes inferiores ao morder normalmente.
  • Apresentar overjet aumentado, ou seja, quando a ponta dos dentes incisivos superiores à frente da ponta dos incisivos inferiores em mais de 4 mm. O normal é que os incisivos superiores estejam à frente entre 1 e 4 mm.
Como saber se preciso de aparelho dentário - Passo 2
Imagem: odontoespecializada.com.br
3

Em crianças, para além dos sinais anteriores, outros sinais também podem indicar que precisa de aparelho dentário. Observa se fica o tempo todo com a boca aberta, se baba no travesseiro durante a noite, se chupa o dedo e se alimenta corretamente.

Como saber se preciso de aparelho dentário - Passo 3
Imagem: villavitaclinica.blogspot.pt
4

Se observar algum dos sinais acima referidos, deve consultar o dentista ou ortodontista, pois é ele quem decide se você precisa ou não de aparelho dentário através da realização de um raio-x.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se preciso de aparelho dentário, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ana carolina benvindo fonseca
entao eu tenho dois dentes na frente que um deles esta começando a subir encima do outro isso e sinal que presciso usar aparelho
Imagem: blogdemodaedicasfemeninas.com.br
Imagem: odontoespecializada.com.br
Imagem: villavitaclinica.blogspot.pt
1 de 3
Como saber se preciso de aparelho dentário