Partilhar

Como saber se tenho cera no ouvido

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como saber se tenho cera no ouvido

Sente dores leves no ouvido? Alguns sinais podem estar indicando que está com uma acumulação de cerume no ouvido, que é recomendável limpar para poder recuperar seu bem-estar e sua capacidade auditiva. A cera é um mecanismo natural que o nosso corpo fabrica para poder manter protegidos os nossos canais auditivos e evitar qualquer infecção que possa penetrar por esta zona. Mas, quando criada em abundância, podemos ter algumas sensações incômodas que são fáceis de tratar. Neste artigo de umComo vamos contar como saber se está com cera no ouvido indicando alguns dos sintomas mais evidentes deste problema e ajudando a limpá-los de forma natural.

Também lhe pode interessar: Como limpar a cera dos ouvidos
Passos a seguir:
1

Para poder saber se está com cera nos ouvidos é essencial perceber os sintomas relacionados com esta condição. Entre os mais comuns, destacamos os seguintes:

  • Perda de audição: a acumulação de cerume pode produzir uma sensação de "tampão" no ouvido e, em consequência, uma diminuição da capacidade auditiva. Isto costuma ocorrer de forma repentina e não gradual, ou seja, de um dia para outro pode acordar com a sensação de estar "surdo" e não ser capaz de escutar muito bem.
  • Ouvir sua própria voz: também costuma ser habitual que as pessoas com os ouvidos tampados ouçam como a sua voz fica formando eco quando falam.
  • Dor na zona do ouvido: também é possível que a acumulação de cera produza certas dores na zona, que costumam ser leves mas que se podem complicar se não forem tratadas de forma imediata. Por isso, se sentir dores, vá ao otorrinolaringologista para retirar a cera e recuperar a sua saúde.
  • Zumbidos: devido à sensação de ter os ouvidos tampados também é frequente que apareçam leves zumbidos no ouvido.
  • Enjoos ou vertigens: nos casos mais extremos também pode acontecer a cera produzir alguns enjoos ou, inclusive, vertigens que impeçam o paciente de levar sua vida com normalidade.

Todos estes sintomas desaparecem no momento em que elimina o excesso de cera, com a ajuda de um médico ou de alguns remédios caseiros.

Como saber se tenho cera no ouvido - Passo 1
2

Mas o fato de ter cera no ouvido não deve alarmar ninguém, pois é normal que ao limpar veja como, às vezes, aparece uma mancha amarelada devido ao cerume. Só precisa ir ao médico ou limpar o ouvido em profundidade caso sinta sérios incômodos auditivos, pois lembre-se que a cera cumpre uma função básica em nosso corpo, sendo uma barreira protetora que mantém afastadas as bactérias e as infecções.

Nossas glândulas do canal auditivo externo criam a cera: uma mistura de cera, sebo e demais compostos orgânicos que são indispensáveis para proteger a boa saúde do nosso ouvido. A principal função desta substância é proteger-nos de agentes externos e de infecções que poderiam danificar o nosso ouvido interno.

Sendo assim, é totalmente necessário ter cera para poder estar corretamente protegido; só no caso de notar que está criando uma grande quantidade de cerume e que isto está alterando a sua capacidade auditiva é que deverá ir ao médico ou tentar limpar o ouvido para eliminar o excesso.

Como saber se tenho cera no ouvido - Passo 2
3

O mais recomendável é que se tiver cera, vá a um médico para extrair sem danificar o interior do ouvido; na consulta introduzirão água morna para poder amolecer a cera e conseguir drená-la para o exterior, desaparecendo com ela do seu corpo. No entanto, deve saber que também pode fazer este procedimento em casa com produtos como água oxigenada ou camomila. De seguida, contamos como:

  • Água oxigenada para a cera

Este produto ajudará a desinfetar a zona além de amolecer a cera e permitir que se elimine do corpo. Para levar a cabo este tratamento terá que introduzir umas gotas de água oxigenada no interior do ouvido (com a ajuda de um conta-gotas ou uma seringa) e virar a cabeça de lado para conseguir que penetre bem. Deixe atuar uns 3 minutos e depois incline a cabeça para o outro lado, para que o cerume caia por si só.

Para limpar a cera que vai saindo NÃO use cotonetes (pois isso iria empurrá-la de novo para dentro), o melhor é que com um papel vá limpando a parte externa mas sem enfiar nada dentro do ouvido, pois poderia provocar uma infecção.

  • Camomila para o cerume

Um chá de camomila contém propriedades antissépticas que ajudarão a limpar a zona profundamente e, além disso, a temperatura morna desta solução conseguirá amolecer mais facilmente a cera acumulada no ouvido para eliminá-la bem mais rápido. Para levar a cabo este remédio só terá que preparar o chá e, quando estiver pronto, deixar esfriar um pouco (tem que estar morno).

De seguida, teremos que esquentar umas gotas de azeite de oliva e, quando estiver tudo morno, aplicar no interior do ouvido com um conta-gotas ou uma seringa; adicionamos umas gotas de camomila no ouvido e deixamos atuar por 5 minutos, virando a cabeça de lado para penetrar melhor.

Se quiser mais ideias recomendamos que leia o nosso artigo sobre como tirar a cera do ouvido naturalmente.

Como saber se tenho cera no ouvido - Passo 3
4

É importante que, para evitar infecções ou complicações, saiba que a limpeza da cera deve ser muito cuidadosa e rigorosa; por este motivo, se não se sentir preparado, o melhor é ir a um especialista para eliminar rapidamente. Por exemplo, os cotonetes de algodão que normalmente se usam para limpar os ouvidos não são recomendáveis neste caso pois empurrarão o cerume para o interior, podendo chegar a causar infecções. De fato, este tipo de produto deve ser usado no ouvido externo para limpar restos de cera que possam ser visíveis desde fora.

Nos dois tratamentos que indicamos, especificamos que deve jogar as gotas com um conta-gotas ou seringa: o motivo é que é totalmente desaconselhável aplicar um líquido com muita força no ouvido, pois isso só deve ser feito por um profissional já que a pressão pode provocar uma perfuração ou infecção.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se tenho cera no ouvido, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como saber se tenho cera no ouvido

O que lhe pareceu o artigo?

Como saber se tenho cera no ouvido
1 de 4
Como saber se tenho cera no ouvido

Voltar ao topo da página