Partilhar

Como tratar a catapora

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tratar a catapora

A catapora é uma infecção causada pelo vírus zoster da varicela e ainda que as vacinas tenham demonstrado ser eficazes na prevenção, atualmente não há cura. O tratamento em casa pode diminuir os efeitos dos incômodos sintomas, que incluem febre leve, erupções cutâneas e coceira. Como a catapora é altamente contagiosa, é recomendado o isolamento da pessoa afetada até que os sintomas tenham desaparecido. Esta condição com maior frequência em crianças pequenas e bebês, por isso em umComo explicamos-lhe como tratar a catapora para diminuir os seus sintomas.

Também lhe pode interessar: Como curar a catapora
Passos a seguir:
1

A catapora é um vírus para o qual não há cura, felizmente esta doença desaparece por si só uma ou duas semanas depois de começarem os primeiros sintomas. Embora desapareça por si mesma, a catapora apresenta sintomas muito incômodos para o paciente, pelo que o tratamento consiste basicamente em amenizar o seu impacto e permitir uma recuperação rápida sem deixar marcas na pele, para o conseguir é conveniente seguir os conselhos que damos de seguida.

2

Os tratamentos à base de plantas são eficientes no tratamento da catapora e devem se aplicar ao longo da duração da presença do vírus. Por exemplo, a erva de São João ataca o vírus e reduz a dor, pode ser ingerida de forma oral ou aplicada em forma de óleos essenciais nas zonas da pele afetadas.

A polpa de aloe vera, que pode extrair facilmente cortando uma das suas folhas, e o óleo essencial de lavanda aliviam a coceira e mantêm as áreas afetadas da pele fresca durante o processo de cura, deverá aplicar diretamente na área afetada 2 ou 3 vezes ao dia.

Como tratar a catapora - Passo 2
3

Para tratar a catapora é importante administrar medicamentos para baixar a febre que melhorem este incômodo sintoma. O paracetamol administra-se por via oral às pessoas com catapora para reduzir a febre e a dor.

As crianças entre os 2 e os 3 anos de idade recebem uma colher de chá de paracetamol a cada quatro a seis horas, para as crianças com menos de 2 anos de idade recomenda-se consultar o médico. A aspirina não deve ser utilizada para o tratamento da catapora, pelo que se recomenda utilizar paracetamol.

Como tratar a catapora - Passo 3
4

Os banhos frescos preparados com o pó de farinha de aveia acalmam a pele e ajudam a reduzir a coceira. Basta adicionar ao banho uma xícara de aveia triturada no liquidificador para conseguir excelentes efeitos melhorando a condição da pele afetada pela catapora.

O bicarbonato de sódio também tem propriedades idênticas de cura e pode substituir a farinha de aveia. Adicione meia xícara de bicarbonato de sódio a um banho pouco profundo ou uma xícara completa para um banho profundo. Use uma toalha úmida e embebida com bicarbonato de sódio diluído ou óleo de lavanda na zona de erupções para evitar arranhões e danos na pele.

Como tratar a catapora - Passo 4
5

Para as pessoas que têm um alto risco de complicações devido à catapora, é necessário que os médicos receitem medicamentos para reduzir a duração da infeção e para ajudar a diminuir o risco de complicações.

6

Além de todas estas recomendações para curar a catapora, existem alguns remédios naturais que pode colocar em prática para diminuir os sintomas e garantir uma rápida recuperação. Para os conhecer, convidamos você a ler o nosso artigo com remédios caseiros para a catapora.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a catapora, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • As mulheres grávidas e as crianças com sistemas imunológicos fracos são considerados de alto risco de desenvolver complicações da catapora. Consulte um médico de imediato se aparecerem os sintomas.

Escrever comentário sobre Como tratar a catapora

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
sarah coelho linhares
boa tarde gostaria de saber o pq minha filha pegou por duas vezes?ela tinha nove meses agora com 9 anos e 9 meses febre deu ate na garganta nss estou super preoculpada!
JESSICA
QUEM SABE QUANDO CRIANCA SUA FILHA TEVE SINDROME PE, MAO E BOCA. É BEM PARECIDO COM CATAPORA.
ian bispo de oliveira
como tratar a catapora eu estol morrendo de febre e de coceiras meu copo esta cheio de bolhas nojentas
robson
Quas os produtos domerticos que contém bicarbonato para tratar a catapora.

Como tratar a catapora
1 de 4
Como tratar a catapora

Voltar ao topo da página