Como tratar a colite ou inflamação do cólon
O cólon é a parte mais larga do intestino grosso, e a colite consiste na inflamação desta parte do intestino grosso.
Existem vários tipos de colites, as mais frequentes são as colites catarrais ou mucosas, nas quais o agente causador é um micróbio que se aproveita da mucosa que existe dentro do cólon com a finalidade de crescer e se desenvolver. Nestes casos, as causas do seu aparecimento são devido à dieta ou devido a uma insuficiência gástrica. Está sofrendo desta condição? Continue lendo e tome nota dos conselhos que lhe damos em umComo sobre como tratar a colite ou inflamação do cólon.
Passos a seguir:
Se sofre desta condição e se sente angustiado e/ou estressado, é muito importante que relaxe. Para isso, recomenda-se recorrer a diversas técnicas como os exercícios de respiração, a prática de atividade física frequente ou a realização de aulas que estimulem a diminuição do estresse como o ioga ou o pilates.
Além disso, é muito importante mastigar muito bem os alimentos e comer de forma lente e pausada para favorecer a digestão e diminuir os desconfortos.
Para tratar a colite e evitar piorar é necessário seguir uma boa alimentação, evitar ao máximo a ingestão de doces e não beber líquidos muito frios ou muito quentes. O melhor é ingerir bebidas à temperatura ambiente para facilitar a digestão.
Além disso, há alguns alimentos que é conveniente incorporar à sua dieta e outros que, pelo contrário, deverá limitar ao máximo. No nosso artigo como comer se tenho colite explicamos-lhe com detalhe.
Uma boa opção para comer se tem colite são os iogurtes e o kefir, por isso pode combinar ambos alimentos ao longo do dia. O kefir tem uma aparência similar à da couve-flor mas é mais suave, trata-se de um produto lácteo fermentado que tem diferentes propriedades. De forma geral, podemos dizer que o kefir se usa para regenerar a flora intestinal e além disso facilita a digestão e elimina problemas de prisão de ventre, do mesmo modo que faz o iogurte. Isto se deve a que ambos os alimentos contêm probióticos, ou seja, bactérias benéficas para a saúde gástrica e o sistema imunológico.
Quando sofre uma crise devido à inflamação do cólon, recomendamos-lhe que coloque compressas quentes sobre a zona em que sente dor. Estas compressas devem ser renovadas várias vezes até que a dor desapareça. É recomendável aplicá-las pelo menos 3 vezes ao dia para diminuir os incômodos.
No caso de as compressas não serem o suficiente para diminuir as dores, pode tomar um banho quente de 15 minutos de duração. Também pode combinar os dois tratamentos.
Um remédio muito simples e muito eficiente para tratar a colite ou inflamação do cólon é tomar um infusão de camomila pelo menos entre 2 a 3 vezes ao dia. Esta planta conta com diversas propriedades medicinais entre as quais se destacam o seu poder anti-inflamatório e a sua capacidade para melhorar as digestões, otimizando o funcionamento do nosso estômago.
Pode tomar uma xícara quando tiver dores ou depois das refeições principais para favorecer a digestão.
A água de linhaça ou sementes de linhaça também são benéficas para tratar a colite, pois ajudará a reduzir a inflamação e a favorecer o trânsito intestinal. Para a ingerir, deverá adicionar duas colheres de sopa de sementes de linhaça a um copo de água, tape o copo e deixe repousar toda a noite. Na manhã seguinte coe a água para retirar as sementes e beba em jejum. Pode realizar este procedimento todos os dias ou quando os sintomas da colite estiverem presentes.
As compressas de vinagre de maçã, de preferência morno ou quente, são também uma alternativa natural para tratar a colite ou inflamação do cólon. Recomenda-se colocá-la no zona afetada e deixar atuar cerca de duas horas para conseguir melhores resultados.
O alcaçuz conta com diversas propriedades medicinais, destacando-se especialmente a sua capacidade para favorecer a digestão, as suas qualidades antiespasmódicas e as suas propriedades para combater a acidez estomacal. Por isso, trata-se de um bom remédio natural para diminuir os incômodos causados pela colite.
Para o ingerir pode realizar uma infusão com uma colher de sopa de raiz de alcaçuz em um copo de água, deixar ferver por 5 minutos, apagar o fogo e deixar repousar 10 minutos antes de beber. Tome cada vez que sentir dores.
Lembre-se que se os desconfortos e a inflamação do cólon ocorrerem com muita frequência, é necessário que consulte um gastroenterologista para uma revisão completa.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a colite ou inflamação do cólon, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.