menu
Partilhar

Como tratar a colite ou inflamação do cólon

Como tratar a colite ou inflamação do cólon

O cólon é a parte mais larga do intestino grosso, e a colite consiste na inflamação desta parte do intestino grosso.

Existem vários tipos de colites, as mais frequentes são as colites catarrais ou mucosas, nas quais o agente causador é um micróbio que se aproveita da mucosa que existe dentro do cólon com a finalidade de crescer e se desenvolver. Nestes casos, as causas do seu aparecimento são devido à dieta ou devido a uma insuficiência gástrica. Está sofrendo desta condição? Continue lendo e tome nota dos conselhos que lhe damos em umComo sobre como tratar a colite ou inflamação do cólon.

Também lhe pode interessar: Para que serve a camomila
Passos a seguir:
1

Se sofre desta condição e se sente angustiado e/ou estressado, é muito importante que relaxe. Para isso, recomenda-se recorrer a diversas técnicas como os exercícios de respiração, a prática de atividade física frequente ou a realização de aulas que estimulem a diminuição do estresse como o ioga ou o pilates.

Além disso, é muito importante mastigar muito bem os alimentos e comer de forma lente e pausada para favorecer a digestão e diminuir os desconfortos.

Como tratar a colite ou inflamação do cólon - Passo 1
2

Para tratar a colite e evitar piorar é necessário seguir uma boa alimentação, evitar ao máximo a ingestão de doces e não beber líquidos muito frios ou muito quentes. O melhor é ingerir bebidas à temperatura ambiente para facilitar a digestão.

Além disso, há alguns alimentos que é conveniente incorporar à sua dieta e outros que, pelo contrário, deverá limitar ao máximo. No nosso artigo como comer se tenho colite explicamos-lhe com detalhe.

Como tratar a colite ou inflamação do cólon - Passo 2
3

Uma boa opção para comer se tem colite são os iogurtes e o kefir, por isso pode combinar ambos alimentos ao longo do dia. O kefir tem uma aparência similar à da couve-flor mas é mais suave, trata-se de um produto lácteo fermentado que tem diferentes propriedades. De forma geral, podemos dizer que o kefir se usa para regenerar a flora intestinal e além disso facilita a digestão e elimina problemas de prisão de ventre, do mesmo modo que faz o iogurte. Isto se deve a que ambos os alimentos contêm probióticos, ou seja, bactérias benéficas para a saúde gástrica e o sistema imunológico.

Como tratar a colite ou inflamação do cólon - Passo 3
4

Quando sofre uma crise devido à inflamação do cólon, recomendamos-lhe que coloque compressas quentes sobre a zona em que sente dor. Estas compressas devem ser renovadas várias vezes até que a dor desapareça. É recomendável aplicá-las pelo menos 3 vezes ao dia para diminuir os incômodos.

No caso de as compressas não serem o suficiente para diminuir as dores, pode tomar um banho quente de 15 minutos de duração. Também pode combinar os dois tratamentos.

Como tratar a colite ou inflamação do cólon - Passo 4
5

Um remédio muito simples e muito eficiente para tratar a colite ou inflamação do cólon é tomar um infusão de camomila pelo menos entre 2 a 3 vezes ao dia. Esta planta conta com diversas propriedades medicinais entre as quais se destacam o seu poder anti-inflamatório e a sua capacidade para melhorar as digestões, otimizando o funcionamento do nosso estômago.

Pode tomar uma xícara quando tiver dores ou depois das refeições principais para favorecer a digestão.

Como tratar a colite ou inflamação do cólon - Passo 5
6

A água de linhaça ou sementes de linhaça também são benéficas para tratar a colite, pois ajudará a reduzir a inflamação e a favorecer o trânsito intestinal. Para a ingerir, deverá adicionar duas colheres de sopa de sementes de linhaça a um copo de água, tape o copo e deixe repousar toda a noite. Na manhã seguinte coe a água para retirar as sementes e beba em jejum. Pode realizar este procedimento todos os dias ou quando os sintomas da colite estiverem presentes.

Como tratar a colite ou inflamação do cólon - Passo 6
7

As compressas de vinagre de maçã, de preferência morno ou quente, são também uma alternativa natural para tratar a colite ou inflamação do cólon. Recomenda-se colocá-la no zona afetada e deixar atuar cerca de duas horas para conseguir melhores resultados.

Como tratar a colite ou inflamação do cólon - Passo 7
8

O alcaçuz conta com diversas propriedades medicinais, destacando-se especialmente a sua capacidade para favorecer a digestão, as suas qualidades antiespasmódicas e as suas propriedades para combater a acidez estomacal. Por isso, trata-se de um bom remédio natural para diminuir os incômodos causados pela colite.

Para o ingerir pode realizar uma infusão com uma colher de sopa de raiz de alcaçuz em um copo de água, deixar ferver por 5 minutos, apagar o fogo e deixar repousar 10 minutos antes de beber. Tome cada vez que sentir dores.

Como tratar a colite ou inflamação do cólon - Passo 8
9

Lembre-se que se os desconfortos e a inflamação do cólon ocorrerem com muita frequência, é necessário que consulte um gastroenterologista para uma revisão completa.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a colite ou inflamação do cólon, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
54 comentários
Pedro
Qual nome de cápsulas de 500 miligramas para tratar dor de barrigas? Gratos, Pedro.
Mari
Fui diagnosticada portadora de colite há 14 anos, já sofri muito até descobrir o que realmente eu tinha, tomo azulfim todos os dias, houve uma pausa, fiquei sem tomar medicamento por 4 anos, onde tive meu filho, logo depois meu pesadelo voltou...perdi 6 k. Mas percebi que o chá de balsamo(compro pacote com cascas) diminui o sangramento.
Jaime Guilherme Filho
Estou fazendo meu tratamento, sem medicação. Suspendí os lácteos, o leite, o queijo, a manteiga, chá, chafé, alcóol e as verduras que produzem flatulências.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Jaime, espero que dê certo então! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Carlos Alberto dos santos
sofro a mais de 15 anos de colite ulcerativa , me ajude por favor, pois evacuo muito e me traz muita tristeza e desconforto.
rodrigo
hj 2017 estou a dois anos sofrendo alguma boa noticia
cristiane cunha de araujo
Estou com essa colite agor deu par me dar dor forte e prender e soltar meu intestino e perdi muito peso
sueli
sou paciente de tratamento de cancer do colon do utero e estou com esse pobrema de colite o que devo fazer, ando com muitas dores e nao passei no medico ainda.
luis wagner
fui diagnosticado com colite ha dois meses, gostaria de saber porfavor se tem cura e quais os remedios. Ja tomei azufin, prolive e não resovel, geralmente passo 2 dias bom e dois ruim com os sintomas: calafrio, febre, dor de cabeça , medo, ansia de vomito uma sensação que vol morrer, realmente são sintomas de colite? me ajude por favor.
Bernadete lopes marino
Olá gostaria de saber o que não se pode comer,e o que pode comer e os cuidados.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Bernadete, poderá ver informações acerca do que pode comer com colite aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-comer-se-tiver-colite-4850.html
Bernadete lopes marino
Eu gostaria de saber o que faz mal,e não pode comer.Obrigado
Rita de Cassia Munzlinger
Existe outra erva para chá sem ser a casca da azinheira para curar colite?
Maria Aparecida
Estou com colite e com diarreía com sangramento,e agora sinto muita dor ao evacuar, estou emagrecendo,e ficando triste ,vou varias vezes no banheiro,principalmente a noite, não durmo bem,estou fazendo tratamento tomando varios remédios principalmente antibiotico e não sinto melhora oque fazer.
zila
eu tamb trato da colite amiga voce deve tirar da sua alimentaçao tud que é derivado do leite tudo tamb doces café me sinto muito melhor mas mudei toda a minha alimentaçao e estou tomando a mesalazina e o corticortem mas com receitoario medico ok
Osmar Maziero
Ola gostei da informaçao gostaria de receber como tratar a colite
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Osmar, que bom saber que você gostou :) Nesse link poderá encontrar mais informação sobre colite: http://www.umcomo.com.br/search/index?q=colite Obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
elizabeth guerino
já visto que além da gastrite crônica associasse ao estresse também então o que e como se tratar e se pode ser crônico.
teresa
boa tarde meu nome e teresa a minha filha faz tratamento a um ano de colite e não esta tendo resultado cada dia pior com muito sangramento e diarreia gostaria de saber qual erva seria bom para fazer cha para ela tomar
claudia Alves Da Silva
muito precisa essa informação não sabia o que era colite, mas agora ja sei pois uma amiga minha estar com colite e ja estar em tratamento, muito bom essas informações.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Claudia, ainda bem que essas informações foram úteis para você :) Obrigada pelo seu comentário!
Irineu Stremel
Ola, boa tarde, estou com colite cronica comecei tratamento a um mes, tomando mesacol 1200mg, 3600mg por dia, e a dor abdominal continua sera que e normal, ou ate quando vai essa dor?
ROSANGELA GONÇALVES ABUD
A PIOR COISA NO MUNDO SÃO AS DOENÇAS DO INTESTINO ,ME SINTO MAL DESDE CRIANÇA MAS SÓ AGORA FIZ EXAMES ,ANTIGAMENTE NEM OS MÉDICOS SABIAM DESSAS DOENÇAS ,UM VEZ O MÉDICO FICOU BRAVO COMIGO E DISSE QE INTESTINO NÃO INFLAMAVA ,TOMEI TUDO ISSO E NADA ,AGORA USEI SUPUSITÓRIO DE MESALASINA E QASE ME MATOU ,A CURA É UM MILAGRE VOU FAZER CIRURGIA ESPIRITUAL ,CADA UM APELA NAKILO QE ACREDITA ,BOA SORTE PRA VC !!!!!!
Bernadete lopes marino
Olá muito Obrigado Estou aprendendo mais é muito importante saber para um tratamento correto.
neli deschamps
quero saber porque a colite acontece ,e se tem cura
vanusafernanda29@hotmail.com
Tenho proctite, colite e doença de crohn qual melhor medicação pois não me dei bem com mesalazina.
Bernadete lopes marino
olá muito boa estas informações,Principalmente na alimentação.Obrigado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Bernadete, muito obrigada pelo comentário valeu :) Até uma próxima!
Como tratar a colite ou inflamação do cólon
1 de 9
Como tratar a colite ou inflamação do cólon

Voltar ao topo da página