Partilhar

Como tratar as úlceras varicosas

Como tratar as úlceras varicosas

As úlceras varicosas são úlceras mais ou menos profundas que se localizam no interior de uma veia. Geralmente são geradas por uma insuficiência venosa crônica, tratando-se de uma doença que predomina nas mulheres, especialmente a partir dos 30 anos. A profundidade da úlcera varicosa é variável, e às vezes pode estar coberta por um exsudato. Embora na maior parte dos casos se trate de uma condição grave, pode gerar incômodos e afetar a aparência estética das pernas, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como tratar as úlceras varicosas e melhorar os seus sintomas.

Também lhe pode interessar: Como tratar as úlceras com eficácia
Passos a seguir:
1

As úlceras varicosas costumam se produzir por um defeito no funcionamento das válvulas unidirecionais localizadas nas veias, este faz com que o sangue se acumule na veia inflamado-se e dando lugar a esta condição. Outros causadores desta condição são as alterações nas veias comunicantes, nas veias profundas ou na parede venosa.

Alguns fatores de risco aumentam a possibilidade de sofrer de úlceras varicosas:

  • Ser mulher, pois esta condição é mais comum no sexo feminino.
  • Contar com uma idade avançada.
  • Ter antecedentes familiares com esta condição ou ter varizes.
  • Sofrer de obesidade.
  • Passar de forma frequente muito tempo do dia sentado ou de pé.
2

Perante uma úlcera varicosa é importante consultar um médico, pois por vezes as dores e incômodos requerem a ingestão de medicamentos analgésicos. Do mesmo modo é prudente que um especialista revise a zona e nos dê as recomendações profissionais para uma rápida recuperação.

Ao tratar das úlceras varicosas em casa, é necessário manter a lesão bem limpa de qualquer agente externo, deste modo evitaremos infeção e complicações. Recomenda-se lavar a úlcera duas vezes ao dia com água e sabão neutro. Em seguida, a zona deverá ser limpa com soro fisiológico em uma gaze.

3

Tapar a lesão com um patch apropriado para úlceras varicosas ajudará a manter a lesão protegida, minimizando a possibilidade de infeções. Ao mesmo tempo é necessário comprimir a úlcera com bandagens apropriadas para evitar que o sangue estanque nesta zona gerando complicações maiores.

4

Elevar as pernas ligeiramente ajudará a facilitar a circulação e a diminuir os incômodos da úlcera varicosa, fomentando uma recuperação mais rápida. É recomendável não deixar o membro pendurado para não afetar a circulação.

5

Será necessária a aplicação de antissépticos para evitar ao máximo a infeção, por este motivo a opinião de um profissional é muito importante no tratamento das úlceras varicosas. Adicionalmente, e se não se fizerem mudanças no estilo de vida, as úlceras varicosas podem aparecer novamente, por isso é importante preveni-las com algumas medidas:

  • Seguir uma dieta equilibrada e saudável, consumindo frutas diariamente, vegetais e carnes magras sem abusar dos doces, álcool ou confeitaria. Em pacientes com obesidade, a perda de peso é fundamental.
  • Evitar o sedentarismo realizando exercício físico moderado diariamente: caminhar, nadar, andar de bicicleta, usar a elíptica. Qualquer atividade que lhe permita estar em movimento reduzirá a possibilidade de que estas lesões apareçam novamente.
  • Devem ser limitadas aquelas atividades que o obriguem a passar muito tempo de pó ou sentado. Nestes casos os passeios curtos são bastante recomendáveis.
  • É importante favorecer a circulação realizando mudanças na temperatura da água. Um jato de água fria nas pernas depois de um banho é muito benéfico.
  • Siga todas as instruções do seu médico para evitar complicações.
6

Existem soluções cirúrgicas para as úlceras varicosas que podem melhorar notavelmente a sua qualidade de vida. Para mais informações consulte o seu médico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar as úlceras varicosas, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre Como tratar as úlceras varicosas

42 comentários
Braz Megale
Estou tratando de uma pequena ulcera varicosa de 1,3 cm com liquido de Darki e depois pomada de nebacetin, quanto demora para cicatrizar ?nebacetin
TAISE Neres de Oliveira
Só tenho uma dúvida como eu uso o extratosra de própolis .pingo direto nas feridas ou fasso um preparo na água e depôs jogo nas feridas.
Francisco Coutinho
Estou urcera na perna , com muita dificuldade para. Cicatriza.voces pode mim indicar algum medicamento ou pomada
Hercilio
Estou ajudando um amigo q fazer o tratamento, com uma pomada feita na cidade está dando resultado.
Salete Maria Borges
O que usar para cicatrizar úlcera varicose na perna de minha mãe com 92anos de idade. Estou usando antisséptico, soro 0,9% e pomada Nebacetin ou Queimalive. Qual o melhor tratamento ?
Inês Cristina do Rosário
A pomada Dermacerium é muito boa mais só dá pra comprar com receita médica,vc passa só onde está o ferimento e fora vc passa um creme barreira prá proteger a pele que não está com o ferimento.
Inês Cristina do Rosário
Tenho úlcera varicosa há mais ou menos 13 anos a luta é diária,o tratamento é difícil tenho na perna esquerda dos dois lados,e tinha na perna direita no lado direito depois de um ano de tratamento no hospital Dr.Arnaldo Pezutti Cavalcante com 42 sessões de câmara hiperbárica,muitos antibióticos,pomada Dermacerium,bota de uma,curativo Aquacel Ag + extra a perna direita foi cicatrizada,agora estou na luta para que as úlceras varicosas da perna esquerda tbm cicatrize estou usando a membrana celular de poros médios da Membracel e meia elástica e tomo duas vezes ao dia Diosmin tudo com recomendação médica Deus tenha piedade de mim para que eu obtenha a cura definitivamente e o peso a alimentação tbm contribui para a cura da ùlcera varicosa.
Hercilio
Meu amigo está com as duas pernas, estou ajudando ele no tratamento está dando resultado, segue meu e-mail XXX@XXX.XXX para contato.
Maria Helena souza
Minha mãe tem ulcera varicose a 25 anos já usou varias pomadas a ultima foi deprogenta. HNão sei se usou muito tempo parece que abriu mais a ferida e possivel? faço curativo com soro e no gazes coloco dersani mas esquenta tanto que qd tiro gazes parece papel seca , esta febriu D+ a perna dela help
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Você deve levar sua mãe no médico assim que possível!
Hercilio
Pode fazer contato pelo meu e-mail, vamos ajudar. Hercilio
Edson
Boa tarde amigo estou Uma ucera no tornozelo a 5 mês pessoas ajuda como trata desta usera estou usando rifocina e pomaada kollagenase mas não adianta Pesso como tratar isto
amarildo
Meu amigo minha esposa estava a 1 ano fazendo este tratamento com este medicamento que vc usa mais pode acreditar banhe o local com folha de batata doce duas vezes ao dia e deixe secar naturalmente ou seja pegue um punhado de folha e rama coloque numa recipiente e o deixe fever bem, apos fever desliga o fogo e abafe com uma tampa e a deixe esfriar coloque numa bacia e banhe o local por 20 minutos e a segunda opção seria a folha ou broto de goiaba, tenta pois são remedio naturais, estimo melhoras.
Maria Lúcia monteiro de lima
Olá tenho uma ucera varicosa a um ano e 6 meses estou desesperada por favor mim der uma dica que eu não sei o que fazer
Ines Ferreira Bueno
Oi Edson estou curando a minha perna lavando a ferida com o cha de pau de Andrade casca da arvore ta quase cicatrizado faz 21 dias que estou usando
Eliseu Marcelino de Almeida
Olá, li que estão usando extrato de própolis para a cicatrização da úlcera varicosa, podem me informar como devo fazer a aplicação. Desde já agradeço. Eliseu
cacau Toledo
Quero saber o que não pode comer?
Luís Augusto
Graças a deus, depois de quase dois anos, meu pai tá bem melhor , as feridas já estão se cicatrizando..
Inês Cristina do Rosário
Por favor qual o tratamento que seu pai está fazendo que foi eficaz que está ajudando na cicatrização.

Como tratar as úlceras varicosas
Como tratar as úlceras varicosas

Voltar ao topo da página