Partilhar

Como tratar furúnculos na pele

Por Redação umCOMO. Atualizado: 4 dezembro 2019
Como tratar furúnculos na pele

Um furúnculo é uma infeção bacteriana na pele, que se pode estender caso não seja tratada adequadamente. Tem várias causas, incluindo o estresse, as alergias, toxinas e os problemas com o sistema imunitário ou da glândula tiroide. A falta de higiene ou a nutrição inadequada podem contribuir para o crescimento de um furúnculo e a sua expansão por várias zonas do corpo como o rosto, os ombros, as axilas e os glúteos. Neste artigo de umComo vamos lhe dar alguns conselhos para que saiba como tratar furúnculos na pele.

Também lhe pode interessar: Como tratar o furúnculo
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deverá fazer é lavar a zona afetada pelo furúnculo com um sabão antibacteriano. Depois terá que colocar uma toalha quente nessa zona e repetir este processo duas ou três vezes ao dia para reduzir a dor e trazer o pus à superfície.

Como tratar furúnculos na pele - Passo 1
2

O mais importante para conseguir tratar um furúnculo na pele é mantê-lo limpo. Enquanto sair pus do seu interior, tem que manter os níveis de higiene altos para evitar propagar a infeção. Para conseguir esta higiene terá apenas que continuar lavando a zona com um sabão antibacteriano e, depois, aplicar uma pomada medicada e um curativo. Terá que seguir este procedimento até que o furúnculo fique tratado.

Como tratar furúnculos na pele - Passo 2
3

A alimentação também é muito importante na hora de controlar o aparecimento de furúnculos na pele, por isso, outro conselho é que controle a sua dieta e opte por um planeamento equilibrado que contenha frutas, alho fresco e verduras, fibra e pelo menos 8 copos de água por dia uma vez que a água é ideal para estimular o sistema imunológico e prevenir as infeções.

Deverá evitar sobretudo os alimentos processados, açúcares e alimentos refinados como o pão branco uma vez que trazem gordura para o nosso organismo e podem provocar o aparecimento de furúnculos ou piorar os existentes.

Como tratar furúnculos na pele - Passo 3
4

Para conseguir prevenir o aparecimento de furúnculos na pele é importante que equilibre o metabolismo e queime o excesso de gordura que provém dos alimentos que consumimos. Por este motivo é bastante recomendável a prática de exercício diário que consiga queimar calorias e manter o nosso organismo equilibrado e saudável.

Como tratar furúnculos na pele - Passo 4
5

Também existem alguns remédios caseiros que lhe ajudarão a eliminar a infeção. Um dos mais habituais é aplicar compressas de água quente na zona afetada, uma vez que se conseguirá abrir o poro e que o pus se drene. A argila verde é também um bom aliado para eliminar os furúnculos porque consegue secar a lesão e eliminá-la de um modo bastante eficaz. Neste artigo de umComo poderá encontrar mais remédios caseiros para os furúnculos com os quais conseguirá reduzir a infeção em menos tempo.

Como tratar furúnculos na pele - Passo 5

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar furúnculos na pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Não arranhe o furúnculo porque ele pode se espalhar.
  • Não rebente o furúnculo, isso pode piorar a infeção.

Escrever comentário sobre Como tratar furúnculos na pele

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar furúnculos na pele
1 de 6
Como tratar furúnculos na pele

Voltar ao topo da página