menu
Partilhar

Como tratar uma virose

Por Nicolas Santos. Atualizado: 15 janeiro 2021
Como tratar uma virose
Imagem: licencamaternidade.com

Uma virose é uma doença aguda causada por um ou alguns vírus "rotavírus", nome comumente dado para doenças virais que afetal os intestinos. É uma doença de fácil transmissão e tratamento; pode ser transmitida pelo ar ou e tratada em casa, sem a necessidade de muitos medicamentos. Para evitar o contágio de virose, é recomendado que o paciente fique em repouso, em casa.

Algumas pessoas possuem maior probabilidade de contrair uma virose, como crianças, idosos e diabéticos, além daqueles que possuem o sistema imunitário fragilizado, como em casos de AIDS. Neste artigo, umComo explica em um breve passo a passo como tratar uma virose.

Também lhe pode interessar: Sintomas de virose
Passos a seguir:
1

O organismo precisa de tempo para eliminar os vírus que se nele se instalaram. Por isso, a primeira recomendação é que o paciente repouse, se possível, após tomar um anti-térmico para reduzir a temperatura. Evite tomar antibióticos, eles podem agravar o estado do paciente com virose.

2

Evite comer alimentos gordurosos e derivados de leite, assim como os de carne vermelha. Não só você mas também os teus órgãos intestinais devem estar em repouso. Evite sobrecarregá-los enquanto trata uma virose.

3

Deixe de ir à escola ou trabalho e lembre-se de pedir um atestado médico do tratamento da virose para mais tarde poder justificar as faltas. Esta atitude não é apenas para o teu bem mas também daqueles que se encontram à tua volta, no dia a dia. Desta forma diminuímos os riscos de transmissão.

4

Os sintomas da virose nos fazem perder muito líquido, como os vômitos e diarreia. Por isto, é essencial se manter hidratado. Beba água, bebidas isotônicas, água de coco ou qualquer outra bebida que possa garantir uma boa hidratação para o teu corpo. Além disso, é recomendado ingerir frutas ricas em água, como a maçã, melão, laranja, melancia, pitaia, etc.

5

De qualquer forma, a virose pode ser facilmente prevenida, desde que o paciente conte com uma série de hábitos simples do cotidiano, como, por exemplo, manter a higiene. A maior parte das viroses pode ser prevenida se o paciente mantêm a higiene, lavando as mãos, tomando banho, escovando os dentes, lavando bem os alimentos ou cozendo-os em água fervente quando necessário, etc.

Lembrando que se alguém da sua casa ou trabalho está com virose, o cuidado deve ser dobrado.

Dica: Confira também esse artigo para descobrir quanto tempo dura uma virose.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar uma virose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Conselhos
  • Mantenha a higiene não só quando estiver com virose, cuide-se antes de ficar doente.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como tratar uma virose
Imagem: licencamaternidade.com
Como tratar uma virose

Voltar ao topo da página