PARTILHAR

Como usar o óleo de Neem

Como usar o óleo de Neem

O Neem foi declarada a árvore do século XXI pelas Nações Unidas já que as suas propriedades e seus benefícios para a pele são infinitos. A azadirachta índica, o seu nome científico, é sem dúvida um tesouro biológico e constitui uma autêntica farmácia. Possui elementos capazes de combater doenças tais como a tuberculose, o sarampo, a lepra, a malária, a diabetes, a bronquite, os parasitas intestinais, a hipertensão, a artrite, as hemorroidas, entre outras.

Os seus usos para a cosmética também são muito eficientes para a nossa pele e para o cabelo. Quer saber como usar o óleo de Neem? Em umComo contamos para você todas as possibilidades que tem.

Também lhe pode interessar: Para que serve o óleo de copaíba

Protege a pele do rosto

Este óleo pode ser usado com muita facilidade para aliviar ou eliminar doenças da pele do rosto, como por exemplo a acne ou a psoríase. Pode ser usado sozinho, mas se o combinar com outros ingredientes naturais como o óleo de argan ou o óleo de amêndoas doces, potencializará as suas propriedades e será mais eficaz. Este óleo tem propriedades anti-inflamatórias e hidratantes com as quais poderá reduzir a acne e melhorar a psoríase, além de outras condições cutâneas.

Se sofre de acne ou psoríase, experimente uma dose ao dia desta mistura e verá como a sua pele melhora dia após dia. Para saber que mistura é a mais apropriada para seu tipo de pele, é melhor consultar um dermatologista.

Além disso, o óleo de Neem também se usa para tratar as rugas: graças à sua ação antioxidante, protege-nos do dano meio-ambiental e graças aos seus carotenoides, defende a pele dos radicais livres que atuam envelhecendo-a.

Como usar o óleo de Neem - Protege a pele do rosto

Para as feridas leves

É também uma ajuda preciosa no caso de feridas leves como pode ser um pequeno corte em nossa pele. Um dos tratamentos é misturar o óleo com vaselina em uma proporção de 1:5, ou seja, para cada parte de óleo de Neem 5 partes de vaselina. Quando tiver uma mistura homogênea, aplique na pele e faça uma pequena e suave massagem sem apertar e em círculos. Depois pode retirar o produto com ajuda de uma toalhinha úmida.

Esta fórmula também pode ser usada para infecções e feridas: dilua 10 gotas de óleo essencial da árvore do chá, 5 gotas de óleo essencial de lavanda e 30 ml de óleo de Neem. Aplique na pele umedecendo-a antes com hidrolato de camomila.

Como usar o óleo de Neem - Para as feridas leves

Aplicações capilares

Outra das recomendações para usar o óleo de Neem tem a ver com o cabelo e o couro cabeludo. Para começar, se o nosso cabelo estiver bem e a única coisa que queremos é mantê-lo saudável, uma aplicação de óleo de Neem por semana é suficiente. Podemos aplicá-lo antes de ir dormir e deixá-lo toda a noite atuando ou também antes de lavar o cabelo e deixá-lo atuar uma hora mais ou menos. Nesta ocasião, também é melhor misturá-lo com outros óleos como o de amêndoas doces ou de coco, já que dilui o seu cheiro forte e adiciona propriedades ao tratamento.

Para a caspa é muito recomendável o seu uso pois a sua ação antibacteriana desempenha um papel fundamental sobre o nosso cabelo. A melhor forma de eliminá-la é com máscaras que contenham óleo de Neem e, para os piolhos podemos recorrer ao óleo em sua forma natural e aplicá-lo antes de ir dormir. Pela manhã, podemos passar o pente especial para piolhos e assim conseguimos eliminá-los facilmente.

Como usar o óleo de Neem - Aplicações capilares

Para esfoliar a pele

Para terminar, o óleo de Neem também é indicado para a esfoliação da pele e, portanto, para a eliminação de pele morta. Pode misturá-lo com produtos como a argila verde ou o sal marinho e realizar uma massagem em pequenos círculos para uma dupla ação: eliminar as camadas de células mortas e estimular o crescimento de novas células.

Veja também: Como usar óleo de neem para plantas - Inseticida caseiro

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar o óleo de Neem, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
debora
gostaria de saber quantos gotas diária segura adulto pode tomar problemas de úlcera e pressão alta
Como usar o óleo de Neem
1 de 4
Como usar o óleo de Neem

Voltar ao topo da página ↑