Partilhar

Para que serve o gel de arnica

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Para que serve o gel de arnica

O gel de arnica é um produto que se extrai da planta perene da qual recebe o nome, a arnica, e que utilizada de forma tópica é muito eficaz para tratar diversas doenças e dores de diferentes tipos. Utilizou-se, especialmente como um bom remédio natural para combater dores musculares e articulares, favorecer a cura de feridas, estimular a circulação sanguínea e proteger a saúde da pele, entre outros usos. Se quer saber de que forma pode aproveitar as suas magníficas propriedades, preste atenção neste artigo de umComo no qual explicamos para que serve o gel de arnica.

Também lhe pode interessar: Quais são as propriedades da arnica

Propriedades do gel de arnica

O gel de arnica é um produto que se destaca pelas suas propriedades inflamatórias, analgésicas, desinfetantes, antibacterianas e cicatrizantes. Por tudo isso, é considerado um dos melhores remédios naturais para tratar dores musculares, dores articulares, reduzir as inflamações, ajudar a curar as feridas e combater algumas condições da pele, como o aparecimento de estrias.

De seguida, explicamos-lhe para que serve o gel de arnica especificamente e em que situações se pode aplicar sobre a pele de forma tópica para notar as melhorias:

  • Dores, rasgos ou distensões musculares: sejam dores nas costas, na cervical, nas pernas, nas mãos, etc., o gel de arnica relaxa a musculatura, estimula a circulação sanguínea da zona afetada e diminui, em grande parte, a dor e o desconforto. É um bom produto para aplicar depois de uma dura jornada de trabalho ou um dia cansativo.
  • Dores em caso de golpes ou contusões: é excelente para reduzir a inflamação, diminuir a dor na zona afetada e prevenir o aparecimento de hematomas ou galos.
  • Torções e luxações: o gel de arnica é um magnífico produto para os esportistas, pois além de combater a dor no caso de torções, luxações e outras lesões, ajuda a acelerar a recuperação do paciente.
  • Desconfortos provocados pela síndrome do túnel do carpo: o gel de arnica é muito bom para tratar os no punho e o antebraço, e as cãibras e a sensação de formigamento nos dedos.
  • Manchas roxas: o gel de arnica estimula o fluxo sanguíneo e, por este motivo, é um produto recomendado para tratar os hematomas e acelerar o seu desaparecimento.
  • Bolhas: no caso de bolhas não abertas, o gel de arnica pode ajudar a combater a inflamação, prevenir infecções e diminuir a dor.
  • Artrite reumatoide: esta doença que provoca a inflamação das articulações pode ser aliviada com o gel de arnica, pois permite reduzir os seus sintomas como rigidez, dor, inchaço e formigamento.
  • Estrias pós gravidez: é um produto também eficaz para combater aquelas estrias que apareceram devido à gravidez e melhorar o tom da pele.
Para que serve o gel de arnica - Propriedades do gel de arnica

Como usar o gel de arnica

O gel de arnica não é nada oleoso, mas muito leve e ao ser aplicado sobre a pele, é absorvido com bastante facilidade. Para utilizá-lo de modo externo e reduzir os desconfortos, deve-se aplicar uma quantidade generosa sobre a zona afetada e deixar secar ao ar livre, esperando que a pele o absorva por completo. É importante não fazer uso deste gel no rosto.

Algumas das recomendações que deve ter em conta na hora de o usar são as seguintes:

  • Aplicá-lo umas 2 ou 3 vezes por dia sobre a área dolorida fazendo massagens suaves e circulares, sem pressionar nem realizar movimentos bruscos.
  • Em nenhum caso deve ser aplicado sobre feridas abertas.
  • É fundamental lavar bem as mãos antes e após o utilizar.
  • Não deve ser usado em crianças com menos de 10 anos de idade.
  • Também não se deve aplicar o gel de arnica sobre a pele irritada e é essencial que não entre em contato com os olhos e as mucosas.

Além do gel de arnica, também pode aproveitar os benefícios desta planta através do seu óleo. Para mais detalhes, recomendamos a você que consulte o artigo Quais são as propriedades do óleo de arnica.

Para que serve o gel de arnica - Como usar o gel de arnica

Contraindicações do gel de arnica

O gel de arnica só deve ser utilizado externamente aplicado sobre a pele, e antes de utilizá-lo é importante certificar-se de que não será contraproducente para a nossa saúde. Como dissemos anteriormente, não deve ser aplicado em crianças com menos de 10 anos e o seu uso também não é aconselhado em mulheres grávidas ou aquelas que se encontram no período de amamentação.

Por outro lado, aquelas pessoas que têm a pele extremamente sensível devem ser muito cuidadosas, pois o produto poderia chegar a causar o aparecimento de dermatite ou bolhas. Consulte o seu médico ou farmacêutico perante qualquer dúvida que tiver a este respeito.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o gel de arnica, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário sobre Para que serve o gel de arnica

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Arlete Soares de Carvalho
O que quero saber é se estando eu com o nervo ciático pinçado e fazendo fisioterapia, ajuda a aliviar a dor usar massagear com gel de arnica. Por favor, me digam se sim e como devo usa-lo. Muito grata.
A sua avaliação:
Ademir Astrogildo Ramos
Boa tarde, minha pergunta é a seguinte, posso passar o gel de arnica em qualquer local do meu corpo ( parte intimas ?) neste local tenho que me preocupar com contra indicações ? Atenciosamente. Ademir
A sua avaliação:
Daniele Pereira de Britto
gel de arnica e bom para torcicolo?
Epaminondas
sou adeito as plantas medicinais e produtos naturais, achei muito importante este artigo.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Epaminondas! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando as nossas dicas :)

Para que serve o gel de arnica
1 de 3
Para que serve o gel de arnica

Voltar ao topo da página