Partilhar

Como utilizar os óleos de lavanda

Por Sara Viega. Atualizado: 21 novembro 2018
Como utilizar os óleos de lavanda

Na tradição popular, ouve-se dizer que quando sua casa está com espíritos malignos, você deve usar o óleo de lavanda para dissipá-los rapidamente. E ao queimar a mão na cozinha, o óleo de lavanda funciona como um antisséptico. Está ansioso, tenso e nervoso? Acertou, ao inalar a fragrância do óleo de lavanda diz-se que ele restaura a paz da mente. Há um padrão de comportamento. A lavanda foi usada durante milhares de anos para uma variedade de situações e doenças. Ainda que nenhum destes recursos se demonstrou cientificamente, a lavanda é ainda um óleo essencial para todas as finalidades e está presente nos receituários de todo aromaterapeuta que se preze.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer óleo de calêndula
Passos a seguir:
1

Aplique umas gotas de óleo de lavanda em um lenço, aproxime-o de seu nariz e inale o cheiro para reduzir o estresse e ajudar a relaxar. Ou massageie umas gotas de óleo de lavanda nas têmporas para ajudar a relaxar após um longo dia. Misture uma garrafa de spray de água mineral e umas gotas de óleo de lavanda e pulverize em seu rosto nos dias de calor.

2

Aplique óleo de lavanda diretamente sobre os cortes, as picadas de insetos e mosquitos, arranhões e queimaduras leves para aliviar a dor e reduzir potencialmente as cicatrizes. Use seus dedos, ou aplique umas gotas de lavanda em uma bola de algodão e aplique-o.

3

Faça uma compressa com água fria e óleo de lavanda para aliviar uma dor de cabeça. Ponha em sua cabeça e encoste em um quarto escuro durante meia hora. Esfregue óleo de lavanda nas têmporas, na frente e atrás de seu pescoço; também sabemos que ajuda nas dores de cabeça, especialmente as causadas pela tensão. Tomar um banho quente com umas gotas de lavanda acrescentadas à água, é outra opção.

4

Acrescente umas gotas de óleo de lavanda para perfumar o xampu de cabelo. Esfregar um pouco de óleo de lavanda nas cerdas de sua escova de cabelo antes de usá-la também pode dar brilho e aroma ao seu cabelo.

Sugestão: Como fazer óleo de lavanda caseiro

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como utilizar os óleos de lavanda, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Conselhos
  • Diferente de muitos óleos essenciais, o óleo de lavanda é suficientemente seguro e não precisa ser diluído em um óleo portador - um óleo neutro é usado para diluir os óleos essenciais fortes de uso na pele.

Escrever comentário sobre Como utilizar os óleos de lavanda

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Rosana Ribeiro Franco
Bom dia quero saber se quem tem rosácea pode usar o óleo de lavanda no rosto, m obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosana, talvez o óleo de lavanda não seja a melhor opção para pele com rosácea, pois a lavanda contém uma substância que pode irritar a pele e causar vermelhidão.
Maria Cecilia Todesco Ferraz
Como se faz o óleo essencial de lavanda?
Elvany Lima
Por favor, como fazer o oleo de lavanda? Obrigada Elvany
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Elvany, nesse link poderá ver uma receita caseira para fazer o seu próprio óleo de lavanda: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-oleo-de-lavanda-caseiro-6458.html Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando :)

Como utilizar os óleos de lavanda
Como utilizar os óleos de lavanda

Voltar ao topo da página