Outros complexos vitamínicos e suplementos minerais

Contraindicações do própolis

Contraindicações do própolis

O própolis é um dos antibióticos naturais por excelência graças às suas múltiplas propriedades e benefícios medicinais. Não obstante, é considerada uma substância complexa, por isso não é recomendável consumi-la sem limite sem tomar determinadas precauções. Embora seja um complexo vitamínico que não produz efeitos colaterais, é importante não ultrapassar as doses de consumo recomendadas. Se quer saber mais sobre as contraindicações do própolis, substância originária da apicultura, não deixe de ler o seguinte artigo de umComo.com.br. Vamos explicar para você como deve ser o seu consumo, quais são as doses recomendadas e quais precauções que deve tomar se quer descobrir os seus efeitos medicinais.

Também lhe pode interessar: Contraindicações da vitamina B
Passos a seguir:
1

O mais importante na hora de ingerir própolis é prestar sempre atenção para não superar as doses máximas de consumo recomendadas. Para os adultos, existe uma escala que pode ajudar você se for ingerir este complexo vitamínico por via oral, que é a seguinte: 5 mg para cada kg de peso por dia. Ou seja, se você multiplicar o seu peso por 5 é a quantidade, em miligramas, que pode ingerir por dia de própolis. Por exemplo, se você pesa 75 kg, pode consumir 375 mg deste antibiótico natural por dia.

Contraindicações do própolis - Passo 1
2

Deve seguir as instruções de consumo que encontrará nos preparados de própolis para que o seu corpo o tolere e possa aproveitar os seus efeitos benéficos. O importante se você consome própolis é que jamais o tome de forma continuada, pois deve ser consumido durante um período de tempo concreto. Exceder-se em quantidade e em tempo pode provocar problemas digestivos e transtornos gastrointestinais.

3

Existe uma certa probabilidade de ser alérgico ao própolis, bem como a outros produtos procedentes da apicultura ou das abelhas. Se você já é alérgico ao mel ou à geleia real, não é conveniente tomar própolis. Não obstante, pode tomar umas gotas de teste ou utilizar sobre a sua pele para observar se produzem alguma reação alérgica. Se não se sente capaz de experimentar por medo de uma reação, é melhor evitar ou consultar diretamente o seu médico.

Contraindicações do própolis - Passo 3
4

Algumas das reações alérgicas que o consumo de própolis pode causar são irritação, feridas ou aftas na boca, mal-estar digestivo ou transtornos gastrointestinais como diarreia. É conveniente conferir antes para saber se você é apto ou não para ingerir este produto.

5

Se está grávida ou está em período de amamentação pode tomar própolis, sempre que seja sob prescrição e supervisão médica. Ainda que não se encontraram inconvenientes depois de vários estudos científicos, o mais adequado é consultar sempre um profissional.

Contraindicações do própolis - Passo 5
6

Por último, é totalmente desaconselhável tomar própolis no caso de sofrer de asma ou algum outro problema respiratório, mais ainda se este for provocado por qualquer tipo de alergia, já que com o consumo desta substância poderia aumentar e piorar os sintomas alérgicos naturais.

Contraindicações do própolis - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Contraindicações do própolis, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Neuza
Boa Tarde, no item 6 consta que é "totalmente desaconselhável a pessoas que sofrem de asma ou algum outro problema respiratório"...DPOC está incluso? Normalmente pessoas nessas condições procuram aumentar sua imunidade e própolis é um dos produtos naturais mais indicados para esta finalidade. Como foi o primeiro artigo que mencionou essa restrição, gostaria de maiores esclarecimentos, com a ratificação da mesma.
Obrigada!
A sua avaliação:
Sueli Oliveira
Propolis e bom pra má circulação e quem tem bronquite pode tomar ?
Hyel
fiquei toda empipocada, pois tomei acima da dosagem recomendada, eu nunca achei que isso pudesse provocar alergia assim, da proxima vez, vou seguir a recomendacao.
A sua avaliação:
MARCIA REGINA BORGES DE ALECRIM
Boa noite. Eu descobri alergia muito séria relacionada ao consumo do própolis : fecha minha glote !!!! Pena não poder aproveitar os outros tantos benefícios que oferece ! Obrigada
MARIA DA CONCEIÇÃO QUIRINO DA SILVA
Tem contraindicação para quem é cardiaco, e teve AVC
1 de 5
Contraindicações do própolis