Dente de leão

Contra indicações do dente de leão

Contra indicações do dente de leão

O dente de leão sempre foi uma planta muito apreciada para tratar naturalmente alguns problemas, como a retenção de líquidos, problemas hepáticos, prisão de ventre, colesterol, inflamações, problemas da pele, entre outros. E tudo isso é graças à infinidade de propriedades e benefícios que proporciona à saúde de nosso organismo. Porém, seu consumo nem sempre é aconselhável e convém estar informado a respeito de quais são as contraindicações do dente de leão para evitar pôr em risco a sua saúde. Preste atenção ao seguinte artigo de umComo em que as listamos.

Passos a seguir:

1

O dente de leão converteu-se em uma planta medicinal muito utilizada para tratar problemas que afetam o fígado, devido ao fato de ser um excelente depurativo, além de favorecer a secreção da bílis. No entanto, uma das contraindicações do dente de leão é não ser indicado para pacientes com pedras na vesícula, as quais ocorrem em virtude de um excesso de bilirrubina na bílis. O motivo é a existência de colagogos, um princípio medicinal que estimula a vesícula biliar, aumentando a produção de bílis, algo contraproducente em caso de cálculos biliares, sendo que seu consumo pode implicar no aparecimento de um cálculo biliar.

Contra indicações do dente de leão - Passo 1
2

O consumo de dente de leão também está contraindicado em caso de acidez estomacal ou úlceras estomacais. É uma planta que tem a capacidade de estimular e aumentar os sucos gástricos, os quais intervêm no processo da digestão dos alimentos ingeridos, e um excesso dos mesmos pode ser muito prejudicial e agravar esses dois problemas. No caso de sofrer de alguma delas, recomendamos consultar os seguintes artigos:

Contra indicações do dente de leão - Passo 2
3

Outra das contraindicações do dente de leão é em caso de pedras nos rins ou cálculos renais, e o desenvolvimento dos mesmos fica favorecido por uma quantidade elevada de oxalatos que são compostos que contêm alguns alimentos e que inibem a absorção de cálcio. Pois bem, as folhas do dente de leão contêm uma importante quantidade de oxalatos e, por isso, seu consumo não é propício para pessoas que têm pedras nos rins. Entretanto, é preciso saber que, se tomarmos uma infusão de dente de leão, a quantidade de oxalatos existentes será mínima, não prejudicando o funcionamento dos rins.

Contra indicações do dente de leão - Passo 3
4

Não existem provas científicas que demonstrem que o dente de leão é prejudicial para as mulheres grávidas ou as que se encontram em período de amamentação. No entanto, ao contar com propriedades hormonais, é fundamental que antes de tomar qualquer preparação medicinal à base de dente de leão ou consumi-lo como alimento, consulte seu médico e se certifique de que seu consumo é seguro para a sua saúde.

Contra indicações do dente de leão - Passo 4
5

Observou-se, também, que o dente de leão pode afetar negativamente a eficiência de alguns medicamentos ou tratamentos farmacológicos. Concretamente, é contraindicado nos seguintes casos:

  • Pacientes que estejam tomando medicamentos com lítio.
  • Pacientes que estejam tomando medicamentos para aumentar a quantidade de potássio no corpo.
  • Pacientes que estejam se submetendo a um tratamento com antibióticos.
  • Pacientes que estejam tomando medicamentos diuréticos.

Se estiver tomando qualquer um destes medicamentos, é aconselhável não consumir dente de leão sem antes consultar o seu médico.

Contra indicações do dente de leão - Passo 5
6

Se estiver informado sobre o consumo de dente de leão, não colocará em risco seu estado de saúde, por isso, convidamos você a consultar o artigo Como tomar dente de leão e saber de que forma pode aproveitar as propriedades desta planta medicinal tão popular.

Contra indicações do dente de leão - Passo 6

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Contra indicações do dente de leão, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Max
Que outro nome se pode dar ao dente -de-leão
libertino santos
Eu por exemplo tenho problemas na prostata falamos aos medicos dizem logo que não se deve tomar porque são remédios caseiros sem qualquer credebilidade, então como ficamos..
Marcos Gouveia
Boa noite, retirei minha vesícula, e tomo remédios para pressão arterial... Posso tomar esse chá.
Obrigado.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcos! À partida se tomar com moderação não tem problema, mas em caso de dúvida fale sempre com o seu médico. Obrigada pelo comentário!
natanael chimuco
O que se pode esperar sobre os diabéticos e dos homens com disfunção eréctil ao tomar este chá ?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Natanael! O dente de leão não é contraindicado para diabéticos nem em casos de disfunção erétil, mas em caso de dúvida deve falar com o seu médico. Obrigada pelo seu comentário!
A sua avaliação:
Rosis Marta
Quero saber se a raiz do dente de leão pode ser tomada após uma quimioterapia ? Ou quanto tempo depois?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosis! Nesse caso você deve falar com o seu médico primeiro para saber se é indicado ou não tomar dente de leão. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Vanderlei
Muito bom o artigo gostaria de experimentar o chá, pois tenho hepatite C e esta página foi esclarecedora.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Vanderlei! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 7
Contra indicações do dente de leão