Vitamina B

Contraindicações da vitamina B

Contraindicações da vitamina B

As vitaminas que formam o conhecido complexo B são fundamentais para a boa atividade celular do organismo, contribuem para o correto funcionamento do sistema nervoso central e intervêm na produção de células vermelhas no sangue. Você pode encontrar estas vitaminas em muitos alimentos como o fígado, peixes, carnes, crustáceos e laticínios, mas também existem suplementos vitamínicos que contribuem com uma grande quantidade de vitamina B.

Ainda que a vitamina B seja uma das melhores para o bom funcionamento do organismo, o abuso do seu consumo pode causar no corpo efeitos colaterais. Neste caso, não se trata de um consumo excessivo de alimentos ricos em vitamina B, mas de um abuso na ingestão de suplementos vitamínicos deste complexo. Neste artigo de umComo vamos lhe informar sobre as contraindicações da vitamina B, quer conhecê-las? Leia com atenção!

Também lhe pode interessar: Quais são os benefícios da vitamina B12
Passos a seguir:
1

Entre as principais contraindicações da vitamina B está o consumo de suplementos vitamínicos sem sofrer uma deficiência. Todas as pessoas devem consumir vitamina B para o bom funcionamento do organismo e esta pode ser obtida através de alimentos como mariscos e carne. No entanto, quando uma pessoa começa a tomar suplementos de vitamina B sem nenhum assessoramento médico podem começar a aparecer efeitos colaterais.

Os suplementos de vitamina B devem ser tomados por pessoas que têm deficiência das vitaminas deste complexo porque, ainda que o seu abuso não seja letal para o indivíduo, podem aparecer sintomas negativos que afetam a saúde da pessoa. Neste artigo de umComo revelamos a você os alimentos ricos em vitamina B.

2

O consumo em excesso de vitamina B1, B6 e B12 está contraindicado a mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Estas vitaminas também podem produzir um pouco de sonolência, por isso não se recomendam àquelas pessoas que trabalham com maquinarias ou realizam trabalhos de carga pesada. As pessoas com insuficiência renal ou insuficiência hepática também têm contraindicado o consumo destas três vitaminas que formam o complexo B.

Se não exceder a dose diária recomendada por seu médico de vitamina B e não possuir nenhuma das condições anteriormente mencionadas, não existe nenhuma contraindicação no consumo de vitamina B. Agora, se você exceder o consumo deste complexo podem começar a aparecer sintomas e efeitos colaterais que apresentaremos a seguir.

Contraindicações da vitamina B - Passo 2
3

Quando uma pessoa excede o consumo máximo tolerável pelo corpo de vitamina B começam a aparecer as complicações. Ainda que todas as pessoas possam consumir vitamina B, o abuso deste complexo pode produzir transtornos estomacais. A diarreia é um dos principais sintomas que podem aparecer pelo consumo em excesso de vitamina B, em geral é um mal-estar suave que pode ser confundido com uma indigestão.

4

Outra das contraindicações da vitamina B é que se for consumida em excesso pode gerar o aparecimento de erupções cutâneas. Uma espécie de erupção cutânea aparece quando as pessoas tomam em excesso suplementos desta vitamina, esta manifestação em geral vem acompanhada de urticária ou coceira.

Contraindicações da vitamina B - Passo 4
5

Dificuldade para respirar e taquicardia são outras das consequências que podem aparecer quando uma pessoa consome em excesso suplementos de vitamina B. Ainda que os sintomas possam desaparecer um dia após o consumo da vitamina e não apresentem maior risco para a saúde, quando o excesso persiste podem aparecer complicações secundárias.

6

Uma das principais complicações secundárias do consumo em excesso de vitamina B é a presença de um estranho comportamento psicológico. A pessoa pode ter ataques de ansiedade ou ataques de pânico devido a alterações no funcionamento do sistema nervoso central. No entanto, os sintomas melhoram quando o excesso de vitamina B é eliminado pelo organismo.

Contraindicações da vitamina B - Passo 6
7

Grandes doses de vitamina B podem causar o aparecimento precoce da doença de Leber, uma doença hereditária que danifica o nervo óptico. A insônia também é outra complicação secundária do consumo em excesso de vitamina B. Todos os sintomas anteriormente mencionados podem piorar quando o excesso de vitamina B se introduz no organismo através de injeções.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Contraindicações da vitamina B, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Marcos Antônio Lagamba
Estou com efisemapulmonar e tratamento de hipertensao. Tenho emagrecido muito muito, allimento não me sustenta. Tenho complexo vitaminico na casa mas não sei se pioraria a pressao alta ou o uso de diureticos
1 de 4
Contraindicações da vitamina B